O secretário de assuntos educacionais da CNTE, Heleno Araújo Filho, afirmou hoje (30), durante o terceiro dia da Conae 2010, que a avaliação do sistema de ensino do Brasil está sendo distorcida pela maioria dos governantes. “Quando comparamos a lei com a prática, percebo que o governo dá muito mais valor aos prêmios e benefícios do que ao principal objetivo que é garantir o aprendizado dos alunos”, disse.
A política de valorização dos profissionais deve estar vinculada ao Plano de Nacional de Educação. “Queremos manter um processo de mobilização nos estados e municípios para que, dentro do PNE, a gente consiga garantir a aplicação da Lei do Piso e dos Planos de Carreira”.
Heleno é favorável ao texto-base da Conae que trata das políticas de avaliação dos trabalhadores em educação. “Pedimos aos delegados e delegadas que aprovassem o texto. O documento traz propostas que tentam localizar e combater as principais dificuldades dos instrumentos de avaliação existentes”. Após a conclusão do debate, 13 participantes se inscreveram para comentar as discussões do colóquio. Todos concordaram com o posicionamento da CNTE.
fonte: http://www.cnte.org.br/
Comentários