Pular para o conteúdo principal

Os professores de Boquim entram com indicativo de Greve!


Foi entregue na manhã do dia 30/08 o oficio do SINTESE com a deliberação da ultima assembleia do dia 27/08. Os professores vêm a atitude do Prefeito como mais uma forma de protelar a negociação que se arrasta desde 2008. Como consta no ofício dia 03 de setembro os professores poderão parar por tempo indeterminado caso a prefeitura não priorize um adiantamento da reuniao para a quarta-feira desta semana. Como forma de compromisso com a sociedade a Categoria do Magistério faz uma carta a sociedade boquinense sobre o lamentavel empasse.
Dia 03 de setembro
(PROFESSORES DE BOQUIM VÃO A  GREVE).








CARTA AOS PAIS E A  SOCIEDADE BOQUINENSE
Desde 2008 o magistério de Boquim vem tentando chegar a um acordo com o prefeito Pedro Barbosa. No entanto a primeira resposta a Categoria foi que para ele “não havia necessidade de fazer uma comissão para negociar o piso”.
Em setembro 2009 inventou uma comissão que só fez fermentar o enroladinho do piso: todas às vezes insistiram em privilegiar quem estava fora da sala de aula alem de está pagando professores aposentados com recursos do MDE(que poderiam ser usados para manutenção das escolas e pagamento do auxilio transporte para os professores).
Foi denunciado pelo SINTESE também as estruturas péssimas de escolas da rede municipal como a Geminiano (pov.Garangau) onde banheiros dos alunos estavam sendo usados para depósito, seu piso é de cimento puro e ainda hoje a mesma só tem reparos, e mais reparos.
Gasta os recursos com pinturas e pequenos reparos para encobrir as falhas: crianças do pré-escolar estavam usando TNT para dormir no chão da sala, falta de controle na distribuição da merenda – há dias que vão coentro estragado e até mais pimentão e tomate que outros alimentos, e quando faltam os condimentos os alunos tiveram que comer sem tempero, e as pelancas voltaram em algumas escolas.
Birôs e carteiras (por mais que sejam novos em algumas escolas são de péssima qualidade), em outra com a Luiz Garcia no povoado Muriçoca as carteiras da sala de vídeo foi levada para a cidade e não mais voltaram.
Na escola Manoel Candido (pov.Miguel dos Anjos) e na José Goes Duarte (pov. Pastor - recém reformadas, foram gastos mais de 500 mil reais e as mesmas apresentam problemas estruturais de infiltração e falta de sala de aula e biblioteca para alunos e de professores por área.
Além de ter professores cedidos Arauá, Salgado e Estância ilegalmente contratam jovens como auxiliar de escola para trabalhar na secretaria da escola um turno e o outro como auxiliar de sala (onde muitas das vezes substitui o professor por mais de uma semana).
A maioria dos analfabetos em Boquim são de 15 a 35 anos – o que faz com que se deva ter turmas de Jovens e Adultos formadas e matriculadas no município - ate mesmo para que venha mais recursos para a Educação, porém a prefeitura preferiu adotar programas que não aproveitam a experiência dos docentes que já trabalharam nesta modalidade e que não são contados na matricula da rede.
 É preciso fazer uma chamada pública séria para sanar esse débito com a sociedade.
Os conselhos de controle social como o do FUNDEB e do CAE não avançam nas denuncias porque os presidentes e a maioria que o compõe são pessoas com cargo de confiança ou contratados pela prefeitura. Até no Conselho Municipal de Educação de Boquim a presidência e a maioria tem algum cargo ligado ao prefeito.
Tudo isso já foi e vem sendo constantemente debatido pelos professores e cobrado sua correção porque entendemos que a educação tem que ser discutida em todas as áreas e temos feito nossa parte.   Infelizmente o descaso é notório por falta de uma política pública educacional séria, sem ouvir o professor na base, apenas ordenando e exigindo resultados.
 Lula aprovou o Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério e o prefeito Pedro Barbosa nos nega até hoje esse direito.
A proposta dos professores chega a 79%, e a do prefeito 78,9% mas infelizmente tem perdas salariais (tem professor que receberá menos do que recebe hoje).  A média da soma dos repasses do FUNDEB este ano superam a estimativa anual calculada para Boquim pelo Ministério da Educação(MEC). O magistério boquinense faz o estudo encima da média do MEC.
Assim vendo disponibilizado um impacto próximo ao nosso, que não tem perdas, por que não aceitar?
A administração é pública, mas parece pessoal. 
Na última assembleia, dia 27 de agosto de 2010, recebemos um oficio solicitando reunião para o dia 17 de setembro, porém desde o dia 28 de julho estávamos aguardando uma resposta oficial, que não fora dada porque o prefeito estava viajando na Argentina. Não dá mais para esperar tão longe data, é preciso priorizar politicamente a educação!

Por isso ESTAREMOS NAS RUAS sempre que formos humilhados, perseguidos e tenhamos NOSSOS DIREITOS E DOS NOSSOS ALUNOS (SEUS FILHOS) NEGADOS!

Somos todos pela educação, Vem vamos à luta!












                                                                                                                  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Professores de Boquim aprovam a proposta de Reajuste do Piso 2019

Na tarde do dia 11 de fevereiro, após o primeiro dia do Encontro Pedagógico os professores de Boquim, fizeram uma Assembleia Extraordinária para avaliarem a proposta do prefeito de Boquim, Eraldo Andrade, sobre o pagamento do reajuste do piso salarial da categoria. Segundo a proposta o prefeito já reajustaria o piso salarial do magistério neste mês de fevereiro seria pago com o retroativo de janeiro de 2019. A prefeitura de Boquim no ano de 2018 aprovou o piso salarial em julho, deixando 6 meses de retroativos. Sobre esse ponto o prefeito aponta na proposta que em junho sentaria com o SINTESE sobre como pagaria o passivo trabalhista. O atual prefeito falou no dia da negociação com o SINTESE (no dia 07 do corrente) que não quer ficar devendo aos professores em sua gestão. Os professores de Boquim tem passivos trabalhistas deixados por outras gestões e estão acionando a justiça e sendo por ela reconhecido o direito, tanto que a prefeitura na gestão atual está pagando a d

ACIDENTE ENTRE BOQUIM E PEDRINHAS VITIMA JOVEM BOQUINENSE

FOTO ILUSTRATIVA:  FONTE INTERNET       Na noite de ontem ocorreu uma colisão entre duas motos envolvendo dois jovens um de Boquim e outro de Pedrinhas.   Infelizmente ambos faleceram, o jovem boquinense foi o Anderlan Ravison Rosa Almeida, filho da professora Bete, irmã de Rosenice - esposa de Luiz da Decon.       Bete já foi diretora da Escola Vanda Ribeiro - conhecida como antiga LBA.   O outro jovem foi Anderson Oliveira dos Santos, um dos cobradores da Coopertalse, residente próximo a delegacia de Pedrinhas.  Segundo populares o boquinense estava conduzindo uma moto sem farol e tentou aproveitar a iluminação dos faróis de um caminhão de bebidas e ao tentar ultrapassar colidiu com a biz do pedrinhense. Confira no Cinform online mais informações.                   DEIXAMOS NOSSOS PESARES A AMIGOS E FAMILIARES DA PROFESSORA BETE E DA FAMÍLIA PEDRINHENSE. *atualização final após ouvirmos e procurarmos melhor as informações. O infoBoquim foi o primeiro meio eletrônico d

O QUE FOI ISSO COMPANHEIRO?

Na tarde do dia 12 de fevereiro a população de Boquim presenciou a retirada das faixas colocadas pelo SINTESE.  "O QUE FOI ISSO COMPANHEIRO?"  Era a pergunta que faziam ao professor José enquanto presenciavam a cena varguista. Ninguém entedeu no momento o que estava acontecendo já que o sindicato tinha uma autorização que data a retirada das mesmas no dia 26 de fevereiro. Segundo o secretário de obra Jean Carlos foi uma medida tomada devido as cobranças constante sobre a forma como as faixas estavam sendo colocadas na cidade, onde muitas pessoas estavam colocando sem permissão e controle.  Na autorização com timbre da prefeitura de Boquim nº 0198, vem expondo um CÓDIGO DE LIMPEZA URBANA. Lei 301 em  Art.11 que disciplina a forma como as faixas ou qualquer engenho publicitário ou não deve ser exposto, evitando assim a poluição visual nas ruas e avenidas da cidade. Acontece que o SINTESE mesmo com  autorização teve suas faixas retiradas. Justamente quando hora antes os profe