(Casa)Associação Comunitária do Povoado Alfavaca serve também para o PETI e para consultas |
Neste dia 07 de setembro o infoboquim esteve visitando a comunidade do povoado Alfavaca onde populares se queixavam da falta de médicos, e da forma como eram conduzidos os enxames (de lâminas por exemplo) onde já teve senhoras que marcaram a ficha no local e quando iam a cidade já havia outras pessoas na frente, o que forçava seu retorno sem realizar o enxame. Informaram-nos que a casa onde funciona a ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA também funciona o PETI e serve casualmente como ponto de atendimento para consultas das enfermeiras quando há campanhas de vacinação. Encontramos por lá o vereador Abelardo que também ouviu as queixas dos moradores presentes.
Um caso curioso entre muitos que ouvimos foi o da escola municipal ministro Suplicy de Lacerda, que está desativada segundo moradoras desde o inicio do ano, suas crianças foram estudar na escola do povoado Pastor(mesmo os pais sendo contrários).
A escola foi desativada desde o inicio do ano mas funciona a tarde e a noite com turmas de Jovens e Adultos pelo Sergipe Alfabetizado |
Segundo uma moradora no prédio funcionaria o PETI , contudo a escola está praticamente abandonada apesar de funcionar nele o programa que assiste aos jovens e adultos Sergipe Alfabetizado , uma turma pela cidade de Pedrinhas e outra por Boquim. As condições do prédio são realmente tristes, carteiras viradas, material didático e de apoio espalhado pelo chão – material que deveria está sendo utilizado por outras escolas foram abandonados na sala (veja foto abaixo). O banheiro insalubre, o portão dos fundos foi arrombado e o esgoto a céu aberto no fundo da unidade escolar.
Foi-nos informado ainda que agentes de saúde já pediram o espaço da escola para poder usar como local de consultas mas até o momento nenhuma resposta foi dada. Como visitamos em um feriado a nossa equipe se comprometeu em conversar com a Secretária de Educação sobre a escola e procurar o secretário de saúde para melhor entender o atendimento aquela comunidade.
Material Dourado espalhado |
Como a Escola Municipal Ministro Suplicy está na lista de escolas reformadas e pintadas da carta do prefeito entregue ao povo boquinense no ultimo dia 05(domingo) tiramos fotos do local para que a população possa tirar suas conclusões.
Nesta sala funciona a noite uma turma do EJA |
material abandonado que poderia ter sido aproveitado por outras escolas quando foi desativada a escola |
Comentários