Pular para o conteúdo principal

Vereadores da situação e da oposição cobram à prefeitura municipal sobre falta do atendimento da Saúde Básica ao povo boquinense

A sessão de hoje foi recheada de cobrança pelos vereadores tanto da situação quanto da oposição à prefeitura municipal quanto à falta do atendimento da Saúde Básica ao povo boquinense. A direção da Unidade de Pronto Atendimento UPA Dr. Bernardino Mitidieri esteve esclarecendo o funcionamento da unidade.
As cobranças dos vereadores José Raimundo (Duca), Eraldo e Imara além de intensificar a denuncia da falta de atendimento da Saúde Básica ao povo que faz com que a população busque o hospital, também se estenderam para os buracos nos muros da quadra do Bairro Simpliciano (Cipó).
Duca informou a Coordenadora Técnica da UPA quase 80% dos atendimentos feitos na unidade são clínicos na Ala Azul, serviço que é da Saúde Básica. O próprio vereador desabafa que a prefeitura utiliza os médicos para o Bolsa Família Itinerante deixando os serviços do PSF desfalcados sem esses profissionais. Ainda complementou que os pacientes que vão para a ALA AZUL esperam de 4 a 6 horas aguardando o atendimento.
“O médico no Bolsa Família Itinerante tem atendido muita gente, mas os resultados dos exames vão ser entregue a quem?” – indagou o vereador. “A desculpa do prefeito antes da UPA era que o município usava os recursos para manter o Hospital. Agora que o município não tem essa despesa onde se está gastando o dinheiro da saúde. Dá para contratar médicos, pois há dinheiro aí” – continuou Duca.
A vereadora Imara se diz triste ver essa situação em Boquim e reforça que a deficiência vem do município, lembrou que mesmo ela sendo da situação muitas vezes tem dificuldades de conversar com o próprio prefeito.   


Há 15 dias esperava uma audiência e só conseguiu falar com Pedro Barbosa numa das atividades o BF itinerante, mesmo assim no final da atividade. Ainda a parlamentar avisou de sua indicação para resolver buracos no muro da quadra do Bairro Simpliciano foi entregue há muito tempo e até hoje o problema existe. O mesmo problema foi denunciado pelo vereador. Eraldo que intensificou o abandono não só das obras paradas como o Centro de Fisioterapias que se encontra fechado. Eraldo desabafou seu lamento nas várias tentativas de ligar para a RCB no programa de Sábado onde acontecia entrevista sobre a saúde no município.
Dilma Ávila, que assumirá a Coordenação da UPA garantiu que estão fazendo uma avaliação do tempo de atendimento desde a entrada até a saída do paciente, e que é muito sério ter um índice de mais de 70% na unidade com os serviços que deveriam ser da Atenção Básica do município. “O município precisa realmente fazer sua parte.” – exclamou a coordenadora. “Médico tem, o que não tem é a mediação entre os municípios... dizer que não tem médico é muito cômodo. - continuou.
A nova coordenadora da UPA em Boquim ainda garantiu haver exercício de diálogo com os médicos e toda equipe para dinamizar e melhorar o atendimento. “Sabemos das dificuldades dos médicos, eles tem muitos plantões, mas não temos nada a haver com os problemas deles, pois pagamos pelo serviço e queremos o resultado.” – explanou Dilma Ávila antes de sair da tribuna para uma reunião com o Diretor da Fundação.
Roberta como coordenadora técnica da unidade reforçou a fala de Dilma sobre os problemas encontrados que fossem sempre levados a Direção da UPA para resolver o mais rápido possível. Antes de terminar a sessão foi aprovada a entrada do projeto que autoriza a doação de imóvel para o funcionamento do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável, o CMDS.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Professores de Boquim aprovam a proposta de Reajuste do Piso 2019

Na tarde do dia 11 de fevereiro, após o primeiro dia do Encontro Pedagógico os professores de Boquim, fizeram uma Assembleia Extraordinária para avaliarem a proposta do prefeito de Boquim, Eraldo Andrade, sobre o pagamento do reajuste do piso salarial da categoria. Segundo a proposta o prefeito já reajustaria o piso salarial do magistério neste mês de fevereiro seria pago com o retroativo de janeiro de 2019. A prefeitura de Boquim no ano de 2018 aprovou o piso salarial em julho, deixando 6 meses de retroativos. Sobre esse ponto o prefeito aponta na proposta que em junho sentaria com o SINTESE sobre como pagaria o passivo trabalhista. O atual prefeito falou no dia da negociação com o SINTESE (no dia 07 do corrente) que não quer ficar devendo aos professores em sua gestão. Os professores de Boquim tem passivos trabalhistas deixados por outras gestões e estão acionando a justiça e sendo por ela reconhecido o direito, tanto que a prefeitura na gestão atual está pagando a d...

Deputado federal quer ser Presidente do PT

http://www.politicareal.com.br/noticia.php?id=22958 17.08.2009, 18:54:24 Sergipe. Deputado federal quer ser Presidente do PT; Ele não aceita o apoio do PSDB ao Governo Déda A Política Real está acompanhando... ( Brasília-DF, 17/08/2009) A Política Real está atenta e teve acesso. O deputado federal Iran Barbosa(PT-SE) anunciou que vai disputar a presidência do Partido dos Trabalhadores, no Sergipe, no Processo de Eleição Direta (PED) do PT, encabeçando a chapa estadual pela sua tendência, a Articulação de Esquerda (AE). A eleição interna tem seu primeiro turno no dia 22 de novembro próximo. Ele é tido como um calo no sapato do governador Marcelo Déda (PT) e sempre que colocou contra ao apoio do PSDB ao atual governo petista no Sergipe. O PSDB sergipano também apóia o governo do PC do B, de Edvaldo Nogueira, em Aracaju. O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira, 17, na sede do PT, em Aracaju, onde o deputado concedeu coletiva à imprensa, acompanha...

Professores de Boquim elegem representantes para o Forum Municipal de Educação e cobram respeito

Professores de Boquim elegeram na ultima assembleia representantes para compor o Fórum Municipal de Educação como garante a lei 752 de 2015, que trata do Plano Municipal de Educação. Além do Fórum foram eleitos pela categoria em assembleia mais dois membros para compor o Conselho Municipal de Saúde. Na assembleia também ficou deliberado que a categoria ficar em constante estado de Assembleia Permanente uma vez que o prefeito não acenou proposta de pagamento do retroativo de 2015, que somados com os de 2013 e 2014 já chega a 12 meses de passivo trabalhista que o prefeito Jean Carlos deve em sua administração. Também fora defendido ações de luta contra a ação do município em querer induzir o professor a buscar auxilio doença no INSS. Os professores tem apresentado o laudo médico a prefeitura que insiste em encaminha-los para o INSS mesmo podendo trabalhar na escola. O sindicato através do advogado Hildon Robrigues orientou que nenhum docente fique em casa, continue trabalhando e ...