![]() |
Sant'Anna Padroeira de Boquim desde o século XIX enquanto era apenas Lagoa Vermelha. |
As 16h o povo boquinense e seus visitantes irão fazer se reunir num cortejo a Senhora Sant'Ana, padroeira da cidade desde a segunda metade do século XIX, quando ainda existia a povoação da Lagoa Vermelha, que passara ser independente da Cidade de Lagarto antiga Freguesia da Nossa Senhoa da piedade do Lagarto.
A devoção a Sant'Anna segundo a tradição da história da cidade foi graças ao Pe. Vigário Cravo que em 1869 após a povoação sofrer a maior inundação da sua existencia rogou a mãe da Maria Santissima que se as águas baixassem ele iria tirar o povo daquela região para um local alto e seguro. Assim que as águas baixaram foi cumprida a promessa do padre e logo a população foi se instalar nas encostas do Sítio Boquinha da Mata como é lembrado no hino boquinense.
Hoje 26 de julho dia dos avós é comemorado o dia de Sant'Ana e S. Joaquim seu esposo( pais de Maria, mãe de Jesus Cristo). A procissão começará as 16:30h e percorrerá as principais ruas da cidade, com o carro principal e os demais carros dos padroeiros dos povoados boquinenses, além de todo povo cristão com seus louvores a Deus homenageando a Cristo e seus avós.
postado por:
Professor José, professor de História da E.M.Dep.Joaldo Barbosa,
delegado de Base do SINTESE em Boquim.
Professor José, professor de História da E.M.Dep.Joaldo Barbosa,
delegado de Base do SINTESE em Boquim.
Comentários