domingo, 6 de maio de 2012

POR QUE OS PROFESSORES REJEITARAM A PROPOSTA PARA SETEMBRO?

NESTA TERÇA-FEIRA DIA 08, AS 16H NA ESCOLA JOALDO BARBOSA OS PROFESSORES FARÃO UMA NOVA ASSEMBLEIA PARA AVALIAR O ATO DE PARALISAÇÃO, O REAJUSTE DO PISO E O QUE OCORRER.







Em meados de fevereiro foi anunciado o novo reajuste do piso e a prefeitura de Boquim respondeu a central do SINTESE, no dia 31 de janeiro, que estava fazendo estudos para o novo reajuste. Tudo indicava que eles estavam se preparando para o novo valor, tanto que em fevereiro a Secretária de Educação Simone Moura foi aplaudida por professores na II Semana Pedagógica por garantir em alto e bom som que o prefeito iria pagar o reajuste e não mexeria na carreira do magistério. A garantia foi dada também por outros assessores, vereadores da situação e o ex-secretário de obras aos professores na véspera da primeira audiência.

Mas na audiência com o prefeito Pedro Barbosa no dia 20 de abril de 2012, uma das suas sugestões foi pagar em maio, ameaçando no mês de Setembro e Outubro atrasar salário ou não pagar ao professor.  Depois sugeriu julho. Mas no dia 24/04 por oficio junto as folhas de pagamento do FUNDEB, que eram negadas dede o ano passado, propôs se puder em setembro pagar sem mencionar o retroativo. Por que justamente no mês de Setembro já que a receita historicamente é menor? Se confirmada a receita baixa no mês de setembro ficará óbvio que ele dirá não ter condições e não pagaria o reajuste.

E o retroativo do Piso?

O SINTESE propôs o parcelamento do retroativo do piso. Mas o prefeito insiste em não pagar o retroativo, sabendo que a lei assegura que a data do reajuste começa a partir de janeiro.  

O que não pode prefeito! É a categoria abrir mão de seus direitos!

Como andam os recursos na educação de Boquim?

As escolas de Boquim recebem recurso pelo programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE, ou pelo Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE. A “merenda” escolar tem recurso do Programa de Alimentação Escolar, para o transporte existem recursos do Programa Nacional de Transporte Escolar. Não só o Fundeb é usado para esses fins.

Boquim até o mês de abril recebeu do Fundeb R$ 211.463,95 a mais que o ano passado.

Ainda no mês de abril os recursos superaram a receita possível feita pelo prefeito Pedro Barbosa em quase 100 mil reais.

Mas como são usados os recursos da Manutenção e Desenvolvimento do Ensino – MDE, que a prefeitura nos últimos tempos tem recebido uma média de 3 milhões por ano?

Nem o conselho do Fundeb, nem o SINTESE, e nem a sociedade sabe. Por falta de pedidos não é.

Qual a fala do prefeito na audiência que provocou indignação aos professores e na sociedade boquinense?

“(...) que estava pronto para o desgaste, não seria mais candidato e não continuaria sua carreira política (...)”

 Será que esta fala do prefeito contribui na busca de alternativas para as políticas públicas educacionais?

Os professores preferem Greve?

Não.   Apesar da primeira opção do prefeito Pedro Barbosa, na audiência do dia 20/04, chamada por ele de plano A ter sido não pagar o reajuste e está pronto para o enfrentamento com a classe. Ao invés de ir logo para uma greve o SINTESE e os professores preferem o diálogo sério e transparente.

4 comentários:

Anônimo disse...

O sintese está agindo de forma sábias, pois devemos utilizar as últimas tentativas e esperar que o prefeito também atue sabiamente.

Anônimo disse...

não existe justificativa para o prefeito Pedro Barbosa não pagar o piso salarial dos professores. O que acontece é que educação para ele nunca foi e nunca será prioridade. A sociedade tem que ficar atenta para não cometer o erro de 8 anos atras quando elegeram um ante democrático para governar Boquim.Eu estava na avenida no dia 7 de setembro e fiquei espantada com a atitude do prefeito para com os professores.Esse prefeito com certeza vai ficar na história de boquim como o prefeito anti democrático pois nunca tivemos greves nas administrações anteriores esta foi a única.Sociedade se ligue cuidado com o sucessor deste prefeito que aí está lembre que ele será um seguidor de PEDRO.

Anônimo disse...

O prefeito precisa respeitar o professor.Não existe progresso sem investir na educação . A maior falha dele foi ter colocado Lídia como secretária da educação pois durante sua gestão o município perdeu quase 1000 mil alunos e esta é a grande prova de sua incompetência para a pasta e a coisa não está pior porque Entrou Simone e está tirando o município do buraco.Sociedade pense em como estaríamos se o município não tivesse perdido todos estes alunos e o que mais me espanta é que ela ainda continua na secretaria.Prefeito acorde esta papa que vc conseguiu é papa de água e nós precisamos é de uma papisa na educação de Boquim.A mais nova da Lidia agora é manipular as contas para dizer que a prefeitura não tem como pagar o piso.Professora aproveite que a senhora está aposentada e vá descansar na educação vc perdeu sua identidade.Deixe a professora Simone fazer o seu trabalho.

Anônimo disse...

O SINTESE É UM SINDICATO RESPEITADO MAS ACHO QUE AQUI EM BOQUIM ELES ESTÃO DEIXANDO O PREFEITO PEDRO BARBOSA DEITAR E ROLAR .O MEUA FILHO ESTUDA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL E EU ESTOU TORCENDO PARA QUE ESTE EMPASSE SEJA LOGO RESOLVIDO,POIS O MEU FILHO ESTÁ SENDO PREJUDICADO COM ESTAS PARALIZAÇOES SEM CONTAR QUE OS PROFESSORES FICAM SOLTANDO OS ALUNOS MAIS CEDO PARA SE REUNIR, POR OUTRO LADO ELES TEM RAZÃO POIS ESTÃO LUTANDO POR UM DIREITO. SE TOCA PREFEITO FAÇA UMA LIMPEZA NO MUNICÍPIO TIRE ESTE MONTE DE GENTE QUE ESTÃO SE BATENDO NA SECRETARIA E COM CERTEZA VC VAI PAGAR DEZ PISOS POIS DINHEIRO TEM.

Sobre o que já postamos

BOQUIM SERGIPE piso professores GREVE prefeito sintese luta Brasil PISO SALARIAL vereadores Déda Jean câmara Aracaju Lagarto Pedrinhas STF 2012 2014 Alencar Amigos BLOCO CARREIRA DEPUTADOS LAGOA VERMELHA MP PNE PRE-CAJU Tribunal de Contas chile ditadura enterro escolas governo magistério mec micareta prefeitura prova 12 de junho 141anos 150 dias 1567 2010 2016 ADI AZAR Abelardo Romero Dantas Alô Associação BANDA LARGA BODE Bahia CAE CANDIDATO CLT CNBB Carmem Miranda Ciarlos Conae Copa do mundo Creches DIA DO BEIJO ESTADUAL EUA Edivaldo Educação Estado Estância FESTA FIFA HINO IBGE INTERNET Iluminação Interior José José Comblin LAN HOUSE Lula MARCELO DEDA MDE MICARETA 2012 México Natal OAB Obama PAREDÕES PRAÇA RCB RESISTÊNCIA SE SEXTA FEIRA 13 TV Tabaroinha Taxa UFS Zé Carioca acidente adefib ai se eu soubesse aliança angra 1 angra 2 aniversário anos arcaju argentina.brasil assembleia. assim você me mata atomicas atrasado aulas bardosa batismos campanha censura cidadania cidade concursado contratados copertalse cravo dança das cadeiras dem denúncia dia dos namorados direitos edil energia escravos esquerda estudantes expressão fhs floro frei betto fundação hospitalar de saúde globo golpe militar hegemonia humanos iran japão jovem jovens joão junho kw/h lei liberdade libertação livro líder manifestações merenda merendeira micareta 2011 morte médicos mídia nacional notas novela nucleares oposição pacientes padre pascoa pedro barbosa polícia militar política prefeitos presidente pt páscoa quaresma reforma republica riachão rojões santana sbt secretaria segurança pública sindipema smecelt tabela tarifas teologia da libertação trânsito universitários usinas verdade vereador vice violencia voto