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Mostrando postagens de março 28, 2010

MAIS QUE VIVER A VIDA...

José de Jesus Santos* Atualmente as salas de aulas no Brasil e em Sergipe têm sofrido junto as famílias dos adolescentes que estão cada vez mais se envolvendo com a bebida alcoólica, ora com o aluno, ora com seus pais ou responsáveis. Junto ao problema do álcool a violência e o uso de drogas vêm aumentando nas escolas públicas municipais e estaduais e toda a comunidade escolar vira refém dessa realidade nada feliz. Ainda mais com escolas onde próximo a elas existem bares ou mercearias que vendem bebidas alcoólicas. Para muitos autores de filmes e livros a ficção imita a vida para especialistas ela estimula – assim vem o corpo inicial de uma matéria sobre comportamento na edição 42 da REVISTA DO BRASIL de dezembro de 2009 da editora Atitude, escrita por Cida de Oliveira. As linhas trazem a analise do comportamento das personagens da novela das oito VIVER A VIDA que muitos de nós vimos acompanhando ou de uma forma ou de outra assiste uma cena para depois dizer: “só em novela mesmo!”.

A Campanha Nacional pelo Direito a Educação aprova todas as suas emendas na Conae

Debates nos eixos comprovam tendência de aprovação do Custo Aluno-Qualidade. Lula e Haddad afirmam que a educação pública precisa de mais investimentos e de valorização de seus profissionais Brasil, 1º de abril de 2010 Com uma delegação de 54 delegados a Campanha Nacional pelo Direito à Educação deve encerrar sua participação na Conae (Conferência Nacional de Educação) com todas as suas emendas ao Documento Base acatadas pelo público presente. As propostas do grupo passaram pela apreciação das plenárias de eixo com percentual de aprovação igual ou superior a 50% do quórum e devem ser ratificadas na plenária final que segue até o fim desta quinta-feira, 1º de abril. Boa parte das emendas dizem respeito à incorporação do CAQi (Custo Aluno-Qualidade Inicial) como ferramenta de controle social, mecanismo de gestão da educação pública e referência para o financiamento da área. Uma das sugestões aprovadas visa um aumento de R$ 29 bilhões por ano na complementação da União ao Fundeb (Fundo

Presidente Lula e ministro da Educação defendem Piso e Carreira na Conae

O presidente Lula anunciou que vai pessoalmente conversar com os governadores que não pagam o Piso Salarial Nacional dos profissionais de educação.  Foi durante a Conferência Nacional de Educação (Conae). Numa defesa contundente de reivindicações históricas da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Lula afirmou que “o casamento entre educação de qualidade e valorização do professor  têm que ser indissolúvel”.  O presidente lamentou que alguns estados ainda não paguem o Piso e se dispôs a falar com os governadores, atendendo a uma sugestão feita pelo ministro da educação, Fernando Haddad, também durante  a Conae.  “Terminou o tempo de tratar as professoras como normalistas ou professorinhas. Esse sonho acabou.  Os professores tiveram a profissão sucateada e mal tratada. A remuneração faz parte da qualidade da educação e eu não me conformo que um Piso de R$ 1,020,00 é bom para um educador que toma conta de nossos filhos”, lamentou o presidente. O ministro Haddad suge

PROFESSORES DE BOQUIM EM ESTADO PERMANENTE DE ASSEMBLEIA

Nos últimos dias os professores da rede pública municipal de Boquim estão em estado permanente de assembleia confirmado mais uma vez na assembleia realizada no dia 26 de março de 2010 no auditório Benjamin Fernandes Filho às 15h. Na assembleia realizada os presentes ficaram sabendo do resultado da reunião realizada na central do SINTESE em Aracaju. Também foi informado que 27 professores aposentados são pagos com recursos do MDE num total de R$ 26.244,27 por mês e no ano de 2009 foram pagos por mês 26.333,30 – o que é ilegal pela legislação vigente. De inicio a assessoria técnica do prefeito Pedro Barbosa queria fazer os estudos pela margem dos 70 a 72% onde o sindicato não aceitou por saber que haveria perdas para os profissionais do magistério. Foi então colocado a margem de 75% para pagamento dos professores. Os estudos foram feitos com os nomes dos professores readaptados que segundo a secretaria de educação eles não têm portaria que os garantam o direito de readaptação. Com estes

Projeto amplia poder de fiscalização de conselhos do Fundeb

Elton Bonfim A Câmara analisa o Projeto de Lei 6850/10, do deputado Iran Barbosa (PT-SE), que amplia o poder de fiscalização dos conselhos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). A proposta altera a lei que regulamenta o Fundeb (Lei 11.494/07). Os conselhos do Fundeb são formados por representantes do governo, de educadores e de pais e estudantes, com a finalidade de fazer o controle social sobre o uso dos recursos dos fundos voltados para a educação. A proposta inclui entre as atribuições desses conselhos o acompanhamento dos recursos do salário-educação, o acesso a informações relativas ao salário pago a profissionais da educação pelo Fundeb e a fiscalização do emprego do montante destinado à manutenção e desenvolvimento do ensino. Controle social "A legislação nacional tem dado passos firmes na direção do aprofundamento do controle social sobre os recursos e as políticas públicas. A iniciativa é nece

O secretário da CNTE fala sobre avaliação do sistema

O secretário de assuntos educacionais da CNTE, Heleno Araújo Filho, afirmou hoje (30), durante o terceiro dia da Conae 2010, que a avaliação do sistema de ensino do Brasil está sendo distorcida pela maioria dos governantes. “Quando comparamos a lei com a prática, percebo que o governo dá muito mais valor aos prêmios e benefícios do que ao principal objetivo que é garantir o aprendizado dos alunos”, disse. A política de valorização dos profissionais deve estar vinculada ao Plano de Nacional de Educação. “Queremos manter um processo de mobilização nos estados e municípios para que, dentro do PNE, a gente consiga garantir a aplicação da Lei do Piso e dos Planos de Carreira”.   Heleno é favorável ao texto-base da Conae que trata das políticas de avaliação dos trabalhadores em educação. “Pedimos aos delegados e delegadas que aprovassem o texto. O documento traz propostas que tentam localizar e combater as principais dificuldades dos instrumentos de avaliação existentes”.   Após a conclusão

NOTÍCIAS DA CONAE 2010 EM BRASÍLIA

Controle social para financiar a educação é tema de debate Terça-feira, 30 de março de 2010 - 11:53 Debatedores da Conferência Nacional de Educação (Conae) defendem maior participação dos conselhos estaduais e municipais na fiscalização do financiamento da educação. O assunto foi debatido no colóquio Financiamento da Educação: Controle Social e Regulação dos Setores Público e Privado, nesta terça-feira, 30. Na opinião da representante da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Célia Tavares, não há como discutir financiamento e qualidade da educação sem falar de gestão democrática. “Conselhos, escolas, sociedade, todos têm que participar do controle dos investimentos”.   Célia também acredita ser necessária a inclusão de uma disciplina de gestão de recursos nos cursos de licenciatura. “Os professores precisam ser formados em gestão da educação, como um todo”. Para o representante do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Francisco Gaudêncio,