Pular para o conteúdo principal

Precisamos de Creches!


A hora das creches?

Normalmente preteridas, instituições para crianças de zero a 3 anos ganham prioridade do governo; porém, números ainda desanimam. Por Tory Oliveira. Foto: Eduardo Anizelli/Folhapress
Todos os dias, Nicole é deixada às 7 da manhã na escolinha Girassol Dourado, no bairro Parque Edu Chaves, zona norte de São Paulo. Com 1 ano e 6 meses de idade, a menina só volta para casa no fim da tarde, quando é buscada pela mãe, a designer Patrícia Costa. Nesse meio-tempo, fica aos cuidados das professoras da creche, saída encontrada pela mãe para contornar o trabalho em tempo integral. Aos 3 anos, Isabelle Sorrentino Luz tem uma rotina parecida – fica no Centro de Educação Infantil Isabela Capellano Dias, na zona oeste de São Paulo, das 7 da manhã às 5 da tarde, quando é apanhada pela mãe, Grazzieli. No espaço, a menina faz refeições e convive com outras crianças da mesma faixa etária, além de participar de brincadeiras e atividades pedagógicas, sob supervisão de uma das 15 professoras do estabelecimento.
Nicole e Isabelle fazem parte de uma minoria – apenas 18,4% da população entre zero e 3 anos de idade está matriculada em escolas, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2009 (Pnad), feita pelo IBGE. O resultado, abaixo da meta fixada pelo antigo Plano Nacional de Educação, não trouxe surpresas para os especialistas. Apesar de avanços, como a criação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) em 2006, que passou a financiar a educação infantil, de forma geral, o acesso a creches continua baixo e desigual no Brasil.
A criação de creches volta a ser meta do novo Plano Nacional de Educação. Desenvolvido pelo Ministério da Educação, o novo PNE foi enviado pelo presidente Lula para discussão e votação no Congresso Nacional. O plano, decênio 2011-2020, tem a mesma meta de seu antecessor: colocar 50% das crianças de zero a 3 anos em creches, em todo o Brasil.
Analisados de uma perspectiva histórica, os números de acesso a creches no Brasil têm crescido – há uma década, apenas 10% estavam matriculados. Entretanto, o número de vagas continua insuficiente para atender à demanda da população e também há discussões sobre a qualidade do ensino oferecido na educação infantil.
Cobertor curto
Criado em 2006 e previsto para durar até 2019, o Fundeb substituiu o antigo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental (Fundef). Responsável pelo financiamento apenas do Ensino Fundamental, o Fundef deixava descobertos os ensinos Infantil e Médio. A mudança trouxe alguns avanços para a questão da creche – pela primeira vez, a instituição de ensino para crianças de zero a 3 anos seria reconhecida e alimentada com uma fatia de financiamento fornecida pela União.

Entretanto, na avaliação de especialistas, a complementação destinada ainda é insuficiente para atender às especificidades da creche. “Há uma discrepância, porque a creche funciona em período integral. Isso demanda mais pessoas e mais custos. O valor acabou ficando aquém do desejado”, revela Maria Letícia Nascimento, da Faculdade de Educação da USP.
A falta de vontade política também é levantada pela pesquisadora como um dos entraves para a ampliação da rede de educação infantil. Nas grandes cidades e capitais, o principal argumento é que não há espaço e terrenos públicos disponíveis para a construção de novas unidades, desculpa considerada “pouco válida” para Letícia. “O que falta é um bom planejamento político-econômico para que se amplie o número de vagas”, explica.
Outra medida recente também permanece como pedra no caminho da expansão das creches no País – a obrigatoriedade do ensino apenas a partir dos 4 anos. “Isso, provavelmente, vai levar as prefeituras a investir na educação a partir dessa idade, deixando a creche em segundo plano”, lamenta Maria Malta Campos, pesquisadora sênior da Fundação Carlos Chagas, que trabalha desde a década de 1970 com o tema da educação infantil.
Profissionalização lenta
O reconhecimento da creche como instituição educacional ainda é recente no País. Criadas como espaço de atendimento às crianças e às famílias trabalhadoras das classes mais baixas, as creches assumiram, no primeiro momento, um caráter essencialmente assistencialista, com maior preocupação em atender às necessidades básicas, como alimentação, higiene e descanso. “O começo da creche é bastante massacrante, tanto para a família quanto para a criança. A mãe deixava a criança, mas ficava submetida a essa educação meio moral que era característica do atendimento”, explica Letícia.

A partir das décadas de 70 e 80, com o maior ingresso das mulheres de classe média no mercado de trabalho, houve grande mobilização dos movimentos sociais e feministas a favor do direito à creche. A repercussão acabou refletindo na Constituição Federal de 1988, que estabeleceu as creches como direito das crianças e dever do Estado. Em 1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96) incluiu efetivamente a educação infantil como primeira etapa da educação básica. Assim, pouco a pouco, a creche começou a se desvincular da assistência social e caminhar para a inserção na educação. “Essa passagem tem se dado de forma muito lenta e às vezes parcial – você passa legalmente, mas na realidade a orientação continua sendo a da assistência social”, analisa Maria Malta.
A professora Edilene Silva, 24 anos, funcionária de um CEI há três, conta que é comum os pais das crianças confundirem o papel das “tias” nas creches. “Eles acabam vendo a gente como cuidadoras e não como professoras”, explica ela, que é formada em Pedagogia e recebe um salário de 1,2 mil reais por mês.
Formação superior como pré-requisito é uma realidade recente na história das creches. No começo, a única exigência feita aos candidatos era gostar de crianças. O quadro começou a se modificar a partir da LDB de 1996, que trouxe a creche legalmente para dentro da esfera educacional e passou a exigir a formação mínima de magistério para docentes que desejassem trabalhar com crianças de zero a 3 anos.
Entretanto, a maioria dos cursos oferecidos aos professores ainda não possui módulos específicos sobre educação em creches. “Menos de 5% do conteúdo dos cursos de Pedagogia se refere à educação infantil”, conta Maria Malta, citando uma pesquisa da Fundação Carlos Chagas. “A professora é jogada na instituição sem saber como se conduzir. Aí, o modelo existente é o assistencial, que se preocupa basicamente com proteção e alimentação, deixando de lado o desenvolvimento mais integral da criança.”
Ainda segundo Maria Malta, em geral, as próprias prefeituras não possuem repertório para orientar esse tipo de atendimento. A falta de conhecimento específico sobre a creche acaba norteando todo o processo – da construção e adaptação do prédio, passando pela escolha do equipamento, pela falta de orientação pedagógica e pela escolha do profissional admitido, que quase sempre é mal remunerado e oriundo de uma formação precária.
O educador Luca Rischbieter vai na contramão – para ele, a qualidade da educação infantil não passa, necessariamente, pela educação superior formal dos professores. Uma solução para baratear os custos das creches e estancar a grande evasão dos professores seria a capacitação de educadoras leigas, sem formação em Pedagogia ou outro curso superior, mas com raízes profundas nas mesmas comunidades das crianças atendidas pela creche.
Avaliação qualitativa e quantitativa
Realizada pela Fundação Carlos Chagas em 147 instituições em seis capitais brasileiras (Belém, Campo Grande, Florianópolis, Fortaleza, Rio de Janeiro e Teresina), a pesquisa “Educação Infantil no Brasil: Avaliação Qualitativa e Quantitativa” procurou medir a qualidade do ensino infantil e os possíveis impactos dessa etapa da educação no desenvolvimento do aluno para o resto da vida na escola. Infraestrutura, formação do professor, proteção e segurança das crianças foram alguns dos fatores avaliados pela pesquisa, apresentada em 2010. Os resultados foram preocupantes: 49,5% das creches encontram-se com nível considerado inadequado, 37,4% foram avaliadas como nível básico, 12% como nível adequado e apenas 1,1% como nível bom.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Professores de Boquim aprovam a proposta de Reajuste do Piso 2019

Na tarde do dia 11 de fevereiro, após o primeiro dia do Encontro Pedagógico os professores de Boquim, fizeram uma Assembleia Extraordinária para avaliarem a proposta do prefeito de Boquim, Eraldo Andrade, sobre o pagamento do reajuste do piso salarial da categoria. Segundo a proposta o prefeito já reajustaria o piso salarial do magistério neste mês de fevereiro seria pago com o retroativo de janeiro de 2019. A prefeitura de Boquim no ano de 2018 aprovou o piso salarial em julho, deixando 6 meses de retroativos. Sobre esse ponto o prefeito aponta na proposta que em junho sentaria com o SINTESE sobre como pagaria o passivo trabalhista. O atual prefeito falou no dia da negociação com o SINTESE (no dia 07 do corrente) que não quer ficar devendo aos professores em sua gestão. Os professores de Boquim tem passivos trabalhistas deixados por outras gestões e estão acionando a justiça e sendo por ela reconhecido o direito, tanto que a prefeitura na gestão atual está pagando a d

Professores de Boquim debatem o PNAIC - Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa

Ontem a partir das 19h30 (05/04/13)na Escola Joaldo Barbosa aconteceu debate público sobre o PNAIC – Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa, com a professora da Universidade Federal de Sergipe, Silvana Bretas. O debate foi promovido pelo SINTESE a pedido dos professores em assembleia e teve como objetivo tirar as dúvidas sobre o programa do governo federal. Foram convidados professores, a sociedade em geral, a prefeitura de Boquim, Sindicato dos Servidores de Boquim, as secretárias de Educação e de Ação Social e suas equipes, Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Educação de Boquim/CMEB, Câmara de Vereadores. Destes estiveram presentes professores, e algumas pessoas representando a sociedade civil, estudantes do EJA, professores alfabetizadores, do ensino fundamental inicial e final e também o diretor da Escola Joaldo Barbosa, atual presidente do CMEB.

Não devem deixar a Estação...

José de Jesus Santos - profº de História imagem internet As manifestações continuam em todo o Brasil, e vão continuar... Provaram que não querem golpe de estado, mas sim resultado de todos os gestores públicos por mais responsabilidade pelos serviços públicos, melhoramento na Educação, Saúde e Segurança, resumo: não querem só comida... Provaram que tem fome de vários “Quês”. A cobertura televisiva imparcialmente – assim arautam, não deixam de usar seus chavões de efeitos de caras e bocas para destacar o vandalismo e os grupos de baderneiros enquanto as manifestações recebem um breve e positivo adjetivo. O fruto dessa ação de cobertura tem os mesmos efeitos das bombas de efeito moral, lançadas para dispersar o sentido dos movimentos. São verdadeiras balas de borracha disparadas nos braços, pernas da natureza do protesto. São sprays de pimenta lançados nos olhos da liberdade de expressão do povo que desperta junto aos que nunca deixaram as ruas para dizer que já não dá mais