Pular para o conteúdo principal

Professores de Sergipe saem às ruas no Dia Nacional de Paralisação

fonte: SINTESE
Autor // Bárbara Nascimento

Nem a ventania ou mesmo a chuva que ameaçava cair desde o início da tarde, desencorajou as professoras e os professores que marcharam pelas ruas do centro da cidade de Aracaju. Em pauta, além da revisão salarial e o cumprimento da lei do piso, a luta contra a criminalização da organização dos trabalhadores - promovida pelo poder judiciário - e a defesa da gestão democrática, que vai à contramão do atual projeto de Avaliação de Desempenho do governo Marcelo Déda.
Professores em marchaMais de mil professores dos mais diversos municípios sergipanos aproveitaram a tarde para questionar as políticas públicas destinadas à educação. O ato desta terça-feira nos remete a outras manifestações em defesa de uma educação pública e de qualidade social para os filhos e as filhas da classe trabalhadora, tal como vem ocorrendo no Chile e semelhante à 1ª Marcha Pelo Direito à Educação de Aquidabã.

Sem Piso
As situações mais drásticas são vivenciadas pelo magistério de Salgado e Neópolis, que seguem em greve. Nessas cidades, o Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) sequer foi integralizado e as prefeituras insistem em ignorar as reivindicações da categoria. “O prefeito Marcelo Guedes quer nos empurrar um Plano da Vergonha, mas a sociedade nos apóia e nós continuaremos a resistir”, afirmou a professora da rede municipal de Neópolis, Benalva dos Santos, sobre a proposta apresentada pela administração municipal (e rejeitada) que reduziria a remuneração dos educadores em até 7%.
Gestão Democrática x Avaliação de Desempenho
Em vez de atender às demandas de professores e alunos das escolas públicas e implantar a Gestão Democrática, o governo prefere impor, sem compreender a realidade do sistema público de ensino em Sergipe, um modelo de avaliação de caráter meramente punitivo e controlador. A Avaliação de Desempenho copiada de Minas Gerais é regida pela lógica da competitividade e ao contrário do que deveria ser, trata a escola como variável independente.
Para piorar a situação, é destinada ao professor a função de trabalhar para manter a qualidade de ensino mesmo com ‘a escassez dos meios’. “Acreditamos que precisamos avaliar a educação pública, mas não dessa forma. Uma avaliação real deve ser sistêmica, compreender a dinâmica de cada local, de cada comunidade e das pessoas que dela fazem parte. Esse modelo não nos contempla, visa apenas punir o professor e constranger os alunos”, criticou Roberto Silva Santos (diretor do Dep. de Base Estadual do Sintese).
Contra a Criminalização
Enquanto os trabalhadores lutam, os gestores recorrem à justiça. E, infelizmente, aqui em Sergipe o TJ tem uma resposta pronta para todo movimento grevista: a ilegalidade. “O judiciário precisa rever seu posicionamento. Criminalizar as greves, direito dos trabalhadores, não é o caminho”, lamentou Lúcia Barroso, vice-presidenta do SINTESE. Mas, a moda pegou. Bastaram os professores de Monte Alegre anunciar paralisação nos primeiros dias desta semana para que o Sindicato fosse notificado.
Os educadores retomam as atividades em sala de aula nesta quarta-feira (17). Exceto em salgado e em Neópolis, onde o movimento de greve continua até que as reivindicações sejam atendidas e piso implantado e reajustado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE ENTRE BOQUIM E PEDRINHAS VITIMA JOVEM BOQUINENSE

FOTO ILUSTRATIVA:  FONTE INTERNET       Na noite de ontem ocorreu uma colisão entre duas motos envolvendo dois jovens um de Boquim e outro de Pedrinhas.   Infelizmente ambos faleceram, o jovem boquinense foi o Anderlan Ravison Rosa Almeida, filho da professora Bete, irmã de Rosenice - esposa de Luiz da Decon.       Bete já foi diretora da Escola Vanda Ribeiro - conhecida como antiga LBA.   O outro jovem foi Anderson Oliveira dos Santos, um dos cobradores da Coopertalse, residente próximo a delegacia de Pedrinhas.  Segundo populares o boquinense estava conduzindo uma moto sem farol e tentou aproveitar a iluminação dos faróis de um caminhão de bebidas e ao tentar ultrapassar colidiu com a biz do pedrinhense. Confira no Cinform online mais informações.                   DEIXAMOS NOSSOS PESARES A AMIGOS E FAMILIARES DA PROFESSORA BETE E DA FA...

Professores de Boquim aprovam a proposta de Reajuste do Piso 2019

Na tarde do dia 11 de fevereiro, após o primeiro dia do Encontro Pedagógico os professores de Boquim, fizeram uma Assembleia Extraordinária para avaliarem a proposta do prefeito de Boquim, Eraldo Andrade, sobre o pagamento do reajuste do piso salarial da categoria. Segundo a proposta o prefeito já reajustaria o piso salarial do magistério neste mês de fevereiro seria pago com o retroativo de janeiro de 2019. A prefeitura de Boquim no ano de 2018 aprovou o piso salarial em julho, deixando 6 meses de retroativos. Sobre esse ponto o prefeito aponta na proposta que em junho sentaria com o SINTESE sobre como pagaria o passivo trabalhista. O atual prefeito falou no dia da negociação com o SINTESE (no dia 07 do corrente) que não quer ficar devendo aos professores em sua gestão. Os professores de Boquim tem passivos trabalhistas deixados por outras gestões e estão acionando a justiça e sendo por ela reconhecido o direito, tanto que a prefeitura na gestão atual está pagando a d...

Deputado federal quer ser Presidente do PT

http://www.politicareal.com.br/noticia.php?id=22958 17.08.2009, 18:54:24 Sergipe. Deputado federal quer ser Presidente do PT; Ele não aceita o apoio do PSDB ao Governo Déda A Política Real está acompanhando... ( Brasília-DF, 17/08/2009) A Política Real está atenta e teve acesso. O deputado federal Iran Barbosa(PT-SE) anunciou que vai disputar a presidência do Partido dos Trabalhadores, no Sergipe, no Processo de Eleição Direta (PED) do PT, encabeçando a chapa estadual pela sua tendência, a Articulação de Esquerda (AE). A eleição interna tem seu primeiro turno no dia 22 de novembro próximo. Ele é tido como um calo no sapato do governador Marcelo Déda (PT) e sempre que colocou contra ao apoio do PSDB ao atual governo petista no Sergipe. O PSDB sergipano também apóia o governo do PC do B, de Edvaldo Nogueira, em Aracaju. O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira, 17, na sede do PT, em Aracaju, onde o deputado concedeu coletiva à imprensa, acompanha...