Pular para o conteúdo principal

Professores de Boquim debatem o PNAIC - Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa



Ontem a partir das 19h30 (05/04/13)na Escola Joaldo Barbosa aconteceu debate público sobre o PNAIC – Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa, com a professora da Universidade Federal de Sergipe, Silvana Bretas.
O debate foi promovido pelo SINTESE a pedido dos professores em assembleia e teve como objetivo tirar as dúvidas sobre o programa do governo federal.
Foram convidados professores, a sociedade em geral, a prefeitura de Boquim, Sindicato dos Servidores de Boquim, as secretárias de Educação e de Ação Social e suas equipes, Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Educação de Boquim/CMEB, Câmara de Vereadores. Destes estiveram presentes professores, e algumas pessoas representando a sociedade civil, estudantes do EJA, professores alfabetizadores, do ensino fundamental inicial e final e também o diretor da Escola Joaldo Barbosa, atual presidente do CMEB.
            O coordenador do programa no Estado é o professor José Ricardo Carvalho, do Departamento de Educação do campus de Itabaiana e Silvana Bretas sua adjunta, que veio a Boquim a pedido do sindicato. A professora da universidade Federal de Sergipe que trabalha com alfabetização tirou as dúvidas, ouviu e refletiu junto aos presentes sobre o Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa sobre alguns comentários da professora Noêmia e outros pontos arguidos pelos professores Jackson, Siniclei,Jonas, Adilson, Pacheco Jr., o senhor Luiz da Decon e a professora Acácia da rede Estadual:
            Metodologia do programa:
Silvana diz que pela primeira vez uma ideia/metodologia, o construtivismo, virou uma política de ensino

de um programa, o que dá liberdade ao professor em trabalhar a alfabetização, fora do padrão de outros que não permitem flexibilidade.
Quem assina o compromisso do programa
Reforça ainda que o compromisso com o pacto é do município, e que o professor não pode ser obrigado ou persuadido a aceitar o programa, nem seguir os materiais ou as ações do pacto.
Não existe determinação na resolução do PNAIC ou qualquer outra orientação que faça o professor assinar qualquer documento dizendo que aceita ou não aceita dizendo o porquê ou até mesmo que o obrigue a aceitar o programa.
            Número de alunos por sala
            Antes de responder sobre o ponto citado a professora reforça que a UFS tem sentado para melhorar e discutir algumas situações que o PNAIC tem. Concorda que um número grande de alunos para alfabetizar torna difícil o trabalho docente e que o programa não observa esta questão.
Os cursos de formação
A professora Bretas deixou claro que os certificados de 200h não contemplarão qualquer graduação ou pós-graduação. No máximo pode ajudar no currículo do professor num possível mestrado, mas que os mesmos não têm valor de graduação.
O professor pode desistir?
Silvana acredita que exista um período de renovação e é neste período em que se possa trocar de professor na equipe. Antes disso o professor que assinou o compromisso deve esperar essa abertura no sistema.
Avaliação
A avaliação é diagnóstica, mas o preenchimento de fichas individuais que será feito pelo professor é visto como problema, pois não há como fazer com uma turma de 35 alunos por exemplo. A equipe da UFS está estudando uma forma de fazer em grupos para facilitar o acompanhamento.  O objetivo das avaliações externas é para diagnosticar o andamento do programa.
Valorização do professor
Bretas confirma que para os cursos de formação o professor receberá uma bolsa de apenas de 200 reais. Esse valor já é uma determinação do MEC.
Para os presentes no debate isso mostra mais uma política de desvalorização da classe que está diretamente com o aluno todos os dias já que os professores formadores, responsáveis por orientar a aplicação dos métodos de ensino, os professores orientadores, indicados por cada secretaria de educação para repassar o material didático bem como as propostas teórico-metodológicas, receberão bolsas de 750 a 2000 reais.
A coordenadora Silvana Bretas ficou a disposição para outros encontros sobre o programa a qualquer tempo em Boquim, pois está otimista sobre o mesmo, mas espera que o professor tenha clareza e espontaneidade de trabalhar na alfabetização das crianças e ninguém deve ser obrigado ou até mesmo forçado a aderir ao PNAIC.
 “O objetivo do debate foi alcançado e bem aproveitado pelos presentes. A impressão deixada foi que é sempre salutar e preciso que o professor possa discutir sobre tudo que se pensa em aplicar como programa ou políticas de ensino na rede municipal de Boquim.” – avalia o professor Jonas Vidal, delegado sindical adjunto da base municipal de Boquim.
“Nosso próximo passo agora é debater o  PROJETO DA ESCOLA DEMOCRATICA E POPULAR – A EDUCAÇÃO QUE QUEREMOS, produzido pelo sindicato.” – reflete o professor Adilson Ribeiro, delegado de base municipal de Boquim.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE ENTRE BOQUIM E PEDRINHAS VITIMA JOVEM BOQUINENSE

FOTO ILUSTRATIVA:  FONTE INTERNET       Na noite de ontem ocorreu uma colisão entre duas motos envolvendo dois jovens um de Boquim e outro de Pedrinhas.   Infelizmente ambos faleceram, o jovem boquinense foi o Anderlan Ravison Rosa Almeida, filho da professora Bete, irmã de Rosenice - esposa de Luiz da Decon.       Bete já foi diretora da Escola Vanda Ribeiro - conhecida como antiga LBA.   O outro jovem foi Anderson Oliveira dos Santos, um dos cobradores da Coopertalse, residente próximo a delegacia de Pedrinhas.  Segundo populares o boquinense estava conduzindo uma moto sem farol e tentou aproveitar a iluminação dos faróis de um caminhão de bebidas e ao tentar ultrapassar colidiu com a biz do pedrinhense. Confira no Cinform online mais informações.                   DEIXAMOS NOSSOS PESARES A AMIGOS E FAMILIARES DA PROFESSORA BETE E DA FA...

Professores de Boquim aprovam a proposta de Reajuste do Piso 2019

Na tarde do dia 11 de fevereiro, após o primeiro dia do Encontro Pedagógico os professores de Boquim, fizeram uma Assembleia Extraordinária para avaliarem a proposta do prefeito de Boquim, Eraldo Andrade, sobre o pagamento do reajuste do piso salarial da categoria. Segundo a proposta o prefeito já reajustaria o piso salarial do magistério neste mês de fevereiro seria pago com o retroativo de janeiro de 2019. A prefeitura de Boquim no ano de 2018 aprovou o piso salarial em julho, deixando 6 meses de retroativos. Sobre esse ponto o prefeito aponta na proposta que em junho sentaria com o SINTESE sobre como pagaria o passivo trabalhista. O atual prefeito falou no dia da negociação com o SINTESE (no dia 07 do corrente) que não quer ficar devendo aos professores em sua gestão. Os professores de Boquim tem passivos trabalhistas deixados por outras gestões e estão acionando a justiça e sendo por ela reconhecido o direito, tanto que a prefeitura na gestão atual está pagando a d...

Deputado federal quer ser Presidente do PT

http://www.politicareal.com.br/noticia.php?id=22958 17.08.2009, 18:54:24 Sergipe. Deputado federal quer ser Presidente do PT; Ele não aceita o apoio do PSDB ao Governo Déda A Política Real está acompanhando... ( Brasília-DF, 17/08/2009) A Política Real está atenta e teve acesso. O deputado federal Iran Barbosa(PT-SE) anunciou que vai disputar a presidência do Partido dos Trabalhadores, no Sergipe, no Processo de Eleição Direta (PED) do PT, encabeçando a chapa estadual pela sua tendência, a Articulação de Esquerda (AE). A eleição interna tem seu primeiro turno no dia 22 de novembro próximo. Ele é tido como um calo no sapato do governador Marcelo Déda (PT) e sempre que colocou contra ao apoio do PSDB ao atual governo petista no Sergipe. O PSDB sergipano também apóia o governo do PC do B, de Edvaldo Nogueira, em Aracaju. O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira, 17, na sede do PT, em Aracaju, onde o deputado concedeu coletiva à imprensa, acompanha...