Pular para o conteúdo principal

“Próximo ano não chove não, é ano de eleição!”


Na sessão dessa sexta-feira, 21, na Câmara municipal de Boquim esteve presente o Capitão Silveira para esclarecer aos edis e os cidadãos presentes no plenário sobre o Policiamento Extensivo na cidade além de rápido balanço dos últimos 90 dias no município.

Além de da explicação sobre as dificuldades e de como a policia é dividida, deu algumas ideias como o Fórum de Segurança a ser realizado nas associações comunitárias com objetivo de aproximar o policial da comunidade e vice-versa, da necessidade de campanhas que fomentem a cultura do registro dos boletins de ocorrência, e da educação no transito.

 Reforçou que o caminho de todas as cidades brasileiras é que a criação, formação e qualificação da guarda municipal para que ela venha atuar na segurança do município.

“Se o transito continuar desorganizado em Boquim, o bandido vai gostar da cidade.”- disse o capitão que reforça a necessidade da organização do transito, bem como na regulamentação da lei que obriga os ciclomotores serem emplacados e seus condutores tenham a ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotores).

O Capitão que é responsável por Boquim e as cidades de Salgado, Arauá e Pedrinhas, fez um balanço das ações nos últimos 90 dias sob seu comando e enfatizou que os homicídios na cidade são motivados pelas drogas (que chamou de mal generalizado), passionais ou por suicídios. Durante esse período foram recuperados 12 veículos, aprendidos 9 kg de maconha, 1,5kg cocaína e 350 pedras de crack.

Após as intervenções dos edis e do plenário a sessão da câmara continuou com o uso da tribuna por Duca dos Olhos D’Água, Josevan do Pastor e Nivaldo da Bala além dos apartes dos demais edis que solicitaram.

Deste Josevan reclamou da falta de atenção do prefeito a sua comunidade, e se perguntava se havia alguma perseguição a sua pessoa, (que vereador é esse, que representante é esse que não tem força nenhuma? – lamentava o edil, ainda questionando se havia algo de pessoal contra ele), o mesmo questionou ao líder do prefeito na câmara (Nivaldo da Bala) se o problema era a lâmina ou se era a chuva, pois precisava dar uma explicação à comunidade do povoado Pastor. Pois já se faria 60 dias que não teve resposta sobre o caso das estradas vicinais, acredita ainda que no caso dele é perseguição, pois nos outros povoados foi passado.

O problema das estradas foi reforçado pelos edis que pediram aparte: Duca lembra que nos Olhos D’Água, passam por dentro da poça (antes da igrejinha e o calçamento).

Eraldo falou que “isso não acontece só na Pimenteira, Varjão e Pastor não é no município todo” e a resposta nestes três anos e a chuva foi a desculpa. Josevan desabafou ainda que “próximo ano não chove não, é ano de eleição!”


Eraldo de Cabeça Dantas lembra que o município tem patrol, caçamba, retroescavadeira, mão de obra, tem piçarra, tem tudo. Depois que coloquei a foto e cobrança no facebook a comunidade parou de reclamar, e quando a gente cobra aqui é por causa chuva. São três anos chovendo em Boquim é? (O vereador Josevan ainda completou “sem parar!”)

Após a fala de Eraldo o vereador do povoado pastor disse: “pode esta chovendo como for não tem lamina cega, não tem chuva, o telefone bateu... pode ter certeza pode está chovendo essa máquina vai, a caçamba vai... mas para agora é lamina cega, a chuva não para...” encerrando seu pronunciamento com um tapinha na tribuna e ao sentar ainda desabafa ao lado do líder do prefeito: “É difícil!”)

Nivaldo explica as questões dos problemas ocorridos com a farmácia popular denunciados pelo vereador Raimundo Neves, e que lamenta os problemas com as estradas onde a chuva tem sido o problema. E passará as reclamações ao Executivo. Acredita que a comunidade está feliz, e que é natural que alguns estejam descontentes e que o desconforto acontece em obras assim.

Antes o líder do prefeito disse concordar com o ex-prefeito Pedro que guardava as máquinas no período de chuvas e só usava quando fosse urgência.

Ainda na sessão o vereador Duca informa que passará para os demais edis uma proposta de redução dos subsídios dos vereadores, que lhe foi entregue por um cidadão, o qual ele (Duca) respondeu que não faria tal projeto pois deveria primeiro se mudar a lei.

Foram apresentados projetos para a padronização  em cores iguais e numeração dos mototaxistas em Boquim. E a colocação de placas e criação de ponto de estudante na comunidade José Barbosa.

Comentários

Aos conterrâneos, espera-se que uma administração venha atender a todas as comunidades e não somente aquelas que possuam vereadores. Todo aquele que recebe de fonte pública deva exercer seu cargo para atender a todos sem observação de qualquer comunidade onde resida vereador ou qualquer outro político.

Postagens mais visitadas deste blog

Professores de Boquim aprovam a proposta de Reajuste do Piso 2019

Na tarde do dia 11 de fevereiro, após o primeiro dia do Encontro Pedagógico os professores de Boquim, fizeram uma Assembleia Extraordinária para avaliarem a proposta do prefeito de Boquim, Eraldo Andrade, sobre o pagamento do reajuste do piso salarial da categoria. Segundo a proposta o prefeito já reajustaria o piso salarial do magistério neste mês de fevereiro seria pago com o retroativo de janeiro de 2019. A prefeitura de Boquim no ano de 2018 aprovou o piso salarial em julho, deixando 6 meses de retroativos. Sobre esse ponto o prefeito aponta na proposta que em junho sentaria com o SINTESE sobre como pagaria o passivo trabalhista. O atual prefeito falou no dia da negociação com o SINTESE (no dia 07 do corrente) que não quer ficar devendo aos professores em sua gestão. Os professores de Boquim tem passivos trabalhistas deixados por outras gestões e estão acionando a justiça e sendo por ela reconhecido o direito, tanto que a prefeitura na gestão atual está pagando a d

Professores de Boquim debatem o PNAIC - Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa

Ontem a partir das 19h30 (05/04/13)na Escola Joaldo Barbosa aconteceu debate público sobre o PNAIC – Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa, com a professora da Universidade Federal de Sergipe, Silvana Bretas. O debate foi promovido pelo SINTESE a pedido dos professores em assembleia e teve como objetivo tirar as dúvidas sobre o programa do governo federal. Foram convidados professores, a sociedade em geral, a prefeitura de Boquim, Sindicato dos Servidores de Boquim, as secretárias de Educação e de Ação Social e suas equipes, Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Educação de Boquim/CMEB, Câmara de Vereadores. Destes estiveram presentes professores, e algumas pessoas representando a sociedade civil, estudantes do EJA, professores alfabetizadores, do ensino fundamental inicial e final e também o diretor da Escola Joaldo Barbosa, atual presidente do CMEB.

Não devem deixar a Estação...

José de Jesus Santos - profº de História imagem internet As manifestações continuam em todo o Brasil, e vão continuar... Provaram que não querem golpe de estado, mas sim resultado de todos os gestores públicos por mais responsabilidade pelos serviços públicos, melhoramento na Educação, Saúde e Segurança, resumo: não querem só comida... Provaram que tem fome de vários “Quês”. A cobertura televisiva imparcialmente – assim arautam, não deixam de usar seus chavões de efeitos de caras e bocas para destacar o vandalismo e os grupos de baderneiros enquanto as manifestações recebem um breve e positivo adjetivo. O fruto dessa ação de cobertura tem os mesmos efeitos das bombas de efeito moral, lançadas para dispersar o sentido dos movimentos. São verdadeiras balas de borracha disparadas nos braços, pernas da natureza do protesto. São sprays de pimenta lançados nos olhos da liberdade de expressão do povo que desperta junto aos que nunca deixaram as ruas para dizer que já não dá mais