Pular para o conteúdo principal

A Copa é nossa! E a escola pública de quem é?

Escrito pela CNTE (acessado em 09/07/09)


O povo brasileiro festeja a realização da Copa do Mundo no Brasil em 2014. Futebol, mania nacional, leva ao delírio milhares de pessoas. Na Copa do Mundo então, é só alegria e muita festa. Porém, o que dizer ou fazer pelo direito universal à educação escolar dos brasileiros?

Segundo estudos da Associação Brasileira de Infraestrutura e Indústria de Base serão investidos, nos próximos quatros anos, R$ 110 bilhões para a realização da Copa no Brasil. Mesmo sem ter, ainda, a parcela orçamentária da esfera estatal nessa empreitada, estima-se que, no mesmo período, a União repasse cerca de R$ 40 bilhões a estados e municípios, a título de complementação ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), responsável pelo atendimento de cerca de 50 milhões de estudantes e pelo pagamento de parcos salários aos mais de 2,5 milhões de profissionais (professores, especialistas e funcionários de escola).

O repasse federal ao Fundeb, portanto, representará algo em torno de 36% dos investimentos estimados para a Copa – isso caso se confirme o mencionado orçamento.

Em Pernambuco, a campanha publicitária do Governo do Estado dizia que: “Alegria é Pernambuco na copa, um grande gol de placa, vamos comemorar. A copa do mundo é nossa, Pernambuco de raça é a nossa torcida pra melhorar nossa vida, para vencer e brilhar”.

Tudo seria uma grande alegria, de verdade, se as condições para “melhorar nossa vida, para vencer e brilhar” estivessem realmente garantidas, e se não convivêssemos, no caso de Pernambuco, uma das sedes da Copa, com 1,139 milhão de pessoas literalmente analfabetas, com 1,890 milhão de analfabetos funcionais, com 25,79% das pessoas de 0 a 17 anos de idade sem frequentar a escola ou a creche, com 1,624 mil famílias com crianças de 0 a 6 anos de idade com renda per capita de até meio salário mínimo, ou ainda com professores recebendo um dos piores salários do país.

Em descompasso com a realidade local, o Governo do Estado de PE, buscando viabilizar recursos para os investimentos privados para a Copa, enviou projeto de lei (nº 1093/2009) que “dispõe sobre a concessão de isenção de tributos estaduais referentes a fatos geradores relacionados às competições da Copa das Confederações - FIFA de 2013 e da Copa do Mundo da FIFA de 2014”. Ou seja, os empresários não pagarão os seguintes impostos: “I - Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação – ICMS; II – Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos - ICD; III – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores – IPVA; IV – Taxas”. E a educação ficará sem arrecadar os 25% determinados pelas Constituições Federal e Estadual referentes aos investimentos relacionados à Copa do Mundo da FIFA.

Diante do exposto surgem os seguintes questionamentos: Será que os investimentos para os jogos da Copa do Mundo vão realmente melhorar nossas vidas? É um investimento que beneficiará os mais pobres ou as famílias dos grandes empresários que irão colocar seu dinheiro na roda? Quem vai ganhar mais? Em que os referidos investimentos mudarão o quadro educacional do Brasil e das cidades-sedes?

A Copa pode até ser nossa, mas o que desejamos mesmo é um maior investimento na formação de uma sociedade letrada, instruída, com o mais alto nível de conhecimento. Sonhamos e lutamos por uma escola pública com qualidade social. Direito de todos e todas e Dever do Estado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE ENTRE BOQUIM E PEDRINHAS VITIMA JOVEM BOQUINENSE

FOTO ILUSTRATIVA:  FONTE INTERNET       Na noite de ontem ocorreu uma colisão entre duas motos envolvendo dois jovens um de Boquim e outro de Pedrinhas.   Infelizmente ambos faleceram, o jovem boquinense foi o Anderlan Ravison Rosa Almeida, filho da professora Bete, irmã de Rosenice - esposa de Luiz da Decon.       Bete já foi diretora da Escola Vanda Ribeiro - conhecida como antiga LBA.   O outro jovem foi Anderson Oliveira dos Santos, um dos cobradores da Coopertalse, residente próximo a delegacia de Pedrinhas.  Segundo populares o boquinense estava conduzindo uma moto sem farol e tentou aproveitar a iluminação dos faróis de um caminhão de bebidas e ao tentar ultrapassar colidiu com a biz do pedrinhense. Confira no Cinform online mais informações.                   DEIXAMOS NOSSOS PESARES A AMIGOS E FAMILIARES DA PROFESSORA BETE E DA FA...

Professores de Boquim aprovam a proposta de Reajuste do Piso 2019

Na tarde do dia 11 de fevereiro, após o primeiro dia do Encontro Pedagógico os professores de Boquim, fizeram uma Assembleia Extraordinária para avaliarem a proposta do prefeito de Boquim, Eraldo Andrade, sobre o pagamento do reajuste do piso salarial da categoria. Segundo a proposta o prefeito já reajustaria o piso salarial do magistério neste mês de fevereiro seria pago com o retroativo de janeiro de 2019. A prefeitura de Boquim no ano de 2018 aprovou o piso salarial em julho, deixando 6 meses de retroativos. Sobre esse ponto o prefeito aponta na proposta que em junho sentaria com o SINTESE sobre como pagaria o passivo trabalhista. O atual prefeito falou no dia da negociação com o SINTESE (no dia 07 do corrente) que não quer ficar devendo aos professores em sua gestão. Os professores de Boquim tem passivos trabalhistas deixados por outras gestões e estão acionando a justiça e sendo por ela reconhecido o direito, tanto que a prefeitura na gestão atual está pagando a d...

Deputado federal quer ser Presidente do PT

http://www.politicareal.com.br/noticia.php?id=22958 17.08.2009, 18:54:24 Sergipe. Deputado federal quer ser Presidente do PT; Ele não aceita o apoio do PSDB ao Governo Déda A Política Real está acompanhando... ( Brasília-DF, 17/08/2009) A Política Real está atenta e teve acesso. O deputado federal Iran Barbosa(PT-SE) anunciou que vai disputar a presidência do Partido dos Trabalhadores, no Sergipe, no Processo de Eleição Direta (PED) do PT, encabeçando a chapa estadual pela sua tendência, a Articulação de Esquerda (AE). A eleição interna tem seu primeiro turno no dia 22 de novembro próximo. Ele é tido como um calo no sapato do governador Marcelo Déda (PT) e sempre que colocou contra ao apoio do PSDB ao atual governo petista no Sergipe. O PSDB sergipano também apóia o governo do PC do B, de Edvaldo Nogueira, em Aracaju. O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira, 17, na sede do PT, em Aracaju, onde o deputado concedeu coletiva à imprensa, acompanha...