Pular para o conteúdo principal

Lei aprovada exige que motoboy tenha 21 anos




Folha de S.Paulo (julho/2007)

O projeto de lei aprovado anteontem pelo Senado, que regulamenta o trabalho de motoboys e mototaxistas, vai dificultar a vida de quem trabalha de motocicleta. Ele precisa só ser assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para entrar em vigor.

* Ministro faz críticas à liberação do mototáxi

O texto lista uma série de normas para o transporte de mercadorias e passageiros. Entre as regras estão idade mínima de 21 anos, exigência de ter carteira de habilitação há pelo menos dois anos, curso especializado na área e o uso de colete de segurança.

Quem não cumprir as determinações não poderá trabalhar com a moto --por exemplo, para entregar pizza, talão de cheque para bancos ou levar passageiros na garupa.

A medida tende a expandir os serviços, mas as regras podem ser ignoradas por deficiências da fiscalização.

Na capital paulista, exigências parecidas para motoboys já valem por decreto há mais de quatro anos --e, há dois, por meio de lei municipal.

Na teoria, eles são obrigados a ter licença, carteira de habilitação há pelo menos um ano (a lei federal exigirá dois), tem de fazer um curso e utilizar colete de segurança.

Na prática, a própria prefeitura admite que só 10% de uma estimativa de 150 mil motoboys em São Paulo tem autorização para trabalhar.

O resto atua de forma irregular, e são raras as ações de fiscalização do Departamento de Transporte Público em conjunto com a Polícia Militar.

As tentativas fracassadas de organizar os motoboys na capital se repetem desde a gestão Marta Suplicy (PT). No final de 2005, na gestão José Serra (PSDB), as primeiras ações de apreensão resultaram num protesto da categoria que parou a cidade --e que resultou em tolerância aos irregulares.

"A regulamentação federal, para os motoboys, é uma cópia do que existe em São Paulo. Quem sabe não dê uma força para que a lei municipal pegue", diz Gilberto dos Santos, presidente de um dos sindicatos dos motoboys.

"O efeito [de ter regras] é zero se não tiver fiscalização", diz Horácio Augusto Figueira, consultor da Abramet (associação de medicina de tráfego). "Se não há fiscalização, não tem por que esperar melhorias nas condições de segurança", repete o especialista Luis Antonio Seraphim.

Os dois concordam com a necessidade de haver normas para motoboys e para controlar empresas que os contratam. "Motofretes que ganham por entrega deveriam ter seu esquema de remuneração modificado", diz Figueira.

Ambos criticam os mototáxis. "Criaram uma aberração. Motos dirigidas por pessoas sóbrias e prudentes já têm alto índice de acidentes. Imagine um mototáxi, em que não é possível treinar os passageiros", diz Figueira.

acesse: http://www.agora.uol.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE ENTRE BOQUIM E PEDRINHAS VITIMA JOVEM BOQUINENSE

FOTO ILUSTRATIVA:  FONTE INTERNET       Na noite de ontem ocorreu uma colisão entre duas motos envolvendo dois jovens um de Boquim e outro de Pedrinhas.   Infelizmente ambos faleceram, o jovem boquinense foi o Anderlan Ravison Rosa Almeida, filho da professora Bete, irmã de Rosenice - esposa de Luiz da Decon.       Bete já foi diretora da Escola Vanda Ribeiro - conhecida como antiga LBA.   O outro jovem foi Anderson Oliveira dos Santos, um dos cobradores da Coopertalse, residente próximo a delegacia de Pedrinhas.  Segundo populares o boquinense estava conduzindo uma moto sem farol e tentou aproveitar a iluminação dos faróis de um caminhão de bebidas e ao tentar ultrapassar colidiu com a biz do pedrinhense. Confira no Cinform online mais informações.                   DEIXAMOS NOSSOS PESARES A AMIGOS E FAMILIARES DA PROFESSORA BETE E DA FA...

Professores de Boquim aprovam a proposta de Reajuste do Piso 2019

Na tarde do dia 11 de fevereiro, após o primeiro dia do Encontro Pedagógico os professores de Boquim, fizeram uma Assembleia Extraordinária para avaliarem a proposta do prefeito de Boquim, Eraldo Andrade, sobre o pagamento do reajuste do piso salarial da categoria. Segundo a proposta o prefeito já reajustaria o piso salarial do magistério neste mês de fevereiro seria pago com o retroativo de janeiro de 2019. A prefeitura de Boquim no ano de 2018 aprovou o piso salarial em julho, deixando 6 meses de retroativos. Sobre esse ponto o prefeito aponta na proposta que em junho sentaria com o SINTESE sobre como pagaria o passivo trabalhista. O atual prefeito falou no dia da negociação com o SINTESE (no dia 07 do corrente) que não quer ficar devendo aos professores em sua gestão. Os professores de Boquim tem passivos trabalhistas deixados por outras gestões e estão acionando a justiça e sendo por ela reconhecido o direito, tanto que a prefeitura na gestão atual está pagando a d...

Deputado federal quer ser Presidente do PT

http://www.politicareal.com.br/noticia.php?id=22958 17.08.2009, 18:54:24 Sergipe. Deputado federal quer ser Presidente do PT; Ele não aceita o apoio do PSDB ao Governo Déda A Política Real está acompanhando... ( Brasília-DF, 17/08/2009) A Política Real está atenta e teve acesso. O deputado federal Iran Barbosa(PT-SE) anunciou que vai disputar a presidência do Partido dos Trabalhadores, no Sergipe, no Processo de Eleição Direta (PED) do PT, encabeçando a chapa estadual pela sua tendência, a Articulação de Esquerda (AE). A eleição interna tem seu primeiro turno no dia 22 de novembro próximo. Ele é tido como um calo no sapato do governador Marcelo Déda (PT) e sempre que colocou contra ao apoio do PSDB ao atual governo petista no Sergipe. O PSDB sergipano também apóia o governo do PC do B, de Edvaldo Nogueira, em Aracaju. O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira, 17, na sede do PT, em Aracaju, onde o deputado concedeu coletiva à imprensa, acompanha...