Pular para o conteúdo principal

Em debate - Entrevistas

postado do site: http://www.radioagencianp.com.br/(26/08/09)



“Guerra santa” entre emissoras de TV
Silvio Mieli, professor de jornalismo da PUC-SP.

Image
Clique aqui para ouvir(6'38'' / 1,52 Mb) - “Não vou fazer uma separação entre essas duas empresas. Globo e Record têm mais pontos em comum do que fatores que as distinguem. Elas atuam, segundo o meu ponto de vista, no mesmo mercado da capitalização dos corpos, das almas e do imaginário.” 
Image(1´09´´/ 545Kb) - R$ 40 bilhões, esse é o valor que o governo brasileiro destinou para pagar as dívidas interna e externa do país de janeiro a abril deste ano, enquanto foram investidos apenas R$ 21 bilhões em áreas sociais como habitação, saneamento e reforma agrária. A informação é da Coordenação da Auditoria Cidadã, entidade que acompanha os números dos débitos do Brasil.

Ela destaca em seu boletim mensal que nunca se arrecadou tanto no país, mas esse recorde e o de superávit primário, têm como alvo o atendimento dos compromissos da dívida.

Segundo os números da Auditoria Cidadã, a maior parte do aumento da carga tributária foi garantida pelos tributos ao consumo, que são repassados automaticamente ao preço dos produtos, e pagos, no fim das contas, pelos consumidores. A conclusão é de que a dívida, além de prejudicar os brasileiros pelo lado do gasto público, faz o mesmo pelo lado da arrecadação.

É por isso que a entidade defende que seja instalada uma Comissão da Auditoria da Dívida composta por senadores e deputados. O requerimento para a instalação da Comissão, com a assinatura dos parlamentares, está em tramitação no Congresso.

De Brasília, Beatriz Pasqualino
Crise externa ao Brasil? Clique aqui para ouvir
((7´22´´ / 1,68 Mb) - "Vem se forjando, do governo para a grande mídia e vice-versa, uma espécie de “consenso positivo” sobre o grau de vulnerabilidade brasileira a crise econômica vinda do exterior."
Reportagem Especial: Petróleo no Brasil

Image A descoberta das reservas de petróleo na camada do pré-sal muda radicalmente a posição que o Brasil ocupa no cenário mundial. Mais do que a auto-suficiência, as reservas poderão tornar o país um dos maiores produtores de petróleo. A novidade coloca o povo brasileiro diante de uma encruzilhada: construir um projeto político de soberania nacional e popular ou continuarmos sendo fornecedores de riquezas naturais ao capital internacional?
Clique aqui para ouvir(1'12'' / 283 Kb) - Para cada pessoa branca assassinada no Brasil, duas pessoas negras sofrem o mesmo crime. Este é um dos dados apontados pelo Laboratório de Análises Econômicas, Históricas, Sociais e Estatísticas das Relações Raciais, integrado à Universidade Federal Fluminense (UFF). Foram usados como base documentos pesquisados no Sistema Único de Saúde (SUS), entre os anos de 2006 e 2007.
Uma em cada 20 crianças tem desnutrição severa na Somália.Clique aqui para ouvir(1'33'' / 368 Kb) - Pelo menos a metade da população da Somália foi atingida pela crise humanitária instalada no país. O anúncio foi feito pela Organização das Nações Unidas (ONU). Mais de 3,5 milhões de pessoas sofrem com a guerra civil, gerada por conflitos internos. Em 1991, os conflitos provocaram até mesmo a queda do governo central, além da dispersão de facções armadas por todo o território.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Professores de Boquim debatem o PNAIC - Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa

Ontem a partir das 19h30 (05/04/13)na Escola Joaldo Barbosa aconteceu debate público sobre o PNAIC – Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa, com a professora da Universidade Federal de Sergipe, Silvana Bretas. O debate foi promovido pelo SINTESE a pedido dos professores em assembleia e teve como objetivo tirar as dúvidas sobre o programa do governo federal. Foram convidados professores, a sociedade em geral, a prefeitura de Boquim, Sindicato dos Servidores de Boquim, as secretárias de Educação e de Ação Social e suas equipes, Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Educação de Boquim/CMEB, Câmara de Vereadores. Destes estiveram presentes professores, e algumas pessoas representando a sociedade civil, estudantes do EJA, professores alfabetizadores, do ensino fundamental inicial e final e também o diretor da Escola Joaldo Barbosa, atual presidente do CMEB.

Professores de Boquim aprovam a proposta de Reajuste do Piso 2019

Na tarde do dia 11 de fevereiro, após o primeiro dia do Encontro Pedagógico os professores de Boquim, fizeram uma Assembleia Extraordinária para avaliarem a proposta do prefeito de Boquim, Eraldo Andrade, sobre o pagamento do reajuste do piso salarial da categoria. Segundo a proposta o prefeito já reajustaria o piso salarial do magistério neste mês de fevereiro seria pago com o retroativo de janeiro de 2019. A prefeitura de Boquim no ano de 2018 aprovou o piso salarial em julho, deixando 6 meses de retroativos. Sobre esse ponto o prefeito aponta na proposta que em junho sentaria com o SINTESE sobre como pagaria o passivo trabalhista. O atual prefeito falou no dia da negociação com o SINTESE (no dia 07 do corrente) que não quer ficar devendo aos professores em sua gestão. Os professores de Boquim tem passivos trabalhistas deixados por outras gestões e estão acionando a justiça e sendo por ela reconhecido o direito, tanto que a prefeitura na gestão atual está pagando a d

Não devem deixar a Estação...

José de Jesus Santos - profº de História imagem internet As manifestações continuam em todo o Brasil, e vão continuar... Provaram que não querem golpe de estado, mas sim resultado de todos os gestores públicos por mais responsabilidade pelos serviços públicos, melhoramento na Educação, Saúde e Segurança, resumo: não querem só comida... Provaram que tem fome de vários “Quês”. A cobertura televisiva imparcialmente – assim arautam, não deixam de usar seus chavões de efeitos de caras e bocas para destacar o vandalismo e os grupos de baderneiros enquanto as manifestações recebem um breve e positivo adjetivo. O fruto dessa ação de cobertura tem os mesmos efeitos das bombas de efeito moral, lançadas para dispersar o sentido dos movimentos. São verdadeiras balas de borracha disparadas nos braços, pernas da natureza do protesto. São sprays de pimenta lançados nos olhos da liberdade de expressão do povo que desperta junto aos que nunca deixaram as ruas para dizer que já não dá mais