Pular para o conteúdo principal

PROFESSORES DO INTERIOR EM LUTA PELO PISO

Laranjeiras, Salgado, Simão Dias, Amparo do São Francisco e Santa Luzia estão com as aulas do segundo semestre comprometidas


postado de : http://www.infonet.com.br/educacao/ler.asp?id=88481&titulo=educacao


Os professores da rede municipal de Laranjeiras, Salgado e Simão Dias paralisaram as atividades comprometendo o período letivo do segundo semestre de 2009. Todos reivindicam o pagamento do Piso Salarial Profissional Nacional. Além destes municípios, Amparo do São Francisco e Santa Luzia também devem suspender as aulas nos próximos dias pelo mesmo motivo.

Em Simão Dias, os professores aguardam uma proposta satisfatória do prefeito Dênisson Déda que deve se reunir com a categoria na próxima segunda-feira, 10. A greve teve início no último dia 29 e não há previsão de quando as aulas retornam. No município, 90% da rede de ensino está paralisada. O prefeito declarou ao Portal Infonet que considera o movimento “inoportuno”, pois segundo ele os canais de negociação sempre estiveram abertos.

“O que coloquei para os professores é que por enquanto o município só tem condições de pagar os 2/3, que está de acordo com a lei do Piso. Por conta da crise não podemos dar mais que isso por enquanto, se não vamos ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)”, explicou Dênisson.

Laranjeiras e Salgado

Em Laranjeiras, os professores decidiram parar na última terça-feira, 4, e alegam que há morosidade da prefeitura em negociar o pagamento do Piso Nacional. Na manhã desta quinta-feira, 6, a categoria fez assembléia para avaliar o movimento e à tarde deverá visitar a Câmara de Vereadores. A informação da prefeitura de Laranjeiras é de que não há condições de atender todas as reivindicações da categoria por falta de recursos e já sinalizou que irá pedir a ilegalidade da greve.

Já em Salgado a situação não é diferente. Paralisados desde o dia 29 os professores estavam com uma reunião marcada para esta semana que foi desmarcada em “cima da hora”, afirmou Ginaldo dos Santos diretor da sub-sede do Sintese do centro-sul do Estado. “Essa atitude dela complicou mais ainda o retorno das aulas”, explicou.

Segundo Ginaldo, 100% da rede municipal de ensino está paralisada. Na próxima segunda-feira, 10, os professores se reúnem para avaliar o movimento grevista que não tem data para acabar. O Portal Infonet entrou em contato com a prefeita de Salgado, Janete Alves, mas a informação é de que ela estaria numa reunião e não poderia falar no momento.

Por Carla Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE ENTRE BOQUIM E PEDRINHAS VITIMA JOVEM BOQUINENSE

FOTO ILUSTRATIVA:  FONTE INTERNET       Na noite de ontem ocorreu uma colisão entre duas motos envolvendo dois jovens um de Boquim e outro de Pedrinhas.   Infelizmente ambos faleceram, o jovem boquinense foi o Anderlan Ravison Rosa Almeida, filho da professora Bete, irmã de Rosenice - esposa de Luiz da Decon.       Bete já foi diretora da Escola Vanda Ribeiro - conhecida como antiga LBA.   O outro jovem foi Anderson Oliveira dos Santos, um dos cobradores da Coopertalse, residente próximo a delegacia de Pedrinhas.  Segundo populares o boquinense estava conduzindo uma moto sem farol e tentou aproveitar a iluminação dos faróis de um caminhão de bebidas e ao tentar ultrapassar colidiu com a biz do pedrinhense. Confira no Cinform online mais informações.                   DEIXAMOS NOSSOS PESARES A AMIGOS E FAMILIARES DA PROFESSORA BETE E DA FA...

Professores de Boquim aprovam a proposta de Reajuste do Piso 2019

Na tarde do dia 11 de fevereiro, após o primeiro dia do Encontro Pedagógico os professores de Boquim, fizeram uma Assembleia Extraordinária para avaliarem a proposta do prefeito de Boquim, Eraldo Andrade, sobre o pagamento do reajuste do piso salarial da categoria. Segundo a proposta o prefeito já reajustaria o piso salarial do magistério neste mês de fevereiro seria pago com o retroativo de janeiro de 2019. A prefeitura de Boquim no ano de 2018 aprovou o piso salarial em julho, deixando 6 meses de retroativos. Sobre esse ponto o prefeito aponta na proposta que em junho sentaria com o SINTESE sobre como pagaria o passivo trabalhista. O atual prefeito falou no dia da negociação com o SINTESE (no dia 07 do corrente) que não quer ficar devendo aos professores em sua gestão. Os professores de Boquim tem passivos trabalhistas deixados por outras gestões e estão acionando a justiça e sendo por ela reconhecido o direito, tanto que a prefeitura na gestão atual está pagando a d...

Deputado federal quer ser Presidente do PT

http://www.politicareal.com.br/noticia.php?id=22958 17.08.2009, 18:54:24 Sergipe. Deputado federal quer ser Presidente do PT; Ele não aceita o apoio do PSDB ao Governo Déda A Política Real está acompanhando... ( Brasília-DF, 17/08/2009) A Política Real está atenta e teve acesso. O deputado federal Iran Barbosa(PT-SE) anunciou que vai disputar a presidência do Partido dos Trabalhadores, no Sergipe, no Processo de Eleição Direta (PED) do PT, encabeçando a chapa estadual pela sua tendência, a Articulação de Esquerda (AE). A eleição interna tem seu primeiro turno no dia 22 de novembro próximo. Ele é tido como um calo no sapato do governador Marcelo Déda (PT) e sempre que colocou contra ao apoio do PSDB ao atual governo petista no Sergipe. O PSDB sergipano também apóia o governo do PC do B, de Edvaldo Nogueira, em Aracaju. O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira, 17, na sede do PT, em Aracaju, onde o deputado concedeu coletiva à imprensa, acompanha...