Pular para o conteúdo principal

15º Grito dos Excluídos

e Newsletter


15º Grito dos Excluídos marca o 7 de Setembro em Aracaju

Ter, 08 de Setembro de 2009 09:10
Após acompanhar desfile cívico, Ana Lucia participa da marcha


Com o lema ‘Vida em primeiro lugar: a força está na transformação”, centenas de trabalhadores e trabalhadoras, do campo e da cidade, e representantes de organizações sociais foram ás ruas de Aracaju, neste 7 de setembro, dando corpo e voz ao 15º Grito dos Excluídos. Organizado pela igreja católica, conjuntamente com diversas entidades dos movimentos social e sindical, o Grito foi o contraponto ao tradicional desfile de 7 de Setembro na Avenida Barão de Maruim, com sua parada militar e desfile de alunos das escolas do Estado. A marcha entrou na avenida após a última escola pública desfilar, por volta do meio-dia.

A deputada estadual Ana Lucia e o deputado federal Iran Barbosa, ambos do Partido dos Trabalhadores, acompanharam o desfile na Barão de Maruim, antes de seguirem para a Praça Olímpio Campos, onde aconteceu o ato de abertura do Grito.

“Este é mais um grito coletivo, símbolo da luta contra a injustiça e a exclusão social. É a reafirmação da capacidade, da força, da responsabilidade dos trabalhadores como construtores de uma nação livre e soberana. Esse ato é uma denúncia da exclusão social causada por um modelo econômico injusto, concentrador e excludente que questiona toda forma de dominação e dependência e aponta valores e caminhos para a construção de uma sociedade onde a justiça e a igualdade sejam uma realidade possível”, destaca a parlamentar.

No Brasil hoje, há aproximadamente 30 milhões de pessoas vivendo abaixo da linha de pobreza. Em seu discurso, Dom Henrique Soares da Costa, Bispo Auxiliar de Aracaju, chamou a atenção sobre os direitos negados do cidadão. “Nem tudo na nossa pátria caminha da maneira correta para que o Brasil venha a ser o que diz nosso hino, uma ‘Mãe Gentil’. Nossa pátria está longe de ser uma mãe gentil, pois nem todos os cidadãos tem os seus direitos respeitados”, denuncia.

Discursos - Puxados por três grandes carros de som, trabalhadores e trabalhadoras, da cidade e do campo, e representantes da igreja católica e de suas pastorais cruzaram a avenida Barão de Maruim com o tom do discurso afinado, criticando, principalmente, o crescente processo de exclusão das parcelas menos favorecidas da sociedade, acesso digno para todos à educação e saúde de qualidade, à moradia, reforma agrária e urbana, aumento da oferta de emprego e melhores salários para os trabalhadores, além da redução da jornada de trabalho sem redução de salário, contra as fundações públicas de direito privado, e o uso dos recursos petrolíferos do pré-sal para a melhoria da qualidade de vida do povo brasileiro, entre outras bandeiras.

Origem do Grito

O Grito dos Excluídos nasceu em 1995 como uma grande manifestação popular para denunciar todas as situações de exclusão social e pensar possíveis saídas e alternativas. Em 1996, ganhou apoio da Conferência Nacional dos Bispos Brasileiros - Cnbb. Hoje, é realizado por várias instituições, movimentos sociais e lideranças comunitárias. O movimento expandiu e já acontece em vários países da América Latina.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Professores de Boquim aprovam a proposta de Reajuste do Piso 2019

Na tarde do dia 11 de fevereiro, após o primeiro dia do Encontro Pedagógico os professores de Boquim, fizeram uma Assembleia Extraordinária para avaliarem a proposta do prefeito de Boquim, Eraldo Andrade, sobre o pagamento do reajuste do piso salarial da categoria. Segundo a proposta o prefeito já reajustaria o piso salarial do magistério neste mês de fevereiro seria pago com o retroativo de janeiro de 2019. A prefeitura de Boquim no ano de 2018 aprovou o piso salarial em julho, deixando 6 meses de retroativos. Sobre esse ponto o prefeito aponta na proposta que em junho sentaria com o SINTESE sobre como pagaria o passivo trabalhista. O atual prefeito falou no dia da negociação com o SINTESE (no dia 07 do corrente) que não quer ficar devendo aos professores em sua gestão. Os professores de Boquim tem passivos trabalhistas deixados por outras gestões e estão acionando a justiça e sendo por ela reconhecido o direito, tanto que a prefeitura na gestão atual está pagando a d

Professores de Boquim debatem o PNAIC - Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa

Ontem a partir das 19h30 (05/04/13)na Escola Joaldo Barbosa aconteceu debate público sobre o PNAIC – Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa, com a professora da Universidade Federal de Sergipe, Silvana Bretas. O debate foi promovido pelo SINTESE a pedido dos professores em assembleia e teve como objetivo tirar as dúvidas sobre o programa do governo federal. Foram convidados professores, a sociedade em geral, a prefeitura de Boquim, Sindicato dos Servidores de Boquim, as secretárias de Educação e de Ação Social e suas equipes, Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Educação de Boquim/CMEB, Câmara de Vereadores. Destes estiveram presentes professores, e algumas pessoas representando a sociedade civil, estudantes do EJA, professores alfabetizadores, do ensino fundamental inicial e final e também o diretor da Escola Joaldo Barbosa, atual presidente do CMEB.

Não devem deixar a Estação...

José de Jesus Santos - profº de História imagem internet As manifestações continuam em todo o Brasil, e vão continuar... Provaram que não querem golpe de estado, mas sim resultado de todos os gestores públicos por mais responsabilidade pelos serviços públicos, melhoramento na Educação, Saúde e Segurança, resumo: não querem só comida... Provaram que tem fome de vários “Quês”. A cobertura televisiva imparcialmente – assim arautam, não deixam de usar seus chavões de efeitos de caras e bocas para destacar o vandalismo e os grupos de baderneiros enquanto as manifestações recebem um breve e positivo adjetivo. O fruto dessa ação de cobertura tem os mesmos efeitos das bombas de efeito moral, lançadas para dispersar o sentido dos movimentos. São verdadeiras balas de borracha disparadas nos braços, pernas da natureza do protesto. São sprays de pimenta lançados nos olhos da liberdade de expressão do povo que desperta junto aos que nunca deixaram as ruas para dizer que já não dá mais