Pular para o conteúdo principal

OUÇA, DIVULGUE,COMENTE ... RÁDIO AGENCIA NOTÍCIAS DO PLANALTO

No dia do professor, aula pública no centro de SP discute o sistema de educação Imprimir E-mail
Clique aqui para ouvir(1'41'' / 418 Kb) - As péssimas condições de trabalho enfrentadas pelos professores e os baixos salários da categoria serão discutidos por debatedores e a população, na Praça da República, no centro da cidade de São Paulo (SP), nesta quinta-feira (15). “Em defesa da Educação Pública e contra o racismo” é o tema da aula pública promovida pela União de Núcleos de Educação Popular para Negros e Classe Trabalhadora (Uneafro) e acontece em frente a Secretaria Estadual de Educação.

Para o integrante da Uneafro, Douglas Belchior, o acesso ao ensino de qualidade no Brasil ainda é restrito para poucos.

“A outra discussão é sobre o papel da República. Que República democrática é essa que faz da educação um feudo, na qual somente conseguem acessar os espaços de qualidade da educação aqueles que fazem parte de uma elite econômica?”

O debate também discute a educação pública voltada para a formação do aluno apenas para a sua atuação no mercado de trabalho. O caso do sistema educacional de São Paulo, dirigido há 14 anos pelo PSBD, será analisado especificamente.

“O projeto de educação está ligado diretamente a uma disputa ideológica dos projetos de sociedade. Ou seja, o modelo educacional e sua política sempre obedecem aos interesses dos projetos dos grupos que dirigem a sociedade.”

O debate também pretende uma reflexão sobre a escola como espaço opressão e preconceito contra os negros.

A Praça da República fica na rua Barão de Itapetininga, esquina com rua Ipiranga. A aula é promovida mensalmente em espaços públicos da cidade de São Paulo e é livre para a participação de todos os públicos.

De São Paulo, da Radioagência NP, Aline Scarso.




Clique aqui para ouvir(1'34'' / 369 Kb) - Apesar de o presidente Lula considerar a transposição do rio São Francisco um projeto de desenvolvimento para o país, não é assim que as populações ribeirinhas e organizações populares enxergam o projeto. Com apenas 15% das obras já realizadas, os problemas já aparecem: desistência de prefeitos devido aos altos custos, rachaduras nas casas ribeirinhas, desrespeitos às terras indígenas. Além disso, a revitalização do rio está aquém da desejada.       

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE ENTRE BOQUIM E PEDRINHAS VITIMA JOVEM BOQUINENSE

FOTO ILUSTRATIVA:  FONTE INTERNET       Na noite de ontem ocorreu uma colisão entre duas motos envolvendo dois jovens um de Boquim e outro de Pedrinhas.   Infelizmente ambos faleceram, o jovem boquinense foi o Anderlan Ravison Rosa Almeida, filho da professora Bete, irmã de Rosenice - esposa de Luiz da Decon.       Bete já foi diretora da Escola Vanda Ribeiro - conhecida como antiga LBA.   O outro jovem foi Anderson Oliveira dos Santos, um dos cobradores da Coopertalse, residente próximo a delegacia de Pedrinhas.  Segundo populares o boquinense estava conduzindo uma moto sem farol e tentou aproveitar a iluminação dos faróis de um caminhão de bebidas e ao tentar ultrapassar colidiu com a biz do pedrinhense. Confira no Cinform online mais informações.                   DEIXAMOS NOSSOS PESARES A AMIGOS E FAMILIARES DA PROFESSORA BETE E DA FA...

Professores de Boquim aprovam a proposta de Reajuste do Piso 2019

Na tarde do dia 11 de fevereiro, após o primeiro dia do Encontro Pedagógico os professores de Boquim, fizeram uma Assembleia Extraordinária para avaliarem a proposta do prefeito de Boquim, Eraldo Andrade, sobre o pagamento do reajuste do piso salarial da categoria. Segundo a proposta o prefeito já reajustaria o piso salarial do magistério neste mês de fevereiro seria pago com o retroativo de janeiro de 2019. A prefeitura de Boquim no ano de 2018 aprovou o piso salarial em julho, deixando 6 meses de retroativos. Sobre esse ponto o prefeito aponta na proposta que em junho sentaria com o SINTESE sobre como pagaria o passivo trabalhista. O atual prefeito falou no dia da negociação com o SINTESE (no dia 07 do corrente) que não quer ficar devendo aos professores em sua gestão. Os professores de Boquim tem passivos trabalhistas deixados por outras gestões e estão acionando a justiça e sendo por ela reconhecido o direito, tanto que a prefeitura na gestão atual está pagando a d...

Deputado federal quer ser Presidente do PT

http://www.politicareal.com.br/noticia.php?id=22958 17.08.2009, 18:54:24 Sergipe. Deputado federal quer ser Presidente do PT; Ele não aceita o apoio do PSDB ao Governo Déda A Política Real está acompanhando... ( Brasília-DF, 17/08/2009) A Política Real está atenta e teve acesso. O deputado federal Iran Barbosa(PT-SE) anunciou que vai disputar a presidência do Partido dos Trabalhadores, no Sergipe, no Processo de Eleição Direta (PED) do PT, encabeçando a chapa estadual pela sua tendência, a Articulação de Esquerda (AE). A eleição interna tem seu primeiro turno no dia 22 de novembro próximo. Ele é tido como um calo no sapato do governador Marcelo Déda (PT) e sempre que colocou contra ao apoio do PSDB ao atual governo petista no Sergipe. O PSDB sergipano também apóia o governo do PC do B, de Edvaldo Nogueira, em Aracaju. O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira, 17, na sede do PT, em Aracaju, onde o deputado concedeu coletiva à imprensa, acompanha...