Pular para o conteúdo principal

Quinze de outubro....


José de Jesus Santos*


A partir da iniciativa da Associação dos Professores Católicos do Rio de Janeiro o dia 15 de outubro ficou conhecido no Brasil como o dia do Professor.  Figura importante na formação de toda sociedade. Não há profissão que não seja formada por este agente transformador.
Uns chamam de mestre, outros de educador, mas professor é o melhor verbete para este profissional do ensino nos dias atuais por que professar nas quatro paredes de uma sala de aula, ou num laboratório, ou em aulas de campo os caminhos por onde o cidadão, o filho do trabalhador, pode trilhar por uma sociedade mais justa.
Mas vamos perguntar a esse que é homenageado o que há de se comemorar... Nos municípios sergipanos infelizmente a imprensa escrita ou falada ecoa que prefeituras preferem fazer festas megalomaníacas a pagar professores, que estas fazem jantares e almoços e ate uma viagem a promoverem formações continuadas e estimular a carreira docente. O que há para se comemorar? Como investir numa carreira acadêmica, mestrado e doutorado se os níveis são seqüestrados ao se reverter em estímulos qualitativos de remuneração. Que incentivo tem um jovem a querer ser Professor?
Sobre o estímulo a carreira, eis ai um ponto que não se ver motivos a festejar se não fosse o trabalho dos sindicatos que representam esta classe – com a aprovação do Piso Salarial em 2008. Muitos gestores foram picados pela mosca azul e estão fazendo um verdadeiro pandemônio na carreira do magistério seqüestrando os direitos adquiridos em anos de muita luta, para simplesmente manterem os seus dividendos políticos. Vale ai para eles massacrar o professor.
O mundo passa por uma crise econômica e a educação também vive a sua – índices baixos nas pesquisas, falta de investimento real na infraestrutura das escolas, desvio de recursos na merenda escolar – a unos recebendo alimentação escolar com data de validade vencida, transporte dos alunos sendo usado em campanhas políticas e até prefeituras preferem promoverem festas colossais  a  pagar seus professores.
Hoje quinze de outubro de 2009 professores da rede municipal e estadual de Sergipe se perguntam o que se tem a comemorar a não ser sua persistência e resistência contra a ideologia neoliberal do sucateamento e criminalização de sua carreira quanto movimento social e transformador do ser humano...
 Hoje o dia do professor no estado de Sergipe é reflexivo no Iate Clube de Aracaju, onde NOVOS RUMOS, NOVAS PERSPECTIVAS E UMA NOVA CARREIRA solidificada no princípio da autonomia e da transformação do aluno em agente construtor da sua própria historia, construtor de uma nova sociedade mais justa e igualitária... ”(...) Na sala de aula é que se forma o cidadão... (...) por isso respeite o meu professor... Batam palmas para eles... que eles merecem!”



*Professor da rede pública municipal de Boquim, delegado de Base (SINTESE)/Conselheiro Municipal de Educação de Boquim/SE)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Professores de Boquim aprovam a proposta de Reajuste do Piso 2019

Na tarde do dia 11 de fevereiro, após o primeiro dia do Encontro Pedagógico os professores de Boquim, fizeram uma Assembleia Extraordinária para avaliarem a proposta do prefeito de Boquim, Eraldo Andrade, sobre o pagamento do reajuste do piso salarial da categoria. Segundo a proposta o prefeito já reajustaria o piso salarial do magistério neste mês de fevereiro seria pago com o retroativo de janeiro de 2019. A prefeitura de Boquim no ano de 2018 aprovou o piso salarial em julho, deixando 6 meses de retroativos. Sobre esse ponto o prefeito aponta na proposta que em junho sentaria com o SINTESE sobre como pagaria o passivo trabalhista. O atual prefeito falou no dia da negociação com o SINTESE (no dia 07 do corrente) que não quer ficar devendo aos professores em sua gestão. Os professores de Boquim tem passivos trabalhistas deixados por outras gestões e estão acionando a justiça e sendo por ela reconhecido o direito, tanto que a prefeitura na gestão atual está pagando a d...

Deputado federal quer ser Presidente do PT

http://www.politicareal.com.br/noticia.php?id=22958 17.08.2009, 18:54:24 Sergipe. Deputado federal quer ser Presidente do PT; Ele não aceita o apoio do PSDB ao Governo Déda A Política Real está acompanhando... ( Brasília-DF, 17/08/2009) A Política Real está atenta e teve acesso. O deputado federal Iran Barbosa(PT-SE) anunciou que vai disputar a presidência do Partido dos Trabalhadores, no Sergipe, no Processo de Eleição Direta (PED) do PT, encabeçando a chapa estadual pela sua tendência, a Articulação de Esquerda (AE). A eleição interna tem seu primeiro turno no dia 22 de novembro próximo. Ele é tido como um calo no sapato do governador Marcelo Déda (PT) e sempre que colocou contra ao apoio do PSDB ao atual governo petista no Sergipe. O PSDB sergipano também apóia o governo do PC do B, de Edvaldo Nogueira, em Aracaju. O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira, 17, na sede do PT, em Aracaju, onde o deputado concedeu coletiva à imprensa, acompanha...

Professores de Boquim elegem representantes para o Forum Municipal de Educação e cobram respeito

Professores de Boquim elegeram na ultima assembleia representantes para compor o Fórum Municipal de Educação como garante a lei 752 de 2015, que trata do Plano Municipal de Educação. Além do Fórum foram eleitos pela categoria em assembleia mais dois membros para compor o Conselho Municipal de Saúde. Na assembleia também ficou deliberado que a categoria ficar em constante estado de Assembleia Permanente uma vez que o prefeito não acenou proposta de pagamento do retroativo de 2015, que somados com os de 2013 e 2014 já chega a 12 meses de passivo trabalhista que o prefeito Jean Carlos deve em sua administração. Também fora defendido ações de luta contra a ação do município em querer induzir o professor a buscar auxilio doença no INSS. Os professores tem apresentado o laudo médico a prefeitura que insiste em encaminha-los para o INSS mesmo podendo trabalhar na escola. O sindicato através do advogado Hildon Robrigues orientou que nenhum docente fique em casa, continue trabalhando e ...