Pular para o conteúdo principal

CADÊ O BOM NATAL?


CADÊ O BOM NATAL?

*José de Jesus Santos
“Para onde vai o dinheiro público?”. “Se a copa do mundo é nossa, e a escola pública de quem é?” Tais orações interrogativas e por que não instigadoras já estão em artigos e propagandas na TV que nos provocam a reflexão...
Na página seis do Jornal do Senado desta semana em letras garrafais “Congresso prioriza rede para fiscalizar gasto público” logo pensei que se trataria de um novo e independente sistema para ajudar a população a fiscalizar as finanças das prefeituras e dos governos estaduais... Mas a figura do Maracanã ao lado do olho da manchete logo me fez perceber e a matéria explicava que era para outro fim.
Tratava-se de um programa sendo elaborado para fiscalizar em tempo real os gastos públicos investidos na Copa do Mundo de 2014 e nas Olimpíadas de 2016, envolvendo os tribunais de contas e Ministério Público além de envolver o cidadão nessa jornada para vigiar a melhor aplicação das verbas publicas, por que o mesmo sistema não é adotado para se ver os gastos das prefeituras?
 Quem já assistiu ao filme Gladiador, viu que em Roma a melhor forma de fazer o povo esquecer seus problemas é dar Pão e Circo: é só lembrar-se das palavras do Imperador que sabia que se desse alimento (pão) e o show (circo) – a luta dos gladiadores o povo esqueceria as injustiças sociais e o ovacionaria clamando seu nome.
Bom nada diferente do contexto do Brasil contemporâneo, quantas prefeituras e estados preferem gastar o dinheiro em festas de natal ou em ÁRVORES NATALINAS, e ainda no espírito de Santa Claus dizer que valoriza o servidor com um jantar e panetone... (não o panetone do DEM).
 Mas e os direitos negados durante o ano todo onde vão parar? Nas bolhinhas do espumante no fim de ano? Ou nas tapinhas nas costas esperando o bebê arrotar a decepção de ter seus direitos trocados por um mero show e comida?
Quantos preferem negar aos professores seu direito ao Piso Salarial e fazer uma festa para comemorar a confraternização dos funcionários... Mas comemorar o que? Afinal temos fome e sede de quê?
 Que música podemos cantar?
Vamos pedir a  Simone sua musica “Então é Natal”?
“Então é NATAL...
E o que o prefeito fez... O ano termina...
E nossos direitos
Negou outra vez!
Cadê o bom NATAL?...”







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Professores de Boquim aprovam a proposta de Reajuste do Piso 2019

Na tarde do dia 11 de fevereiro, após o primeiro dia do Encontro Pedagógico os professores de Boquim, fizeram uma Assembleia Extraordinária para avaliarem a proposta do prefeito de Boquim, Eraldo Andrade, sobre o pagamento do reajuste do piso salarial da categoria. Segundo a proposta o prefeito já reajustaria o piso salarial do magistério neste mês de fevereiro seria pago com o retroativo de janeiro de 2019. A prefeitura de Boquim no ano de 2018 aprovou o piso salarial em julho, deixando 6 meses de retroativos. Sobre esse ponto o prefeito aponta na proposta que em junho sentaria com o SINTESE sobre como pagaria o passivo trabalhista. O atual prefeito falou no dia da negociação com o SINTESE (no dia 07 do corrente) que não quer ficar devendo aos professores em sua gestão. Os professores de Boquim tem passivos trabalhistas deixados por outras gestões e estão acionando a justiça e sendo por ela reconhecido o direito, tanto que a prefeitura na gestão atual está pagando a d...

Professores de Boquim elegem representantes para o Forum Municipal de Educação e cobram respeito

Professores de Boquim elegeram na ultima assembleia representantes para compor o Fórum Municipal de Educação como garante a lei 752 de 2015, que trata do Plano Municipal de Educação. Além do Fórum foram eleitos pela categoria em assembleia mais dois membros para compor o Conselho Municipal de Saúde. Na assembleia também ficou deliberado que a categoria ficar em constante estado de Assembleia Permanente uma vez que o prefeito não acenou proposta de pagamento do retroativo de 2015, que somados com os de 2013 e 2014 já chega a 12 meses de passivo trabalhista que o prefeito Jean Carlos deve em sua administração. Também fora defendido ações de luta contra a ação do município em querer induzir o professor a buscar auxilio doença no INSS. Os professores tem apresentado o laudo médico a prefeitura que insiste em encaminha-los para o INSS mesmo podendo trabalhar na escola. O sindicato através do advogado Hildon Robrigues orientou que nenhum docente fique em casa, continue trabalhando e ...

“Próximo ano não chove não, é ano de eleição!”

Na sessão dessa sexta-feira, 21, na Câmara municipal de Boquim esteve presente o Capitão Silveira para esclarecer aos edis e os cidadãos presentes no plenário sobre o Policiamento Extensivo na cidade além de rápido balanço dos últimos 90 dias no município. Além de da explicação sobre as dificuldades e de como a policia é dividida, deu algumas ideias como o Fórum de Segurança a ser realizado nas associações comunitárias com objetivo de aproximar o policial da comunidade e vice-versa, da necessidade de campanhas que fomentem a cultura do registro dos boletins de ocorrência, e da educação no transito.   Reforçou que o caminho de todas as cidades brasileiras é que a criação, formação e qualificação da guarda municipal para que ela venha atuar na segurança do município. “Se o transito continuar desorganizado em Boquim, o bandido vai gostar da cidade.”- disse o capitão que reforça a necessidade da organização do transito, bem como na regulamentação da lei que obriga os ciclomo...