Na manhã do dia 08 de dezembro os professores da rede municipal de Boquim fizeram uma caminhada até a prefeitura municipal para exigir o cumprimento da Lei 11.738/09 para implementação do PISO SALARIAL NACIONAL do Magistério no município.
“PROFESSOR NAS RUAS! PEDRO A CULPA É SUA!” – Esse foi o urro dos professores para chamar a atenção da sociedade boquinense,desde a avenida principal da cidade até a prefeitura, sobre as mazelas que o prefeito Pedro Barbosa Neto vem fazendo à carreira do Magistério.
O prefeito paga gratificação de desempenho e cargos de comissão e função de gratificação a professores que estão fora da sala de aula, em desvio de função, com recursos do Fundeb que chegam até a 248% do vencimento professor e lamentavelmente paga através de abono um complemento aos professores de nível médio para chegar ao valor do piso nacional. Excluindo os demais professores de nível superior e especialistas e mestrado do direito ao PISO.
O prefeito fez através de lei uma cota de entrada para bloquear o acesso automático da pós-graduação dos professores que chegaram a esse nível, depois morosa a passagem do nível médio para o superior onde ainda há professores que deram entrada em julho e até agora não recebeu o que lhe é de direito.
O presidente do SINTESE, Joel Almeida convidou os docentes a pararem em frente à secretaria de educação para em conjunto repudiarem a atitude autoritária da Secretária De Educação Simone Moura por proibir os professores de fazerem reuniões com os pais e alunos sobre as melhorias nas escolas.
Comentários