Pular para o conteúdo principal

O IMPACTO DO PISO SALARIAL PROFISSIONAL NO MAGISTÉRIO DE BOQUIM










25/02/2010
Iran debate o piso salarial e o seu impacto no Magistério de Boquim
Na noite desta quinta-feira (25/2), o deputado federal Iran Barbosa, participou da segunda etapa da I Audiência Pública de Diagnóstico da Educação de Boquim, realizada pelo SINTESE.
O encontro, realizado na Escola José Fernandes, reuniu alunos, pais de alunos, representantes da Câmara Municipal, da sociedade civil organizada, sindicalistas e professores das redes estadual e municipal. Iran tratou do tema “O Piso Salarial e o Seu Impacto no Magistério de Boquim”.
Para Iran, o tema discutido não pode ser entendido apenas como de interesse dos professores, mas de toda a sociedade, de pais e alunos a gestores e parlamentares, porque o Piso tem impacto em toda a sociedade.
“Não é sem razão que nós, educadores, lutamos por esse piso há décadas. Aliás, essa é uma discussão que remonta ao tempo do Império”, disse Iran.
Para ele, o espírito da Lei do Piso é o da valorização profissional, como prevê a Constituição Federal. De acordo com o parlamentar, que ajudou a construir a Lei na Câmara Federal, o Piso será implementado. “Isso é inexorável, porque a própria sociedade apoia e quer a valorização do magistério como algo importante para a valorização, também, da educação”, ressaltou.
Repercussão – Iran destacou, ainda, que a política de valorização do magistério repercutirá na política pública da educação e na qualidade do ensino. Ele lembrou que os países do mundo que alcançaram patamares elevados de desenvolvimento adotaram políticas públicas de valorização da educação e dos seus profissionais.
Segundo Iran, o Piso é um instrumento de política pública para o desenvolvimento da Nação, capaz de induzir a educação brasileira a novos paradigmas.
O parlamentar apontou, em sua palestra, problemas na implantação do Piso Salarial do Magistério em Boquim que estão em contradição com o espírito da Lei, que é o da valorização do professor.
“Em Boquim, o Piso não prioriza a atividade fim; introduz a lógica do subsídio de forma enviesada; é um desestímulo à carreira e prolonga a lógica de baixa remuneração na região Centro-Sul de Sergipe”, aponta Iran Barbosa.
Dados importantes - Na primeira etapa da Audiência Pública, realizada na terça-feira, 23/02, a palestrante foi a deputada estadual Ana Lucia, do PT, que apresentou dados importantes sobre a realidade socioeducacional de Boquim, destacando dados como a taxa de analfabetismo – que chega a 10% na população de 10 a 15 anos, e 30,6% acima de 15 anos – , e de reprovação nas duas redes de ensino do município.
Segundo Ana Lucia, para melhorar a educação, é preciso mudar o modelo atual da escola e não só equipar as unidades de ensino com computador ou dar giz e apagador. “É necessário uma nova visão social e pedagógica e firmar o tripé condição de ‘trabalho-tempo de estudo-piso salarial do magistério’ para sustentar a melhoria da educação”, defende a deputada.
Para José de Jesus Santos, delegado da sub-sede, a audiência foi muito positiva e esclarecedora para toda a sociedade de Boquim, e para os professores, de modo especial, porque puderam discutir a sua carreira no que o Piso vai valorizá-la, além de oferecer subsídios para a discussão com a prefeitura no processo de implementação do Piso. 
“Agradecemos muito ao Iran por sua vinda e pela sua palestra, que muito nos enriqueceu e vem a fortalecer a nossa luta”, disse José de Jesus.


postado de : http://www.iranbarbosa.com.br  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE ENTRE BOQUIM E PEDRINHAS VITIMA JOVEM BOQUINENSE

FOTO ILUSTRATIVA:  FONTE INTERNET       Na noite de ontem ocorreu uma colisão entre duas motos envolvendo dois jovens um de Boquim e outro de Pedrinhas.   Infelizmente ambos faleceram, o jovem boquinense foi o Anderlan Ravison Rosa Almeida, filho da professora Bete, irmã de Rosenice - esposa de Luiz da Decon.       Bete já foi diretora da Escola Vanda Ribeiro - conhecida como antiga LBA.   O outro jovem foi Anderson Oliveira dos Santos, um dos cobradores da Coopertalse, residente próximo a delegacia de Pedrinhas.  Segundo populares o boquinense estava conduzindo uma moto sem farol e tentou aproveitar a iluminação dos faróis de um caminhão de bebidas e ao tentar ultrapassar colidiu com a biz do pedrinhense. Confira no Cinform online mais informações.                   DEIXAMOS NOSSOS PESARES A AMIGOS E FAMILIARES DA PROFESSORA BETE E DA FA...

Professores de Boquim aprovam a proposta de Reajuste do Piso 2019

Na tarde do dia 11 de fevereiro, após o primeiro dia do Encontro Pedagógico os professores de Boquim, fizeram uma Assembleia Extraordinária para avaliarem a proposta do prefeito de Boquim, Eraldo Andrade, sobre o pagamento do reajuste do piso salarial da categoria. Segundo a proposta o prefeito já reajustaria o piso salarial do magistério neste mês de fevereiro seria pago com o retroativo de janeiro de 2019. A prefeitura de Boquim no ano de 2018 aprovou o piso salarial em julho, deixando 6 meses de retroativos. Sobre esse ponto o prefeito aponta na proposta que em junho sentaria com o SINTESE sobre como pagaria o passivo trabalhista. O atual prefeito falou no dia da negociação com o SINTESE (no dia 07 do corrente) que não quer ficar devendo aos professores em sua gestão. Os professores de Boquim tem passivos trabalhistas deixados por outras gestões e estão acionando a justiça e sendo por ela reconhecido o direito, tanto que a prefeitura na gestão atual está pagando a d...

Deputado federal quer ser Presidente do PT

http://www.politicareal.com.br/noticia.php?id=22958 17.08.2009, 18:54:24 Sergipe. Deputado federal quer ser Presidente do PT; Ele não aceita o apoio do PSDB ao Governo Déda A Política Real está acompanhando... ( Brasília-DF, 17/08/2009) A Política Real está atenta e teve acesso. O deputado federal Iran Barbosa(PT-SE) anunciou que vai disputar a presidência do Partido dos Trabalhadores, no Sergipe, no Processo de Eleição Direta (PED) do PT, encabeçando a chapa estadual pela sua tendência, a Articulação de Esquerda (AE). A eleição interna tem seu primeiro turno no dia 22 de novembro próximo. Ele é tido como um calo no sapato do governador Marcelo Déda (PT) e sempre que colocou contra ao apoio do PSDB ao atual governo petista no Sergipe. O PSDB sergipano também apóia o governo do PC do B, de Edvaldo Nogueira, em Aracaju. O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira, 17, na sede do PT, em Aracaju, onde o deputado concedeu coletiva à imprensa, acompanha...