sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

O IMPACTO DO PISO SALARIAL PROFISSIONAL NO MAGISTÉRIO DE BOQUIM










25/02/2010
Iran debate o piso salarial e o seu impacto no Magistério de Boquim
Na noite desta quinta-feira (25/2), o deputado federal Iran Barbosa, participou da segunda etapa da I Audiência Pública de Diagnóstico da Educação de Boquim, realizada pelo SINTESE.
O encontro, realizado na Escola José Fernandes, reuniu alunos, pais de alunos, representantes da Câmara Municipal, da sociedade civil organizada, sindicalistas e professores das redes estadual e municipal. Iran tratou do tema “O Piso Salarial e o Seu Impacto no Magistério de Boquim”.
Para Iran, o tema discutido não pode ser entendido apenas como de interesse dos professores, mas de toda a sociedade, de pais e alunos a gestores e parlamentares, porque o Piso tem impacto em toda a sociedade.
“Não é sem razão que nós, educadores, lutamos por esse piso há décadas. Aliás, essa é uma discussão que remonta ao tempo do Império”, disse Iran.
Para ele, o espírito da Lei do Piso é o da valorização profissional, como prevê a Constituição Federal. De acordo com o parlamentar, que ajudou a construir a Lei na Câmara Federal, o Piso será implementado. “Isso é inexorável, porque a própria sociedade apoia e quer a valorização do magistério como algo importante para a valorização, também, da educação”, ressaltou.
Repercussão – Iran destacou, ainda, que a política de valorização do magistério repercutirá na política pública da educação e na qualidade do ensino. Ele lembrou que os países do mundo que alcançaram patamares elevados de desenvolvimento adotaram políticas públicas de valorização da educação e dos seus profissionais.
Segundo Iran, o Piso é um instrumento de política pública para o desenvolvimento da Nação, capaz de induzir a educação brasileira a novos paradigmas.
O parlamentar apontou, em sua palestra, problemas na implantação do Piso Salarial do Magistério em Boquim que estão em contradição com o espírito da Lei, que é o da valorização do professor.
“Em Boquim, o Piso não prioriza a atividade fim; introduz a lógica do subsídio de forma enviesada; é um desestímulo à carreira e prolonga a lógica de baixa remuneração na região Centro-Sul de Sergipe”, aponta Iran Barbosa.
Dados importantes - Na primeira etapa da Audiência Pública, realizada na terça-feira, 23/02, a palestrante foi a deputada estadual Ana Lucia, do PT, que apresentou dados importantes sobre a realidade socioeducacional de Boquim, destacando dados como a taxa de analfabetismo – que chega a 10% na população de 10 a 15 anos, e 30,6% acima de 15 anos – , e de reprovação nas duas redes de ensino do município.
Segundo Ana Lucia, para melhorar a educação, é preciso mudar o modelo atual da escola e não só equipar as unidades de ensino com computador ou dar giz e apagador. “É necessário uma nova visão social e pedagógica e firmar o tripé condição de ‘trabalho-tempo de estudo-piso salarial do magistério’ para sustentar a melhoria da educação”, defende a deputada.
Para José de Jesus Santos, delegado da sub-sede, a audiência foi muito positiva e esclarecedora para toda a sociedade de Boquim, e para os professores, de modo especial, porque puderam discutir a sua carreira no que o Piso vai valorizá-la, além de oferecer subsídios para a discussão com a prefeitura no processo de implementação do Piso. 
“Agradecemos muito ao Iran por sua vinda e pela sua palestra, que muito nos enriqueceu e vem a fortalecer a nossa luta”, disse José de Jesus.


postado de : http://www.iranbarbosa.com.br  

Nenhum comentário:

Sobre o que já postamos

BOQUIM SERGIPE piso professores GREVE prefeito sintese luta Brasil PISO SALARIAL vereadores Déda Jean câmara Aracaju Lagarto Pedrinhas STF 2012 2014 Alencar Amigos BLOCO CARREIRA DEPUTADOS LAGOA VERMELHA MP PNE PRE-CAJU Tribunal de Contas chile ditadura enterro escolas governo magistério mec micareta prefeitura prova 12 de junho 141anos 150 dias 1567 2010 2016 ADI AZAR Abelardo Romero Dantas Alô Associação BANDA LARGA BODE Bahia CAE CANDIDATO CLT CNBB Carmem Miranda Ciarlos Conae Copa do mundo Creches DIA DO BEIJO ESTADUAL EUA Edivaldo Educação Estado Estância FESTA FIFA HINO IBGE INTERNET Iluminação Interior José José Comblin LAN HOUSE Lula MARCELO DEDA MDE MICARETA 2012 México Natal OAB Obama PAREDÕES PRAÇA RCB RESISTÊNCIA SE SEXTA FEIRA 13 TV Tabaroinha Taxa UFS Zé Carioca acidente adefib ai se eu soubesse aliança angra 1 angra 2 aniversário anos arcaju argentina.brasil assembleia. assim você me mata atomicas atrasado aulas bardosa batismos campanha censura cidadania cidade concursado contratados copertalse cravo dança das cadeiras dem denúncia dia dos namorados direitos edil energia escravos esquerda estudantes expressão fhs floro frei betto fundação hospitalar de saúde globo golpe militar hegemonia humanos iran japão jovem jovens joão junho kw/h lei liberdade libertação livro líder manifestações merenda merendeira micareta 2011 morte médicos mídia nacional notas novela nucleares oposição pacientes padre pascoa pedro barbosa polícia militar política prefeitos presidente pt páscoa quaresma reforma republica riachão rojões santana sbt secretaria segurança pública sindipema smecelt tabela tarifas teologia da libertação trânsito universitários usinas verdade vereador vice violencia voto