Pular para o conteúdo principal

Boquim sitiada pelo medo...

O Interior a mercê dos bandidos

Quadrilhas impõem o medo e assaltam comerciantes e população a qualquer hora do dia. Moradores afirmam que a polícia não atende as ocorrências

06/04/2010 - 07:22


Distante 82 km da capital sergipana, o município de Boquim conhecido pela tradicional festa da laranja, esconde o medo e a angustia de um povo que está a mercê dos bandidos que invadem estabelecimentos comerciais a qualquer hora do dia e assaltam pessoas a mão armada.
A tranquilidade de José Hunaldo Andrade e Joelma Pereira de Oliveira foi quebrada após o estabelecimento comercial e uma chácara do casal ter sido alvo de assaltos. A ação dos bandidos chamou a atenção do comerciante que está indignado com o descaso da polícia com a segurança pública do município. O comerciante conta que há 10 anos escolheu morar no Interior para fugir da violência.
“Boquim é uma cidade acolhedora e era muito pacata e tranquila, mas os assaltos tem se tornado frequentes e não podemos deixar que os bandidos tomem conta das casas e continuem aterrorizando a população”, lamenta Hunaldo.
O desabafo do comerciante é por conta de um assalto registrado em sua mercearia no inicio do mês. Hunaldo conta que sua esposa foi abordada por três homens armados que chegaram ao final do expediente e levaram cerca de R$500 em dinheiro. “Eles agiram rapidamente, mas quando chamamos a polícia eles demoraram mais de 20 minutos para chegar”, relata o comerciante, ressaltando que a delegacia do município fica há cerca de 300 metros do local do assalto.
O comerciante tem mesmo motivos para se preocupar, a propriedade rural também foi arrombada duas vezes. “Eles levaram telefone, vídeo, som e tentaram roubar também uma bomba de água, mas como não conseguiram, voltaram no outro dia e levaram todo o restante”, conta Hunaldo, completando que chegou a pedir ajuda na delegacia, mas não tinham policiais para fazer a diligência.
No município o que não falta é relatos de pessoas que foram assaltadas. No Centro, o principal alvo são lojas de roupas, doces e casas lotéricas. Com medo de represarias um comerciante diz que um assaltante conhecido na região levou várias peças de roupa da sua loja no último final de semana. Dessa vez a polícia conseguiu prender o assaltante, mas o comerciante reclama que na mesma semana foi colocado em liberdade.
Somente este ano a casa lotérica do município foi assaltada duas vezes. “Um prejuízo muito grande, fora também o medo que fica para as pessoas que trabalham no local”, reclama o proprietário que prefere não ser identificado.
De acordo com o delegado do município, Dernival Eloi, que assumiu o cargo há poucas semanas, a delegacia tem 160 inquéritos que estão sendo analisados. Dernival afirmou que desconhece os casos de assaltos e que a maioria das ocorrências estão relacionadas a roubos. “Já encaminhei ofício a Secretaria da Segurança Pública pedindo o reforço do efetivo, contamos apenas com um policial na rua e um investigador quando seriam necessários um no plantão e três policiais nas ruas”, diz o delegado ressaltando que esteve reunido com o juiz, promotor e representantes no sentido de reiterar o pedido a SSP.

veja matéria completa em : http://www.infonet.com.br

Por Kátia Susanna

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Professores de Boquim elegem representantes para o Forum Municipal de Educação e cobram respeito

Professores de Boquim elegeram na ultima assembleia representantes para compor o Fórum Municipal de Educação como garante a lei 752 de 2015, que trata do Plano Municipal de Educação. Além do Fórum foram eleitos pela categoria em assembleia mais dois membros para compor o Conselho Municipal de Saúde. Na assembleia também ficou deliberado que a categoria ficar em constante estado de Assembleia Permanente uma vez que o prefeito não acenou proposta de pagamento do retroativo de 2015, que somados com os de 2013 e 2014 já chega a 12 meses de passivo trabalhista que o prefeito Jean Carlos deve em sua administração. Também fora defendido ações de luta contra a ação do município em querer induzir o professor a buscar auxilio doença no INSS. Os professores tem apresentado o laudo médico a prefeitura que insiste em encaminha-los para o INSS mesmo podendo trabalhar na escola. O sindicato através do advogado Hildon Robrigues orientou que nenhum docente fique em casa, continue trabalhando e ...

Professores de Boquim aprovam a proposta de Reajuste do Piso 2019

Na tarde do dia 11 de fevereiro, após o primeiro dia do Encontro Pedagógico os professores de Boquim, fizeram uma Assembleia Extraordinária para avaliarem a proposta do prefeito de Boquim, Eraldo Andrade, sobre o pagamento do reajuste do piso salarial da categoria. Segundo a proposta o prefeito já reajustaria o piso salarial do magistério neste mês de fevereiro seria pago com o retroativo de janeiro de 2019. A prefeitura de Boquim no ano de 2018 aprovou o piso salarial em julho, deixando 6 meses de retroativos. Sobre esse ponto o prefeito aponta na proposta que em junho sentaria com o SINTESE sobre como pagaria o passivo trabalhista. O atual prefeito falou no dia da negociação com o SINTESE (no dia 07 do corrente) que não quer ficar devendo aos professores em sua gestão. Os professores de Boquim tem passivos trabalhistas deixados por outras gestões e estão acionando a justiça e sendo por ela reconhecido o direito, tanto que a prefeitura na gestão atual está pagando a d...

“Próximo ano não chove não, é ano de eleição!”

Na sessão dessa sexta-feira, 21, na Câmara municipal de Boquim esteve presente o Capitão Silveira para esclarecer aos edis e os cidadãos presentes no plenário sobre o Policiamento Extensivo na cidade além de rápido balanço dos últimos 90 dias no município. Além de da explicação sobre as dificuldades e de como a policia é dividida, deu algumas ideias como o Fórum de Segurança a ser realizado nas associações comunitárias com objetivo de aproximar o policial da comunidade e vice-versa, da necessidade de campanhas que fomentem a cultura do registro dos boletins de ocorrência, e da educação no transito.   Reforçou que o caminho de todas as cidades brasileiras é que a criação, formação e qualificação da guarda municipal para que ela venha atuar na segurança do município. “Se o transito continuar desorganizado em Boquim, o bandido vai gostar da cidade.”- disse o capitão que reforça a necessidade da organização do transito, bem como na regulamentação da lei que obriga os ciclomo...