Pular para o conteúdo principal

Boquim sitiada pelo medo...

O Interior a mercê dos bandidos

Quadrilhas impõem o medo e assaltam comerciantes e população a qualquer hora do dia. Moradores afirmam que a polícia não atende as ocorrências

06/04/2010 - 07:22


Distante 82 km da capital sergipana, o município de Boquim conhecido pela tradicional festa da laranja, esconde o medo e a angustia de um povo que está a mercê dos bandidos que invadem estabelecimentos comerciais a qualquer hora do dia e assaltam pessoas a mão armada.
A tranquilidade de José Hunaldo Andrade e Joelma Pereira de Oliveira foi quebrada após o estabelecimento comercial e uma chácara do casal ter sido alvo de assaltos. A ação dos bandidos chamou a atenção do comerciante que está indignado com o descaso da polícia com a segurança pública do município. O comerciante conta que há 10 anos escolheu morar no Interior para fugir da violência.
“Boquim é uma cidade acolhedora e era muito pacata e tranquila, mas os assaltos tem se tornado frequentes e não podemos deixar que os bandidos tomem conta das casas e continuem aterrorizando a população”, lamenta Hunaldo.
O desabafo do comerciante é por conta de um assalto registrado em sua mercearia no inicio do mês. Hunaldo conta que sua esposa foi abordada por três homens armados que chegaram ao final do expediente e levaram cerca de R$500 em dinheiro. “Eles agiram rapidamente, mas quando chamamos a polícia eles demoraram mais de 20 minutos para chegar”, relata o comerciante, ressaltando que a delegacia do município fica há cerca de 300 metros do local do assalto.
O comerciante tem mesmo motivos para se preocupar, a propriedade rural também foi arrombada duas vezes. “Eles levaram telefone, vídeo, som e tentaram roubar também uma bomba de água, mas como não conseguiram, voltaram no outro dia e levaram todo o restante”, conta Hunaldo, completando que chegou a pedir ajuda na delegacia, mas não tinham policiais para fazer a diligência.
No município o que não falta é relatos de pessoas que foram assaltadas. No Centro, o principal alvo são lojas de roupas, doces e casas lotéricas. Com medo de represarias um comerciante diz que um assaltante conhecido na região levou várias peças de roupa da sua loja no último final de semana. Dessa vez a polícia conseguiu prender o assaltante, mas o comerciante reclama que na mesma semana foi colocado em liberdade.
Somente este ano a casa lotérica do município foi assaltada duas vezes. “Um prejuízo muito grande, fora também o medo que fica para as pessoas que trabalham no local”, reclama o proprietário que prefere não ser identificado.
De acordo com o delegado do município, Dernival Eloi, que assumiu o cargo há poucas semanas, a delegacia tem 160 inquéritos que estão sendo analisados. Dernival afirmou que desconhece os casos de assaltos e que a maioria das ocorrências estão relacionadas a roubos. “Já encaminhei ofício a Secretaria da Segurança Pública pedindo o reforço do efetivo, contamos apenas com um policial na rua e um investigador quando seriam necessários um no plantão e três policiais nas ruas”, diz o delegado ressaltando que esteve reunido com o juiz, promotor e representantes no sentido de reiterar o pedido a SSP.

veja matéria completa em : http://www.infonet.com.br

Por Kátia Susanna

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Professores de Boquim debatem o PNAIC - Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa

Ontem a partir das 19h30 (05/04/13)na Escola Joaldo Barbosa aconteceu debate público sobre o PNAIC – Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa, com a professora da Universidade Federal de Sergipe, Silvana Bretas. O debate foi promovido pelo SINTESE a pedido dos professores em assembleia e teve como objetivo tirar as dúvidas sobre o programa do governo federal. Foram convidados professores, a sociedade em geral, a prefeitura de Boquim, Sindicato dos Servidores de Boquim, as secretárias de Educação e de Ação Social e suas equipes, Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Educação de Boquim/CMEB, Câmara de Vereadores. Destes estiveram presentes professores, e algumas pessoas representando a sociedade civil, estudantes do EJA, professores alfabetizadores, do ensino fundamental inicial e final e também o diretor da Escola Joaldo Barbosa, atual presidente do CMEB.

Professores de Boquim aprovam a proposta de Reajuste do Piso 2019

Na tarde do dia 11 de fevereiro, após o primeiro dia do Encontro Pedagógico os professores de Boquim, fizeram uma Assembleia Extraordinária para avaliarem a proposta do prefeito de Boquim, Eraldo Andrade, sobre o pagamento do reajuste do piso salarial da categoria. Segundo a proposta o prefeito já reajustaria o piso salarial do magistério neste mês de fevereiro seria pago com o retroativo de janeiro de 2019. A prefeitura de Boquim no ano de 2018 aprovou o piso salarial em julho, deixando 6 meses de retroativos. Sobre esse ponto o prefeito aponta na proposta que em junho sentaria com o SINTESE sobre como pagaria o passivo trabalhista. O atual prefeito falou no dia da negociação com o SINTESE (no dia 07 do corrente) que não quer ficar devendo aos professores em sua gestão. Os professores de Boquim tem passivos trabalhistas deixados por outras gestões e estão acionando a justiça e sendo por ela reconhecido o direito, tanto que a prefeitura na gestão atual está pagando a d

Não devem deixar a Estação...

José de Jesus Santos - profº de História imagem internet As manifestações continuam em todo o Brasil, e vão continuar... Provaram que não querem golpe de estado, mas sim resultado de todos os gestores públicos por mais responsabilidade pelos serviços públicos, melhoramento na Educação, Saúde e Segurança, resumo: não querem só comida... Provaram que tem fome de vários “Quês”. A cobertura televisiva imparcialmente – assim arautam, não deixam de usar seus chavões de efeitos de caras e bocas para destacar o vandalismo e os grupos de baderneiros enquanto as manifestações recebem um breve e positivo adjetivo. O fruto dessa ação de cobertura tem os mesmos efeitos das bombas de efeito moral, lançadas para dispersar o sentido dos movimentos. São verdadeiras balas de borracha disparadas nos braços, pernas da natureza do protesto. São sprays de pimenta lançados nos olhos da liberdade de expressão do povo que desperta junto aos que nunca deixaram as ruas para dizer que já não dá mais