Pular para o conteúdo principal

BOQUIM: Micareta 2010...Professores na Luta!

Véspera da Micareta 2010
professores de Boquim na luta pelo Piso


No dia 29 de abril na véspera da Micareta 2010 em Boquim os professores se mobilizaram para mostrar as visitantes e aos munícipes da falta de vontade política de aplicar o piso salarial do magistério pelo prefeito Pedro Barbosa.
Pela manhã se reuniram na Praça Hermes Fontes e distribuíram 1024 enroladinhos para lembrar do valor do piso como vencimento como garante a lei 11.738/08 (a Lei do Piso). De forma pacífica e hilariante os professores entregaram também um folheto com a receita do Enroladinho do Piso( veja abaixo no final da postagem).

A noite fizeram a primeira via crucis do Silencio num cortejo sob o bumbo e matracas entregando mais jornais com a primeira proposta do prefeito que reduzia a regência para 0% além de cortar outras vantagens conquistadas ao longo de 20 anos de luta pelo magistério boquinense.
Enroladinho do Piso: desde 2008 nesta luta
Carregando cruzes denunciando as mazelas do município quanto a Educação como a falta da gestão democrática para a eleição de diretores, desvalorização profissional, violência nas escolas...
Essa agenda de luta se estendeu na manha do dia 30 com novas entregas do jornal no centro da cidade e nos povoados além de ser colocada mais uma paródia para dar enfase a luta em clima da micareta.
No dia 04 de maio as 14h haverá nova audiencia com a Prefeitura onde os professores farão vigilia aguardando o resultado. No dia 29 a noite os professores fizeram mais uma assembleia onde reforçaram a não aceitação da proposta do prefeito  Pedro Barbosa onde ele corta os niveis de graduação pós-graduação e mestrado para 15,30,40 alem de reduzir a regencia para 10% - Atualmente a carreira garante 50% de regência de classe, 50,100 e 104 para os níveis. 
Magistério de Boquim
faz Via Crucis do Silêncio e o Enroladinho do Piso
A categoria entende que 18% de regência, 40,50,60 foi a última proposta entregue pelo SINTESE que já cortou o que podia, falta agora o prefeito fazer a parte dele que é reorganizar a rede, baixar mais as porcentagens das funções que estão fora da sala de aula e não pagar com recursos da educação, não usar os recursos do MDE para pagamento de aposentados, colocar os professores em desvio de função para a sala de aula e não contratar estagiários para auxiliar ou ficar no lugar do professor na escola entre outras irregularidades.


ENROLADINHO DO PISO


Receita:

·        Embromação a vontade;
·        Uma dose grande de desculpas esfarrapadas;
·        Negligenciar a vontade;
·        Um bocado de GDs, CCs e FGs;
·        1 comissão de negociação sem autonomia;
·        3 ou mais traidores da educação;
·        Pitadas de “Enrolation”
·        Propostas de desvalorização do Piso (uma de 0% de regência);
·        Matérias pagas a jornais a gosto;
·        11 xícaras de paciência.

Pegue tudo e junte com um bocado de desvio de função.
Ponha a comissão do SINTESE e os professores de molho.
Acrescente na sociedade que vai ou já paga o piso, mas não cumpre a Lei!
Misturar tudo e bater no liquidificador para acabar em pizza.
Leve ao forno e esquecer até torrar a paciência dos professores.

***
Desde fevereiro de 2008 os professores de Boquim tem buscado negociar o piso salarial com a prefeitura municipal. Muitas audiências ocorreram sob muita luta e do magistério e até o momento a postura da administração municipal foi postergar a mais de 1 ano e 4 meses onde até proposta de 0% na regência e cortes extremos nos direitos adquiridos ao longo de 20 anos de luta foi colocada pelo Prefeito Pedro Barbosa.  É preciso reorganizar a rede pública municipal de ensino de Boquim, acabar com os vícios das gratificações e vantagens que não estão contempladas na carreira do magistério, fazer a gestão democrática para eleição de diretores das escolas, aplicar corretamente os recursos do MDE e FUNDEB para que se aplique o PISO SALARIAL NACIONAL PROFISSIONAL sancionado pelo presidente Lula, e se invista na manutenção das escolas. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Professores de Boquim aprovam a proposta de Reajuste do Piso 2019

Na tarde do dia 11 de fevereiro, após o primeiro dia do Encontro Pedagógico os professores de Boquim, fizeram uma Assembleia Extraordinária para avaliarem a proposta do prefeito de Boquim, Eraldo Andrade, sobre o pagamento do reajuste do piso salarial da categoria. Segundo a proposta o prefeito já reajustaria o piso salarial do magistério neste mês de fevereiro seria pago com o retroativo de janeiro de 2019. A prefeitura de Boquim no ano de 2018 aprovou o piso salarial em julho, deixando 6 meses de retroativos. Sobre esse ponto o prefeito aponta na proposta que em junho sentaria com o SINTESE sobre como pagaria o passivo trabalhista. O atual prefeito falou no dia da negociação com o SINTESE (no dia 07 do corrente) que não quer ficar devendo aos professores em sua gestão. Os professores de Boquim tem passivos trabalhistas deixados por outras gestões e estão acionando a justiça e sendo por ela reconhecido o direito, tanto que a prefeitura na gestão atual está pagando a d...

ACIDENTE ENTRE BOQUIM E PEDRINHAS VITIMA JOVEM BOQUINENSE

FOTO ILUSTRATIVA:  FONTE INTERNET       Na noite de ontem ocorreu uma colisão entre duas motos envolvendo dois jovens um de Boquim e outro de Pedrinhas.   Infelizmente ambos faleceram, o jovem boquinense foi o Anderlan Ravison Rosa Almeida, filho da professora Bete, irmã de Rosenice - esposa de Luiz da Decon.       Bete já foi diretora da Escola Vanda Ribeiro - conhecida como antiga LBA.   O outro jovem foi Anderson Oliveira dos Santos, um dos cobradores da Coopertalse, residente próximo a delegacia de Pedrinhas.  Segundo populares o boquinense estava conduzindo uma moto sem farol e tentou aproveitar a iluminação dos faróis de um caminhão de bebidas e ao tentar ultrapassar colidiu com a biz do pedrinhense. Confira no Cinform online mais informações.                   DEIXAMOS NOSSOS PESARES A AMIGOS E FAMILIARES DA PROFESSORA BETE E DA FA...

O QUE FOI ISSO COMPANHEIRO?

Na tarde do dia 12 de fevereiro a população de Boquim presenciou a retirada das faixas colocadas pelo SINTESE.  "O QUE FOI ISSO COMPANHEIRO?"  Era a pergunta que faziam ao professor José enquanto presenciavam a cena varguista. Ninguém entedeu no momento o que estava acontecendo já que o sindicato tinha uma autorização que data a retirada das mesmas no dia 26 de fevereiro. Segundo o secretário de obra Jean Carlos foi uma medida tomada devido as cobranças constante sobre a forma como as faixas estavam sendo colocadas na cidade, onde muitas pessoas estavam colocando sem permissão e controle.  Na autorização com timbre da prefeitura de Boquim nº 0198, vem expondo um CÓDIGO DE LIMPEZA URBANA. Lei 301 em  Art.11 que disciplina a forma como as faixas ou qualquer engenho publicitário ou não deve ser exposto, evitando assim a poluição visual nas ruas e avenidas da cidade. Acontece que o SINTESE mesmo com  autorização teve suas faixas retiradas. Justamente quando hora ...