Pular para o conteúdo principal

PISO SALARIAL ...A LUTA CONTINUA...SEMPRE!

1024 enroladinhos foram entregues na manhã do dia 29/04
para a população boquinense para informá-la sobre a luta pelo
seu direito ao piso salarial nacional.
A sociedade boquinense tem assistido desde 2008 a luta pela implantação do PSPN (Piso Salarial Profissional Nacional) e o tema ainda parece ser incompreendido por parte de muitos gestores nos municípios sergipanos que procuram de uma forma ou de outra justificar a não aplicação da Lei Federal Sancionada pelo presidente Lula. 

No último dia 04/05 aconteceu uma audiência com o SINTESE e a prefeitura municipal onde foi colocada a rejeição da proposta do prefeito onde cortaria ainda mais os níveis de graduação dos professores para 15,30 e 40 o que seria uma perda histórica para o magistério boquinense. 
Ainda na mesma audiência foram colocados novos patamares que chegaria em torno de 75,24% da folha - na última proposta defendida pelos professores a folha chegaria a 75,4% onde a regência seria de 18%, e a mudança de nível para 40,50 e 60.
Com os novos patamares o SINTESE fez os cálculos e descobriu perdas em mais de 30 professores.Com esta situação foi decido suspender a assembleia com os professores de Boquim que seria realizada hoje as 15h no auditório Benjamim. 

Na maioria dos municípios sergipanos as prefeituras estão fechando as propostas com o SINTESE em torno de 80% da folha de pagamento. Mas para tal fim foi feita uma verdadeira reorganização da rede onde até Secretários de Educação e seu secretariado dividem sua carga horária de trabalho na secretaria de educação e na sala de aula, além de acabar com contratos sem precisar fazer concursos fazendo os professores em desvio de função retornarem as atividades docentes, as gratificações para os diretores e funções administrativas reduzidas até o patamar de 40% a 70%(a depender do numero de alunos por escola).
Essas atitudes só foram realizadas após intensa luta dos professores e inúmeras audiências entre o sindicato e os prefeitos. Onde não houve negociação os prefeitos como verdadeiros ditadores empurraram para a Câmara de Vereadores e estes aprovaram a sentença da carreira do magistério.
A Lei 11.738/08 garante ao professor em inicio de carreira com nível médio (no máximo 200h) um vencimento de R$ 1024,67 - ou seja quem começasse hoje a trabalhar como professor iria receber no vencimento este valor mais as vantagens da carreira do magistério como a regência de classe - se ele trabalhasse apenas na cidade. Se trabalhasse no povoado receberia além da regência a gratificação de difícil acesso conforme  a distância. 
Acontece que no municipio de Boquim existe uma distorção na valorização do professor quanto a sua remuneração entre outros direitos onde 5 professores com nivel médio com mais de 20 anos de trabalho ganham no total geral (bruto) o valor de R$ 1024,67 e pouco mais de 20 nivel médio com 1 a 2 anos de serviço estão recebedendo no geral com os direitos  564,74 a 819,74 - todos com carga horária de 160 - este valores no mínimo seriam seu vencimento sem as vantagens conforme a Lei do piso. Os professores estão a cada dia desacreditados com esta situação e estão prontos para mais embates se for preciso. Porém percebem que já cederam o suficiente e que a prefeitura de fato concreto corte também na sua própria carne como vem fazendo o magistério boquinense.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE ENTRE BOQUIM E PEDRINHAS VITIMA JOVEM BOQUINENSE

FOTO ILUSTRATIVA:  FONTE INTERNET       Na noite de ontem ocorreu uma colisão entre duas motos envolvendo dois jovens um de Boquim e outro de Pedrinhas.   Infelizmente ambos faleceram, o jovem boquinense foi o Anderlan Ravison Rosa Almeida, filho da professora Bete, irmã de Rosenice - esposa de Luiz da Decon.       Bete já foi diretora da Escola Vanda Ribeiro - conhecida como antiga LBA.   O outro jovem foi Anderson Oliveira dos Santos, um dos cobradores da Coopertalse, residente próximo a delegacia de Pedrinhas.  Segundo populares o boquinense estava conduzindo uma moto sem farol e tentou aproveitar a iluminação dos faróis de um caminhão de bebidas e ao tentar ultrapassar colidiu com a biz do pedrinhense. Confira no Cinform online mais informações.                   DEIXAMOS NOSSOS PESARES A AMIGOS E FAMILIARES DA PROFESSORA BETE E DA FA...

Professores de Boquim aprovam a proposta de Reajuste do Piso 2019

Na tarde do dia 11 de fevereiro, após o primeiro dia do Encontro Pedagógico os professores de Boquim, fizeram uma Assembleia Extraordinária para avaliarem a proposta do prefeito de Boquim, Eraldo Andrade, sobre o pagamento do reajuste do piso salarial da categoria. Segundo a proposta o prefeito já reajustaria o piso salarial do magistério neste mês de fevereiro seria pago com o retroativo de janeiro de 2019. A prefeitura de Boquim no ano de 2018 aprovou o piso salarial em julho, deixando 6 meses de retroativos. Sobre esse ponto o prefeito aponta na proposta que em junho sentaria com o SINTESE sobre como pagaria o passivo trabalhista. O atual prefeito falou no dia da negociação com o SINTESE (no dia 07 do corrente) que não quer ficar devendo aos professores em sua gestão. Os professores de Boquim tem passivos trabalhistas deixados por outras gestões e estão acionando a justiça e sendo por ela reconhecido o direito, tanto que a prefeitura na gestão atual está pagando a d...

Deputado federal quer ser Presidente do PT

http://www.politicareal.com.br/noticia.php?id=22958 17.08.2009, 18:54:24 Sergipe. Deputado federal quer ser Presidente do PT; Ele não aceita o apoio do PSDB ao Governo Déda A Política Real está acompanhando... ( Brasília-DF, 17/08/2009) A Política Real está atenta e teve acesso. O deputado federal Iran Barbosa(PT-SE) anunciou que vai disputar a presidência do Partido dos Trabalhadores, no Sergipe, no Processo de Eleição Direta (PED) do PT, encabeçando a chapa estadual pela sua tendência, a Articulação de Esquerda (AE). A eleição interna tem seu primeiro turno no dia 22 de novembro próximo. Ele é tido como um calo no sapato do governador Marcelo Déda (PT) e sempre que colocou contra ao apoio do PSDB ao atual governo petista no Sergipe. O PSDB sergipano também apóia o governo do PC do B, de Edvaldo Nogueira, em Aracaju. O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira, 17, na sede do PT, em Aracaju, onde o deputado concedeu coletiva à imprensa, acompanha...