Pular para o conteúdo principal

PISO SALARIAL ...A LUTA CONTINUA...SEMPRE!

1024 enroladinhos foram entregues na manhã do dia 29/04
para a população boquinense para informá-la sobre a luta pelo
seu direito ao piso salarial nacional.
A sociedade boquinense tem assistido desde 2008 a luta pela implantação do PSPN (Piso Salarial Profissional Nacional) e o tema ainda parece ser incompreendido por parte de muitos gestores nos municípios sergipanos que procuram de uma forma ou de outra justificar a não aplicação da Lei Federal Sancionada pelo presidente Lula. 

No último dia 04/05 aconteceu uma audiência com o SINTESE e a prefeitura municipal onde foi colocada a rejeição da proposta do prefeito onde cortaria ainda mais os níveis de graduação dos professores para 15,30 e 40 o que seria uma perda histórica para o magistério boquinense. 
Ainda na mesma audiência foram colocados novos patamares que chegaria em torno de 75,24% da folha - na última proposta defendida pelos professores a folha chegaria a 75,4% onde a regência seria de 18%, e a mudança de nível para 40,50 e 60.
Com os novos patamares o SINTESE fez os cálculos e descobriu perdas em mais de 30 professores.Com esta situação foi decido suspender a assembleia com os professores de Boquim que seria realizada hoje as 15h no auditório Benjamim. 

Na maioria dos municípios sergipanos as prefeituras estão fechando as propostas com o SINTESE em torno de 80% da folha de pagamento. Mas para tal fim foi feita uma verdadeira reorganização da rede onde até Secretários de Educação e seu secretariado dividem sua carga horária de trabalho na secretaria de educação e na sala de aula, além de acabar com contratos sem precisar fazer concursos fazendo os professores em desvio de função retornarem as atividades docentes, as gratificações para os diretores e funções administrativas reduzidas até o patamar de 40% a 70%(a depender do numero de alunos por escola).
Essas atitudes só foram realizadas após intensa luta dos professores e inúmeras audiências entre o sindicato e os prefeitos. Onde não houve negociação os prefeitos como verdadeiros ditadores empurraram para a Câmara de Vereadores e estes aprovaram a sentença da carreira do magistério.
A Lei 11.738/08 garante ao professor em inicio de carreira com nível médio (no máximo 200h) um vencimento de R$ 1024,67 - ou seja quem começasse hoje a trabalhar como professor iria receber no vencimento este valor mais as vantagens da carreira do magistério como a regência de classe - se ele trabalhasse apenas na cidade. Se trabalhasse no povoado receberia além da regência a gratificação de difícil acesso conforme  a distância. 
Acontece que no municipio de Boquim existe uma distorção na valorização do professor quanto a sua remuneração entre outros direitos onde 5 professores com nivel médio com mais de 20 anos de trabalho ganham no total geral (bruto) o valor de R$ 1024,67 e pouco mais de 20 nivel médio com 1 a 2 anos de serviço estão recebedendo no geral com os direitos  564,74 a 819,74 - todos com carga horária de 160 - este valores no mínimo seriam seu vencimento sem as vantagens conforme a Lei do piso. Os professores estão a cada dia desacreditados com esta situação e estão prontos para mais embates se for preciso. Porém percebem que já cederam o suficiente e que a prefeitura de fato concreto corte também na sua própria carne como vem fazendo o magistério boquinense.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Professores de Boquim aprovam a proposta de Reajuste do Piso 2019

Na tarde do dia 11 de fevereiro, após o primeiro dia do Encontro Pedagógico os professores de Boquim, fizeram uma Assembleia Extraordinária para avaliarem a proposta do prefeito de Boquim, Eraldo Andrade, sobre o pagamento do reajuste do piso salarial da categoria. Segundo a proposta o prefeito já reajustaria o piso salarial do magistério neste mês de fevereiro seria pago com o retroativo de janeiro de 2019. A prefeitura de Boquim no ano de 2018 aprovou o piso salarial em julho, deixando 6 meses de retroativos. Sobre esse ponto o prefeito aponta na proposta que em junho sentaria com o SINTESE sobre como pagaria o passivo trabalhista. O atual prefeito falou no dia da negociação com o SINTESE (no dia 07 do corrente) que não quer ficar devendo aos professores em sua gestão. Os professores de Boquim tem passivos trabalhistas deixados por outras gestões e estão acionando a justiça e sendo por ela reconhecido o direito, tanto que a prefeitura na gestão atual está pagando a d

Professores de Boquim debatem o PNAIC - Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa

Ontem a partir das 19h30 (05/04/13)na Escola Joaldo Barbosa aconteceu debate público sobre o PNAIC – Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa, com a professora da Universidade Federal de Sergipe, Silvana Bretas. O debate foi promovido pelo SINTESE a pedido dos professores em assembleia e teve como objetivo tirar as dúvidas sobre o programa do governo federal. Foram convidados professores, a sociedade em geral, a prefeitura de Boquim, Sindicato dos Servidores de Boquim, as secretárias de Educação e de Ação Social e suas equipes, Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Educação de Boquim/CMEB, Câmara de Vereadores. Destes estiveram presentes professores, e algumas pessoas representando a sociedade civil, estudantes do EJA, professores alfabetizadores, do ensino fundamental inicial e final e também o diretor da Escola Joaldo Barbosa, atual presidente do CMEB.

Não devem deixar a Estação...

José de Jesus Santos - profº de História imagem internet As manifestações continuam em todo o Brasil, e vão continuar... Provaram que não querem golpe de estado, mas sim resultado de todos os gestores públicos por mais responsabilidade pelos serviços públicos, melhoramento na Educação, Saúde e Segurança, resumo: não querem só comida... Provaram que tem fome de vários “Quês”. A cobertura televisiva imparcialmente – assim arautam, não deixam de usar seus chavões de efeitos de caras e bocas para destacar o vandalismo e os grupos de baderneiros enquanto as manifestações recebem um breve e positivo adjetivo. O fruto dessa ação de cobertura tem os mesmos efeitos das bombas de efeito moral, lançadas para dispersar o sentido dos movimentos. São verdadeiras balas de borracha disparadas nos braços, pernas da natureza do protesto. São sprays de pimenta lançados nos olhos da liberdade de expressão do povo que desperta junto aos que nunca deixaram as ruas para dizer que já não dá mais