Pular para o conteúdo principal

Péssimas Condições de Trabalho e má conservação de ponte vitimam Trabalhadores Boquinenses

Caminhão tomba e sete catadores de laranja morrem
Além dos mortos, estima-se que 22 pessoas tenham ficado feridas no acidente que reacende o debate sobre condições de trabalho na zona rural de Sergipe
01/06/2010 - 01:06
escrito por : infonet


Caminhão transportava cerca de 30 trabalhadores (Fotos: Filippe Araújo/Portal Infonet)

A segunda-feira de trabalho terminou de forma triste para quase 30 catadores de laranja do município de Boquim, cidade localizada a 90 km de Aracaju. Por volta das 18h de 31 de maio, o caminhão que transportava os trabalhadores e centenas de quilos de laranjas tombou em uma ponte de madeira e provocou a morte de sete pessoas (cinco homens e duas mulheres).


O acidente aconteceu em uma estrada do povoado Fonte Nova, que liga Estância a Boquim. A ponte, cuja parte do material estava podre, cedeu com o peso do caminhão, levando o veículo a tombar.Estima-se que 22 pessoas tenham ficado feridas.  O caminhão só pôde ser retirado com a ajuda de um guincho.
Membros do Samu Estadual, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Polícia Militar participaram do resgate às vítimas e da reorganização do local do acidente.


Parte da ponte de madeira não resistiu ao peso do caminhão e cedeu (Fotos: Filippe Araújo/Portal Infonet)
Vítimas


O Hospital Amparo de Maria, em Estância, recebeu 11 vítimas, todas com ferimentos leves. O motorista do caminhão fraturou uma perna e teria sido encaminhado ao Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), em Aracaju, mesmo lugar para onde foram levadas outras quatro vítimas. De acordo com a assessoria da unidade hospitalar, nenhuma corre risco de morte.
A equipe de reportagem do Portal Infonet conversou com quatro sobreviventes desta tragédia que chocou os moradores da região. Segundo eles, o número de vítimas é ainda maior que a contabilidade dos hospitais, pois alguns catadores que sofreram o acidente foram retirados por passantes e, em carros particulares, foram em busca de socorro.
Segundo o catador Miguel Silva, o desespero tomou conta do grupo quando perceberam que a 
Sobreviventes foram acolhidos em hospital de Estância; Miguel (centro) e Emerson (direita) falaram sobre tragédia (Fotos: Filippe Araújo/Portal Infonet)

ponte de madeira não suportaria o veículo. “Era o caminhão caindo e a gente pulando, feito uns desesperados. Era grito e gente pra todo lado. Infelizmente perdemos muitos colegas, mas também precisamos agradecer a Deus, pois nascemos de novo”, conta.


Condições de trabalho no campo
O acidente com os catadores de laranja reacende a discussão sobre as condições de trabalho nas quais os trabalhadores rurais de Sergipe estão sujeitos. Questões que vão muito além do transporte seguro. Segundo Emerson Santos, outro sobrevivente da tragédia, a labuta nos laranjais do centro-sul sergipano chegava a durar mais de 12 horas por dia, sem nenhum equipamento de auxílio.
Sem qualquer comprovação de vínculo empregatício, restará às famílias chorar as mortes de seus entes queridos, sem nenhum seguro ou pensão a receber.

Por Glauco Vinícius - ColaboradorDireto de Estância (SE)
fonte: www.infonet.com.br

Comentários

Valdecy Alves disse…
Vejam matéria e fotos sobre a luta dos professores de Itapajé, em estado de greve, parando meio expediente, pela implementação do piso, por uma carreira justa, por valorização. A exemplo de todos os professores do Brasil. Mande e-mail apóiem a luta dos educadores, pois apoiar professor é apoiar a qualidade de educação no Brasil.

Postagens mais visitadas deste blog

Professores de Boquim debatem o PNAIC - Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa

Ontem a partir das 19h30 (05/04/13)na Escola Joaldo Barbosa aconteceu debate público sobre o PNAIC – Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa, com a professora da Universidade Federal de Sergipe, Silvana Bretas. O debate foi promovido pelo SINTESE a pedido dos professores em assembleia e teve como objetivo tirar as dúvidas sobre o programa do governo federal. Foram convidados professores, a sociedade em geral, a prefeitura de Boquim, Sindicato dos Servidores de Boquim, as secretárias de Educação e de Ação Social e suas equipes, Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Educação de Boquim/CMEB, Câmara de Vereadores. Destes estiveram presentes professores, e algumas pessoas representando a sociedade civil, estudantes do EJA, professores alfabetizadores, do ensino fundamental inicial e final e também o diretor da Escola Joaldo Barbosa, atual presidente do CMEB.

Professores de Boquim aprovam a proposta de Reajuste do Piso 2019

Na tarde do dia 11 de fevereiro, após o primeiro dia do Encontro Pedagógico os professores de Boquim, fizeram uma Assembleia Extraordinária para avaliarem a proposta do prefeito de Boquim, Eraldo Andrade, sobre o pagamento do reajuste do piso salarial da categoria. Segundo a proposta o prefeito já reajustaria o piso salarial do magistério neste mês de fevereiro seria pago com o retroativo de janeiro de 2019. A prefeitura de Boquim no ano de 2018 aprovou o piso salarial em julho, deixando 6 meses de retroativos. Sobre esse ponto o prefeito aponta na proposta que em junho sentaria com o SINTESE sobre como pagaria o passivo trabalhista. O atual prefeito falou no dia da negociação com o SINTESE (no dia 07 do corrente) que não quer ficar devendo aos professores em sua gestão. Os professores de Boquim tem passivos trabalhistas deixados por outras gestões e estão acionando a justiça e sendo por ela reconhecido o direito, tanto que a prefeitura na gestão atual está pagando a d

Não devem deixar a Estação...

José de Jesus Santos - profº de História imagem internet As manifestações continuam em todo o Brasil, e vão continuar... Provaram que não querem golpe de estado, mas sim resultado de todos os gestores públicos por mais responsabilidade pelos serviços públicos, melhoramento na Educação, Saúde e Segurança, resumo: não querem só comida... Provaram que tem fome de vários “Quês”. A cobertura televisiva imparcialmente – assim arautam, não deixam de usar seus chavões de efeitos de caras e bocas para destacar o vandalismo e os grupos de baderneiros enquanto as manifestações recebem um breve e positivo adjetivo. O fruto dessa ação de cobertura tem os mesmos efeitos das bombas de efeito moral, lançadas para dispersar o sentido dos movimentos. São verdadeiras balas de borracha disparadas nos braços, pernas da natureza do protesto. São sprays de pimenta lançados nos olhos da liberdade de expressão do povo que desperta junto aos que nunca deixaram as ruas para dizer que já não dá mais