Pular para o conteúdo principal

A Pobreza Linda e de Olhos Azuis, por Rangel Alves

A Pobreza Linda e de Olhos Azuis, por Rangel Alves


por Rangel Alves da Costa*

Não há nada mais bela, linda e encantadora, verdadeiramente atraente e sedutora, do que a pobreza em determinados lugares e regiões, principalmente no sertão. Diferentemente do que os sulistas imaginam e a imprensa alega e espalha, nas terras áridas nordestinas aquilo que se denomina pobreza é mais, muito mais, do que uma moça linda e de olhos azuis esverdeados. É a própria deusa da beleza e da sedução.

Ora, onde há administrações municipais, movimentos de trabalhadores sem terra, pastorais disso e daquilo, igrejas muito mais camponesas do que religiosas e pessoas que fazem dos movimentos sociais e da exploração da religiosidade quase fanática do povo carente e sofrido um meio de vida, não há que se falar em pobreza conceitual, aquela verdadeira e da fome e da carência de tudo.

Pelo contrário, há apenas que se falar numa moça bonita que tem de ser vista aos olhos de todos. Nesse contexto, a pobreza é pincelada de tal forma que deixa de expressar seus horrores, seus olhos de morte, suas mãos ossudas e suas desesperanças para se transformar num espelho onde está refletida uma imagem tão irreal que choca e confunde quem não é sertanejo.

Tal fato somente ocorre porque pessoas, movimentos e entidades tratam a miséria humana como uma coisa verdadeiramente maravilhosa. Não procuram entender a pobreza nem combatê-la; conhecem suas causas e consequencias, mas não se engajam para sua diminuição; veem pessoas famintas, chorando e morrendo e deixam tudo como está porque a pobreza não pode acabar. Pobreza é também riqueza para muitos! 

Não pode acabar porque ela é linda e tem olhos azuis esverdeados, porque muitas pessoas são apaixonadas por ela, porque muitos deixam que outros morram por causa dela para sobreviverem a partir dela. E quem desejaria matar a moça maravilhosa e sedutora, virgem por toda a vida, e que inocentemente vai sustentando dezenas e milhares de pessoas, vai alimentando os mesmos discursos de vítima de sempre, vai enriquecendo os do asfalto e da cidade enquanto os da terra morrem de fome? 

A moça bonita e de olhos azuis esverdeados é, por sinal, muito caridosa. Todos precisam dela para fazer política, para elaborar projetos que nunca são concluídos e praticados, para arrecadar dinheiro dos órgãos públicos, para fazer pé-de-meia com as verbas do estado, para pregar ideologias partidárias, para legitimar ações que já são ilegítimas pelos seus próprios agentes, para falsear uma preocupação da igreja católica e de entidades a esta vinculadas, para que remediados fiquem fortalecidos, para que ricos fiquem cada vez mais ricos, para que ladrões roubem oficialmente e para que pobres e necessitados tenham cada vez mais necessidades.

Ora, a necessidade do faminto, do desnutrido, do indigente, do doente, é a mola motor da perpetuação da moça linda e de olhos azuis esverdeados. Quem haveria de acabar de vez com aquela que lhe dá sustento e provento? A pobreza deve continuar existindo - e cada vez mais terrificante, faminta e amedrontadora – porque ela está sempre recoberta por um véu de fantasia e de sedução e jamais é vista como uma coisa feia e deplorável. É como o dono do circo que só diz ao palhaço que seu filho morreu depois do espetáculo.

Pelos sertões, todos os dias, apaixonados e enamorados fazem fila para ver ao menos a moça linda passar. Olham para cima e o sol está cada vez mais brilhante e ardente; olham ao redor e os pastos estão esturricados e o gado e pessoas morrendo; olham mais adiante e nenhuma esperança na barra do crepúsculo. A seca toma conta de tudo; a fome se alastra; os meninos choram com fome e mãos são erguidas em oração e em busca de pão. Que coisa linda é isso tudo, pois é disso que a moça linda se veste e se pinta. 

É disso que muitos vivem. Amam fervorosamente a moça linda enquanto os outros morrem à míngua. Verdade é que a pobreza é um negócio. Verdade também que muitas vezes essa moça linda se deixa prostituir por qualquer vintém.

(*)

Poeta e cronista
e-mail: rangel_adv1@hotmail.com
blograngel-sertao.blogspot.com     

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE ENTRE BOQUIM E PEDRINHAS VITIMA JOVEM BOQUINENSE

FOTO ILUSTRATIVA:  FONTE INTERNET       Na noite de ontem ocorreu uma colisão entre duas motos envolvendo dois jovens um de Boquim e outro de Pedrinhas.   Infelizmente ambos faleceram, o jovem boquinense foi o Anderlan Ravison Rosa Almeida, filho da professora Bete, irmã de Rosenice - esposa de Luiz da Decon.       Bete já foi diretora da Escola Vanda Ribeiro - conhecida como antiga LBA.   O outro jovem foi Anderson Oliveira dos Santos, um dos cobradores da Coopertalse, residente próximo a delegacia de Pedrinhas.  Segundo populares o boquinense estava conduzindo uma moto sem farol e tentou aproveitar a iluminação dos faróis de um caminhão de bebidas e ao tentar ultrapassar colidiu com a biz do pedrinhense. Confira no Cinform online mais informações.                   DEIXAMOS NOSSOS PESARES A AMIGOS E FAMILIARES DA PROFESSORA BETE E DA FA...

Professores de Boquim aprovam a proposta de Reajuste do Piso 2019

Na tarde do dia 11 de fevereiro, após o primeiro dia do Encontro Pedagógico os professores de Boquim, fizeram uma Assembleia Extraordinária para avaliarem a proposta do prefeito de Boquim, Eraldo Andrade, sobre o pagamento do reajuste do piso salarial da categoria. Segundo a proposta o prefeito já reajustaria o piso salarial do magistério neste mês de fevereiro seria pago com o retroativo de janeiro de 2019. A prefeitura de Boquim no ano de 2018 aprovou o piso salarial em julho, deixando 6 meses de retroativos. Sobre esse ponto o prefeito aponta na proposta que em junho sentaria com o SINTESE sobre como pagaria o passivo trabalhista. O atual prefeito falou no dia da negociação com o SINTESE (no dia 07 do corrente) que não quer ficar devendo aos professores em sua gestão. Os professores de Boquim tem passivos trabalhistas deixados por outras gestões e estão acionando a justiça e sendo por ela reconhecido o direito, tanto que a prefeitura na gestão atual está pagando a d...

Deputado federal quer ser Presidente do PT

http://www.politicareal.com.br/noticia.php?id=22958 17.08.2009, 18:54:24 Sergipe. Deputado federal quer ser Presidente do PT; Ele não aceita o apoio do PSDB ao Governo Déda A Política Real está acompanhando... ( Brasília-DF, 17/08/2009) A Política Real está atenta e teve acesso. O deputado federal Iran Barbosa(PT-SE) anunciou que vai disputar a presidência do Partido dos Trabalhadores, no Sergipe, no Processo de Eleição Direta (PED) do PT, encabeçando a chapa estadual pela sua tendência, a Articulação de Esquerda (AE). A eleição interna tem seu primeiro turno no dia 22 de novembro próximo. Ele é tido como um calo no sapato do governador Marcelo Déda (PT) e sempre que colocou contra ao apoio do PSDB ao atual governo petista no Sergipe. O PSDB sergipano também apóia o governo do PC do B, de Edvaldo Nogueira, em Aracaju. O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira, 17, na sede do PT, em Aracaju, onde o deputado concedeu coletiva à imprensa, acompanha...