Pular para o conteúdo principal

A Pobreza Linda e de Olhos Azuis, por Rangel Alves

A Pobreza Linda e de Olhos Azuis, por Rangel Alves


por Rangel Alves da Costa*

Não há nada mais bela, linda e encantadora, verdadeiramente atraente e sedutora, do que a pobreza em determinados lugares e regiões, principalmente no sertão. Diferentemente do que os sulistas imaginam e a imprensa alega e espalha, nas terras áridas nordestinas aquilo que se denomina pobreza é mais, muito mais, do que uma moça linda e de olhos azuis esverdeados. É a própria deusa da beleza e da sedução.

Ora, onde há administrações municipais, movimentos de trabalhadores sem terra, pastorais disso e daquilo, igrejas muito mais camponesas do que religiosas e pessoas que fazem dos movimentos sociais e da exploração da religiosidade quase fanática do povo carente e sofrido um meio de vida, não há que se falar em pobreza conceitual, aquela verdadeira e da fome e da carência de tudo.

Pelo contrário, há apenas que se falar numa moça bonita que tem de ser vista aos olhos de todos. Nesse contexto, a pobreza é pincelada de tal forma que deixa de expressar seus horrores, seus olhos de morte, suas mãos ossudas e suas desesperanças para se transformar num espelho onde está refletida uma imagem tão irreal que choca e confunde quem não é sertanejo.

Tal fato somente ocorre porque pessoas, movimentos e entidades tratam a miséria humana como uma coisa verdadeiramente maravilhosa. Não procuram entender a pobreza nem combatê-la; conhecem suas causas e consequencias, mas não se engajam para sua diminuição; veem pessoas famintas, chorando e morrendo e deixam tudo como está porque a pobreza não pode acabar. Pobreza é também riqueza para muitos! 

Não pode acabar porque ela é linda e tem olhos azuis esverdeados, porque muitas pessoas são apaixonadas por ela, porque muitos deixam que outros morram por causa dela para sobreviverem a partir dela. E quem desejaria matar a moça maravilhosa e sedutora, virgem por toda a vida, e que inocentemente vai sustentando dezenas e milhares de pessoas, vai alimentando os mesmos discursos de vítima de sempre, vai enriquecendo os do asfalto e da cidade enquanto os da terra morrem de fome? 

A moça bonita e de olhos azuis esverdeados é, por sinal, muito caridosa. Todos precisam dela para fazer política, para elaborar projetos que nunca são concluídos e praticados, para arrecadar dinheiro dos órgãos públicos, para fazer pé-de-meia com as verbas do estado, para pregar ideologias partidárias, para legitimar ações que já são ilegítimas pelos seus próprios agentes, para falsear uma preocupação da igreja católica e de entidades a esta vinculadas, para que remediados fiquem fortalecidos, para que ricos fiquem cada vez mais ricos, para que ladrões roubem oficialmente e para que pobres e necessitados tenham cada vez mais necessidades.

Ora, a necessidade do faminto, do desnutrido, do indigente, do doente, é a mola motor da perpetuação da moça linda e de olhos azuis esverdeados. Quem haveria de acabar de vez com aquela que lhe dá sustento e provento? A pobreza deve continuar existindo - e cada vez mais terrificante, faminta e amedrontadora – porque ela está sempre recoberta por um véu de fantasia e de sedução e jamais é vista como uma coisa feia e deplorável. É como o dono do circo que só diz ao palhaço que seu filho morreu depois do espetáculo.

Pelos sertões, todos os dias, apaixonados e enamorados fazem fila para ver ao menos a moça linda passar. Olham para cima e o sol está cada vez mais brilhante e ardente; olham ao redor e os pastos estão esturricados e o gado e pessoas morrendo; olham mais adiante e nenhuma esperança na barra do crepúsculo. A seca toma conta de tudo; a fome se alastra; os meninos choram com fome e mãos são erguidas em oração e em busca de pão. Que coisa linda é isso tudo, pois é disso que a moça linda se veste e se pinta. 

É disso que muitos vivem. Amam fervorosamente a moça linda enquanto os outros morrem à míngua. Verdade é que a pobreza é um negócio. Verdade também que muitas vezes essa moça linda se deixa prostituir por qualquer vintém.

(*)

Poeta e cronista
e-mail: rangel_adv1@hotmail.com
blograngel-sertao.blogspot.com     

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Professores de Boquim aprovam a proposta de Reajuste do Piso 2019

Na tarde do dia 11 de fevereiro, após o primeiro dia do Encontro Pedagógico os professores de Boquim, fizeram uma Assembleia Extraordinária para avaliarem a proposta do prefeito de Boquim, Eraldo Andrade, sobre o pagamento do reajuste do piso salarial da categoria. Segundo a proposta o prefeito já reajustaria o piso salarial do magistério neste mês de fevereiro seria pago com o retroativo de janeiro de 2019. A prefeitura de Boquim no ano de 2018 aprovou o piso salarial em julho, deixando 6 meses de retroativos. Sobre esse ponto o prefeito aponta na proposta que em junho sentaria com o SINTESE sobre como pagaria o passivo trabalhista. O atual prefeito falou no dia da negociação com o SINTESE (no dia 07 do corrente) que não quer ficar devendo aos professores em sua gestão. Os professores de Boquim tem passivos trabalhistas deixados por outras gestões e estão acionando a justiça e sendo por ela reconhecido o direito, tanto que a prefeitura na gestão atual está pagando a d

Professores de Boquim debatem o PNAIC - Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa

Ontem a partir das 19h30 (05/04/13)na Escola Joaldo Barbosa aconteceu debate público sobre o PNAIC – Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa, com a professora da Universidade Federal de Sergipe, Silvana Bretas. O debate foi promovido pelo SINTESE a pedido dos professores em assembleia e teve como objetivo tirar as dúvidas sobre o programa do governo federal. Foram convidados professores, a sociedade em geral, a prefeitura de Boquim, Sindicato dos Servidores de Boquim, as secretárias de Educação e de Ação Social e suas equipes, Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Educação de Boquim/CMEB, Câmara de Vereadores. Destes estiveram presentes professores, e algumas pessoas representando a sociedade civil, estudantes do EJA, professores alfabetizadores, do ensino fundamental inicial e final e também o diretor da Escola Joaldo Barbosa, atual presidente do CMEB.

Não devem deixar a Estação...

José de Jesus Santos - profº de História imagem internet As manifestações continuam em todo o Brasil, e vão continuar... Provaram que não querem golpe de estado, mas sim resultado de todos os gestores públicos por mais responsabilidade pelos serviços públicos, melhoramento na Educação, Saúde e Segurança, resumo: não querem só comida... Provaram que tem fome de vários “Quês”. A cobertura televisiva imparcialmente – assim arautam, não deixam de usar seus chavões de efeitos de caras e bocas para destacar o vandalismo e os grupos de baderneiros enquanto as manifestações recebem um breve e positivo adjetivo. O fruto dessa ação de cobertura tem os mesmos efeitos das bombas de efeito moral, lançadas para dispersar o sentido dos movimentos. São verdadeiras balas de borracha disparadas nos braços, pernas da natureza do protesto. São sprays de pimenta lançados nos olhos da liberdade de expressão do povo que desperta junto aos que nunca deixaram as ruas para dizer que já não dá mais