Pular para o conteúdo principal

Assembleia dos professores: “Piso é lei e deve ser pago”


AUTOR // Caroline Santos

sam_1820
sam_1820
“A revisão do piso está na lei e deve ser paga”. Essa foi a tônica da primeira assembleia realizada pelo SINTESE em 2011 que reuniu professores da rede estadual e das 74 redes municipais na última terça-feira, no Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe. Além do piso os professores aprovaram como ponto da pauta de reivindicação tanto para a rede estadual quanto para as redes municipais, a implantação da Gestão Democrática.
Piso salarialA comissão de negociação do SINTESE esteve reunida horas antes da assembléia com o secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas. O secretário disse que todas as questões financeiras seriam tratadas na futura Mesa de Negociação, mas quem “batia o martelo” era o governador Marcelo Déda.
A presidenta do SINTESE, Ângela de Melo lembrou ao secretário de Educação que a revisão do piso não deve ser alvo de mesa de negociação, pois é o cumprimento da lei. “Agora que o Ministério da Educação oficializou o valor do piso para 2011 esperamos que o governador Marcelo Déda tenha a mesma atitude do passado, quando logo após o comunicado do MEC anunciou que já enviaria o projeto com a alteração da tabela salarial para a Assembleia Legislativa”, frisou Ângela.

A direção do SINTESE espera que o governador atualize o piso para R$1.187.97 como vencimento básico para o nível médio.

No caso das redes municipais ficou decidido que o SINTESE enviará ofício aos 74 gestores municipais comunicando o valor do piso para 2011 e solicitando audiência para o início das negociações.
Gestão DemocráticaO secretário se comprometeu a marcar uma audiência entre SINTESE e o governador Marcelo
Déda para discutir o projeto de Gestão Democrática. “Temos certeza que ao sentarmos à  mesa com o governador e o secretário de Educação, todas as dúvidas serão dirimidas e o projeto finalmente poderá ser enviado para os deputados apreciarem”, apontou Roberto Silva dos Santos, diretor do Departamento de Base Estadual.
AposentadoriaAs novas regras para a aposentadoria dos professores também foram apresentadas na asssembleia, conforme nota divulgada no site do SINTESE e também distribuída aos presentes. “Agora o processo ficou menos burocrático e o professore não esperará indefinidamente para exercer o direito da aposentadoria”, disse Lúcia Barroso, vice-presidente do SINTESE.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE ENTRE BOQUIM E PEDRINHAS VITIMA JOVEM BOQUINENSE

FOTO ILUSTRATIVA:  FONTE INTERNET       Na noite de ontem ocorreu uma colisão entre duas motos envolvendo dois jovens um de Boquim e outro de Pedrinhas.   Infelizmente ambos faleceram, o jovem boquinense foi o Anderlan Ravison Rosa Almeida, filho da professora Bete, irmã de Rosenice - esposa de Luiz da Decon.       Bete já foi diretora da Escola Vanda Ribeiro - conhecida como antiga LBA.   O outro jovem foi Anderson Oliveira dos Santos, um dos cobradores da Coopertalse, residente próximo a delegacia de Pedrinhas.  Segundo populares o boquinense estava conduzindo uma moto sem farol e tentou aproveitar a iluminação dos faróis de um caminhão de bebidas e ao tentar ultrapassar colidiu com a biz do pedrinhense. Confira no Cinform online mais informações.                   DEIXAMOS NOSSOS PESARES A AMIGOS E FAMILIARES DA PROFESSORA BETE E DA FA...

Professores de Boquim aprovam a proposta de Reajuste do Piso 2019

Na tarde do dia 11 de fevereiro, após o primeiro dia do Encontro Pedagógico os professores de Boquim, fizeram uma Assembleia Extraordinária para avaliarem a proposta do prefeito de Boquim, Eraldo Andrade, sobre o pagamento do reajuste do piso salarial da categoria. Segundo a proposta o prefeito já reajustaria o piso salarial do magistério neste mês de fevereiro seria pago com o retroativo de janeiro de 2019. A prefeitura de Boquim no ano de 2018 aprovou o piso salarial em julho, deixando 6 meses de retroativos. Sobre esse ponto o prefeito aponta na proposta que em junho sentaria com o SINTESE sobre como pagaria o passivo trabalhista. O atual prefeito falou no dia da negociação com o SINTESE (no dia 07 do corrente) que não quer ficar devendo aos professores em sua gestão. Os professores de Boquim tem passivos trabalhistas deixados por outras gestões e estão acionando a justiça e sendo por ela reconhecido o direito, tanto que a prefeitura na gestão atual está pagando a d...

Deputado federal quer ser Presidente do PT

http://www.politicareal.com.br/noticia.php?id=22958 17.08.2009, 18:54:24 Sergipe. Deputado federal quer ser Presidente do PT; Ele não aceita o apoio do PSDB ao Governo Déda A Política Real está acompanhando... ( Brasília-DF, 17/08/2009) A Política Real está atenta e teve acesso. O deputado federal Iran Barbosa(PT-SE) anunciou que vai disputar a presidência do Partido dos Trabalhadores, no Sergipe, no Processo de Eleição Direta (PED) do PT, encabeçando a chapa estadual pela sua tendência, a Articulação de Esquerda (AE). A eleição interna tem seu primeiro turno no dia 22 de novembro próximo. Ele é tido como um calo no sapato do governador Marcelo Déda (PT) e sempre que colocou contra ao apoio do PSDB ao atual governo petista no Sergipe. O PSDB sergipano também apóia o governo do PC do B, de Edvaldo Nogueira, em Aracaju. O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira, 17, na sede do PT, em Aracaju, onde o deputado concedeu coletiva à imprensa, acompanha...