Pular para o conteúdo principal

Brasil e EUA : cooperação nuclear

fonte/autor: http://www.ihu.unisinos.br

Brasil e EUA. Cooperação nuclear ganha força mesmo após acidente

Mesmo após o acidente com as usinas nucleares no Japão, ameaçadas de colapso após o terremoto e o maremoto que assolaram aquele país, os governos de Brasil e Estados Unidos deram novo impulso à cooperação conjunta para geração nucelar de energia com a visita do presidente Barack Obama ao país. O comunicado conjunto dos dois presidentes - Obama e Dilma - fala em "satisfação" com a inclusão da energia das usinas atômicas no Plano de Ação para Cooperação de Energia. Eletrobrás, o Ministério de Minas e Energia e o Departamento de Energia dos EUA terão rodada de discussões ainda neste ano para debater o tema.
A informação é do jornal Valor, 21-03-2011.
"Não fazemos demandas aos governos, mas temos expectativa de que a demanda por energia nuclear cresça no Brasil devido à taxa de crescimento no Brasil e à necessidade de diversificar fontes de energia", disse Aris Candris, presidente da americanaWestinghouse, um dos maiores fornecedores de equipamentos para usinas no mundo. "Em todo o mundo haverá um período de reavaliação e reengajamento [em energia nuclear]", previu o executivo, que negocia o fornecimento de reatores para Angra 3.
Obama, segundo informou a Casa Branca, disse à presidente Dilma apoiar os planos dos setores de energia dos dois governos para cooperação na produção de energia nuclear. A rodada de discussões, neste ano, segundo o governo americano, tratará de medias de segurança, escolha de novas tecnologias, desenvolvimento de recursos humanos e análise de risco.
A Westinghouse é candidata natural a se beneficiar dessa cooperação por dispor, segundo acredita o principal executivo da empresa, de tecnologia diferente da usada nas usinas japonesas, sem os fatores de risco que levaram ao superaquecimento dos reatores e à liberação de material radioativo no Japão. Candris foi um dos palestrantes destacados no seminário promovido em Brasília pela Confederação Nacional da Indústria e pela Câmara Americana de Comércio.
Falando aos cerca de 250 empresários participantes do seminário - que, em seguida, ouviriam o presidente Obama no mesmo local - o presidente da Westinghouse afirmou que o acidente japonês não foi causado por mau funcionamento do reator nuclear, mas, sim, de seu sistema de refrigeração, externo à usina. O núcleo da usina resistiu ao terremoto e ao maremoto, que ocorreram num grau bem superior ao previsto nos cálculos de construção, mas as ondas formadas pelo terremoto aparentemente destruíram os geradores externos responsáveis pelo sistema de refrigeração, provocando o superaquecimento.
"Temos um produto que está sendo construído na China e com vários contratos nos EUA que não exige energia externa, é de auto-geração", comentou Candris, para quem o acidente no Japão ressalta as vantagens do equipamento fornecido pela empresa americana.
Os executivos da companhia acreditam que, quando for disseminada informação sobre as causas dos problemas no Japão, as reações contra energia nuclear deverão se reduzir. "Haverá uma desaceleração nos projetos, para reavaliar e assimilar as lições do acidente". No caso do Brasil, o cronograma de Angra 3, que deveria começar as operações em 2020, dá "muito tempo para planejar e implementar a nova usina".Candris vê no Nordeste o mercado mais promissor para a energia nuclear.
         No Rio, David Sandalow, subsecretário de política internacional do Departamento de Energia dos EUA, disse que a segurança deve continuar a ser uma prioridade quando se trata de energia nuclear. Segundo Maurício Tolmasquim, presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a fonte nuclear terá tudo para continuar a ser desenvolvida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE ENTRE BOQUIM E PEDRINHAS VITIMA JOVEM BOQUINENSE

FOTO ILUSTRATIVA:  FONTE INTERNET       Na noite de ontem ocorreu uma colisão entre duas motos envolvendo dois jovens um de Boquim e outro de Pedrinhas.   Infelizmente ambos faleceram, o jovem boquinense foi o Anderlan Ravison Rosa Almeida, filho da professora Bete, irmã de Rosenice - esposa de Luiz da Decon.       Bete já foi diretora da Escola Vanda Ribeiro - conhecida como antiga LBA.   O outro jovem foi Anderson Oliveira dos Santos, um dos cobradores da Coopertalse, residente próximo a delegacia de Pedrinhas.  Segundo populares o boquinense estava conduzindo uma moto sem farol e tentou aproveitar a iluminação dos faróis de um caminhão de bebidas e ao tentar ultrapassar colidiu com a biz do pedrinhense. Confira no Cinform online mais informações.                   DEIXAMOS NOSSOS PESARES A AMIGOS E FAMILIARES DA PROFESSORA BETE E DA FA...

Professores de Boquim aprovam a proposta de Reajuste do Piso 2019

Na tarde do dia 11 de fevereiro, após o primeiro dia do Encontro Pedagógico os professores de Boquim, fizeram uma Assembleia Extraordinária para avaliarem a proposta do prefeito de Boquim, Eraldo Andrade, sobre o pagamento do reajuste do piso salarial da categoria. Segundo a proposta o prefeito já reajustaria o piso salarial do magistério neste mês de fevereiro seria pago com o retroativo de janeiro de 2019. A prefeitura de Boquim no ano de 2018 aprovou o piso salarial em julho, deixando 6 meses de retroativos. Sobre esse ponto o prefeito aponta na proposta que em junho sentaria com o SINTESE sobre como pagaria o passivo trabalhista. O atual prefeito falou no dia da negociação com o SINTESE (no dia 07 do corrente) que não quer ficar devendo aos professores em sua gestão. Os professores de Boquim tem passivos trabalhistas deixados por outras gestões e estão acionando a justiça e sendo por ela reconhecido o direito, tanto que a prefeitura na gestão atual está pagando a d...

Deputado federal quer ser Presidente do PT

http://www.politicareal.com.br/noticia.php?id=22958 17.08.2009, 18:54:24 Sergipe. Deputado federal quer ser Presidente do PT; Ele não aceita o apoio do PSDB ao Governo Déda A Política Real está acompanhando... ( Brasília-DF, 17/08/2009) A Política Real está atenta e teve acesso. O deputado federal Iran Barbosa(PT-SE) anunciou que vai disputar a presidência do Partido dos Trabalhadores, no Sergipe, no Processo de Eleição Direta (PED) do PT, encabeçando a chapa estadual pela sua tendência, a Articulação de Esquerda (AE). A eleição interna tem seu primeiro turno no dia 22 de novembro próximo. Ele é tido como um calo no sapato do governador Marcelo Déda (PT) e sempre que colocou contra ao apoio do PSDB ao atual governo petista no Sergipe. O PSDB sergipano também apóia o governo do PC do B, de Edvaldo Nogueira, em Aracaju. O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira, 17, na sede do PT, em Aracaju, onde o deputado concedeu coletiva à imprensa, acompanha...