Pular para o conteúdo principal

Lagarto: Campus de Ciências da Saúde x Boquim: Onde está o transporte dos universitários?


Imagem aérea digital da futura sede do campus de Lagarto
fonte:www.vestibulandoweb.com.br
A partir desta segunda, 14, uma nova página será escrita na história da Universidade Federal de Sergipe e do município de Lagarto. Nesta data, às 9h no Espaço Cultural Charles Brício, ocorrerá a instalação do campus de Ciências da Saúde de Lagarto, dando continuidade ao processo de expansão e interiorização do ensino superior público no estado. No primeiro vestibular da unidade, realizado em dezembro, foram oferecidas 300 vagas, distribuídas nos cursos de Farmácia, Nutrição, Enfermagem, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Inicialmente, as aulas serão ministradas numa sede provisória, localizada no Colégio Estadual Abelardo Romero Dantas (Polivalente). Nele, os calouros terão uma estrutura formada por blocos de salas de aula, de administração e de laboratórios, além de um espaço de vivência. Segundo o coordenador executivo do campus, Luiz Marcos, a sede provisória possui também uma biblioteca com cerca de 7.500 exemplares. Outros 3 mil encontram-se em processo de catalogação.

Enquanto o interior festeja em Boquim os mais de 50 universitários estão sem o transporte para irem estudar em Aracaju. No dia 14/03 segundo o lider do prefeito na Câmara de Boquim, vereador Sílvio a prefeitura irá conversar com o Secretário Estadual de Educação Belivaldo Chagas sobre o transporte aos estudantes. 
Em Umbaúba, haverá transporte de graça, onde até jovens de Boquim vão morar lá para conseguirem estudar. Como medida urgente os jovens boquinenses estão tentando contratar um ônibus, e ainda esta semana haverá uma audiência com o MP, os universitários, a prefeitura sobre o tratamento diferenciado para os universitários. Há denuncias em que os universitários que vão a Estância não pagam, enquanto os que vão a Lagarto e Aracaju pagam o combustível.
Segundo a assessoria da Dep. Ana Lúcia a associação dos universitários de Simão Dias já irá receber subvenções para ajudar no transporte, e aguardam documentação da Associação dos universitários de Boquim para buscar resolver os problemas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Professores de Boquim aprovam a proposta de Reajuste do Piso 2019

Na tarde do dia 11 de fevereiro, após o primeiro dia do Encontro Pedagógico os professores de Boquim, fizeram uma Assembleia Extraordinária para avaliarem a proposta do prefeito de Boquim, Eraldo Andrade, sobre o pagamento do reajuste do piso salarial da categoria. Segundo a proposta o prefeito já reajustaria o piso salarial do magistério neste mês de fevereiro seria pago com o retroativo de janeiro de 2019. A prefeitura de Boquim no ano de 2018 aprovou o piso salarial em julho, deixando 6 meses de retroativos. Sobre esse ponto o prefeito aponta na proposta que em junho sentaria com o SINTESE sobre como pagaria o passivo trabalhista. O atual prefeito falou no dia da negociação com o SINTESE (no dia 07 do corrente) que não quer ficar devendo aos professores em sua gestão. Os professores de Boquim tem passivos trabalhistas deixados por outras gestões e estão acionando a justiça e sendo por ela reconhecido o direito, tanto que a prefeitura na gestão atual está pagando a d

Professores de Boquim debatem o PNAIC - Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa

Ontem a partir das 19h30 (05/04/13)na Escola Joaldo Barbosa aconteceu debate público sobre o PNAIC – Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa, com a professora da Universidade Federal de Sergipe, Silvana Bretas. O debate foi promovido pelo SINTESE a pedido dos professores em assembleia e teve como objetivo tirar as dúvidas sobre o programa do governo federal. Foram convidados professores, a sociedade em geral, a prefeitura de Boquim, Sindicato dos Servidores de Boquim, as secretárias de Educação e de Ação Social e suas equipes, Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Educação de Boquim/CMEB, Câmara de Vereadores. Destes estiveram presentes professores, e algumas pessoas representando a sociedade civil, estudantes do EJA, professores alfabetizadores, do ensino fundamental inicial e final e também o diretor da Escola Joaldo Barbosa, atual presidente do CMEB.

Não devem deixar a Estação...

José de Jesus Santos - profº de História imagem internet As manifestações continuam em todo o Brasil, e vão continuar... Provaram que não querem golpe de estado, mas sim resultado de todos os gestores públicos por mais responsabilidade pelos serviços públicos, melhoramento na Educação, Saúde e Segurança, resumo: não querem só comida... Provaram que tem fome de vários “Quês”. A cobertura televisiva imparcialmente – assim arautam, não deixam de usar seus chavões de efeitos de caras e bocas para destacar o vandalismo e os grupos de baderneiros enquanto as manifestações recebem um breve e positivo adjetivo. O fruto dessa ação de cobertura tem os mesmos efeitos das bombas de efeito moral, lançadas para dispersar o sentido dos movimentos. São verdadeiras balas de borracha disparadas nos braços, pernas da natureza do protesto. São sprays de pimenta lançados nos olhos da liberdade de expressão do povo que desperta junto aos que nunca deixaram as ruas para dizer que já não dá mais