quarta-feira, 16 de março de 2011

Vereadores da situação e da oposição cobram à prefeitura municipal sobre falta do atendimento da Saúde Básica ao povo boquinense

A sessão de hoje foi recheada de cobrança pelos vereadores tanto da situação quanto da oposição à prefeitura municipal quanto à falta do atendimento da Saúde Básica ao povo boquinense. A direção da Unidade de Pronto Atendimento UPA Dr. Bernardino Mitidieri esteve esclarecendo o funcionamento da unidade.
As cobranças dos vereadores José Raimundo (Duca), Eraldo e Imara além de intensificar a denuncia da falta de atendimento da Saúde Básica ao povo que faz com que a população busque o hospital, também se estenderam para os buracos nos muros da quadra do Bairro Simpliciano (Cipó).
Duca informou a Coordenadora Técnica da UPA quase 80% dos atendimentos feitos na unidade são clínicos na Ala Azul, serviço que é da Saúde Básica. O próprio vereador desabafa que a prefeitura utiliza os médicos para o Bolsa Família Itinerante deixando os serviços do PSF desfalcados sem esses profissionais. Ainda complementou que os pacientes que vão para a ALA AZUL esperam de 4 a 6 horas aguardando o atendimento.
“O médico no Bolsa Família Itinerante tem atendido muita gente, mas os resultados dos exames vão ser entregue a quem?” – indagou o vereador. “A desculpa do prefeito antes da UPA era que o município usava os recursos para manter o Hospital. Agora que o município não tem essa despesa onde se está gastando o dinheiro da saúde. Dá para contratar médicos, pois há dinheiro aí” – continuou Duca.
A vereadora Imara se diz triste ver essa situação em Boquim e reforça que a deficiência vem do município, lembrou que mesmo ela sendo da situação muitas vezes tem dificuldades de conversar com o próprio prefeito.   


Há 15 dias esperava uma audiência e só conseguiu falar com Pedro Barbosa numa das atividades o BF itinerante, mesmo assim no final da atividade. Ainda a parlamentar avisou de sua indicação para resolver buracos no muro da quadra do Bairro Simpliciano foi entregue há muito tempo e até hoje o problema existe. O mesmo problema foi denunciado pelo vereador. Eraldo que intensificou o abandono não só das obras paradas como o Centro de Fisioterapias que se encontra fechado. Eraldo desabafou seu lamento nas várias tentativas de ligar para a RCB no programa de Sábado onde acontecia entrevista sobre a saúde no município.
Dilma Ávila, que assumirá a Coordenação da UPA garantiu que estão fazendo uma avaliação do tempo de atendimento desde a entrada até a saída do paciente, e que é muito sério ter um índice de mais de 70% na unidade com os serviços que deveriam ser da Atenção Básica do município. “O município precisa realmente fazer sua parte.” – exclamou a coordenadora. “Médico tem, o que não tem é a mediação entre os municípios... dizer que não tem médico é muito cômodo. - continuou.
A nova coordenadora da UPA em Boquim ainda garantiu haver exercício de diálogo com os médicos e toda equipe para dinamizar e melhorar o atendimento. “Sabemos das dificuldades dos médicos, eles tem muitos plantões, mas não temos nada a haver com os problemas deles, pois pagamos pelo serviço e queremos o resultado.” – explanou Dilma Ávila antes de sair da tribuna para uma reunião com o Diretor da Fundação.
Roberta como coordenadora técnica da unidade reforçou a fala de Dilma sobre os problemas encontrados que fossem sempre levados a Direção da UPA para resolver o mais rápido possível. Antes de terminar a sessão foi aprovada a entrada do projeto que autoriza a doação de imóvel para o funcionamento do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável, o CMDS.

Nenhum comentário:

Sobre o que já postamos

BOQUIM SERGIPE piso professores GREVE prefeito sintese luta Brasil PISO SALARIAL vereadores Déda Jean câmara Aracaju Lagarto Pedrinhas STF 2012 2014 Alencar Amigos BLOCO CARREIRA DEPUTADOS LAGOA VERMELHA MP PNE PRE-CAJU Tribunal de Contas chile ditadura enterro escolas governo magistério mec micareta prefeitura prova 12 de junho 141anos 150 dias 1567 2010 2016 ADI AZAR Abelardo Romero Dantas Alô Associação BANDA LARGA BODE Bahia CAE CANDIDATO CLT CNBB Carmem Miranda Ciarlos Conae Copa do mundo Creches DIA DO BEIJO ESTADUAL EUA Edivaldo Educação Estado Estância FESTA FIFA HINO IBGE INTERNET Iluminação Interior José José Comblin LAN HOUSE Lula MARCELO DEDA MDE MICARETA 2012 México Natal OAB Obama PAREDÕES PRAÇA RCB RESISTÊNCIA SE SEXTA FEIRA 13 TV Tabaroinha Taxa UFS Zé Carioca acidente adefib ai se eu soubesse aliança angra 1 angra 2 aniversário anos arcaju argentina.brasil assembleia. assim você me mata atomicas atrasado aulas bardosa batismos campanha censura cidadania cidade concursado contratados copertalse cravo dança das cadeiras dem denúncia dia dos namorados direitos edil energia escravos esquerda estudantes expressão fhs floro frei betto fundação hospitalar de saúde globo golpe militar hegemonia humanos iran japão jovem jovens joão junho kw/h lei liberdade libertação livro líder manifestações merenda merendeira micareta 2011 morte médicos mídia nacional notas novela nucleares oposição pacientes padre pascoa pedro barbosa polícia militar política prefeitos presidente pt páscoa quaresma reforma republica riachão rojões santana sbt secretaria segurança pública sindipema smecelt tabela tarifas teologia da libertação trânsito universitários usinas verdade vereador vice violencia voto