Pular para o conteúdo principal

Abril de Ressurreição, chocolates, peixes, piso e reforma eleitoral

Nos dias 21,22 e 23 de abril, a Convenção Batista Sergipana, estará realizando a 62ª Assembléia Bienal no templo da Igreja Evangélica Batista de Boquim. “Será um momento inédito com muito louvor ao Rei dos Reis e Senhor dos Senhores, Jesus Cristo. Será um prazer receber a todos os amigos de Boquim. Saúde e Paz.” – comenta o Pr. Marinho no site Boquim.com.
No domingo dia 24 de abril na avenida principal da cidade o Bloco Maranathá promovido pela Igreja Católica de Boquim com a parceria das paróquias de Santana e Santa Rita sairá em louvor e alegria pela ressurreição de Cristo.  
Neste período cristão onde muitos presenteiam seus entes, parentes e amigos com ovos de chocolate, outros se retiram espiritualmente ou com a família e há que vá pular no Maranathá o clima cristão não foi diferente na Câmara. Vereadores, Funcionários da Casa tiveram um presentinho de Páscoa para saborear neste final de semana, mas o tema desta sessão foi recheado não só de chocolates, mas de peixe, piso e reforma política.
Após muita discussão fora e dentro do plenário por causa da forma que vem atuando o executivo com o legislativo no envio de projetos de lei em caráter de urgência urgentíssima  foi aprovado o projeto de lei nº 04/2011 que reajusta o piso salarial do magistério público municipal de Boquim conforme ao indicativo do MEC. “Essa ação de má fé não seria a primeira vez e nem o primeiro projeto assim encaminhado, mas será o último”! – os vereadores de ambas bancadas.
O Vereador Duca reclamou da falta de atenção da prefeitura em não avisar a Câmara sobre a distribuição de peixes tradicionalmente feita pelo município no período da semana santa. Criticou também a forma como fora feito o cadastro pois as pessoas foram orientadas a ir com os documentos na casa de A ou B onde na verdade deveria ser feito pela secretaria de Ação Social que tem o cadastro de realmente é carente e precisa dessa assistência – pois por causa dessa orientação há quem realmente precise e não recebeu o peixe. José Raimundo ainda solicitou por requerimento verbal o uso da tribuna por João Fontes Júnior no próximo dia 06 de maio.
Eraldo Andrade na sua fala se solidarizou com a situação da suspensão do programa Cidade Alternativa dirigido por João Fontes Jr.  Completou também seu discurso sobre a forma de cadastramento feito para doação dos peixes.
O líder do prefeito, Silvio reforçou a questão do PL nº04 e fez reflexões sobre a reforma política e o PSD. Lembrou ainda que os presidentes do partido acompanhem e levantem a ficha pessoal de seus filiados como forma de evitar escândalos que ocorrem com candidatos eleitos envolvidos com venda de drogas. A vereadora Imara convidou a todos a participarem da 62ª Convenção Batista.
O vereador Abelardo fez pedidos ao líder do prefeito para resolver problemas no conjunto José Barbosa tanto do calçamento quanto ao mau cheiro provocado por uma casa que serve para abater galinhas. "O odor é muito forte e as pessoas não aguentam mais a situação." - reforçou o vereador que esteve no conjunto dias atrás.
A vereadora Honorina (Nonó) disse que “antes quando João Fontes falava bem da prefeitura não tinha problemas, quando João fontes criticava a Câmara de Vereadores, tava tudo bem para o prefeito. Mas quando João Fontes levantou criticas políticas com coerência o programa foi cortado. É por isso que eu chamo o prefeito de Ditador! E ainda diz que eram os Fonseca que perseguiam o povo. Pedro Barbosa não pode calar a voz do povo não” desabafou a vereadora ainda: “ Não é a primeira vez que mandam para esta casa projetos de urgência para votar no mesmo dia.” Referindo ao reajuste do servidor em 2010 onde o projeto de lei veio com duas criações de cargos, que se fosse votado sem eles o prefeito não daria o aumento ao servidor público.




OBS.:
Os resumos das outras sessões estaremos publicando assim que for possível – agradecemos a compreensão. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Professores de Boquim debatem o PNAIC - Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa

Ontem a partir das 19h30 (05/04/13)na Escola Joaldo Barbosa aconteceu debate público sobre o PNAIC – Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa, com a professora da Universidade Federal de Sergipe, Silvana Bretas. O debate foi promovido pelo SINTESE a pedido dos professores em assembleia e teve como objetivo tirar as dúvidas sobre o programa do governo federal. Foram convidados professores, a sociedade em geral, a prefeitura de Boquim, Sindicato dos Servidores de Boquim, as secretárias de Educação e de Ação Social e suas equipes, Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Educação de Boquim/CMEB, Câmara de Vereadores. Destes estiveram presentes professores, e algumas pessoas representando a sociedade civil, estudantes do EJA, professores alfabetizadores, do ensino fundamental inicial e final e também o diretor da Escola Joaldo Barbosa, atual presidente do CMEB.

Professores de Boquim aprovam a proposta de Reajuste do Piso 2019

Na tarde do dia 11 de fevereiro, após o primeiro dia do Encontro Pedagógico os professores de Boquim, fizeram uma Assembleia Extraordinária para avaliarem a proposta do prefeito de Boquim, Eraldo Andrade, sobre o pagamento do reajuste do piso salarial da categoria. Segundo a proposta o prefeito já reajustaria o piso salarial do magistério neste mês de fevereiro seria pago com o retroativo de janeiro de 2019. A prefeitura de Boquim no ano de 2018 aprovou o piso salarial em julho, deixando 6 meses de retroativos. Sobre esse ponto o prefeito aponta na proposta que em junho sentaria com o SINTESE sobre como pagaria o passivo trabalhista. O atual prefeito falou no dia da negociação com o SINTESE (no dia 07 do corrente) que não quer ficar devendo aos professores em sua gestão. Os professores de Boquim tem passivos trabalhistas deixados por outras gestões e estão acionando a justiça e sendo por ela reconhecido o direito, tanto que a prefeitura na gestão atual está pagando a d

Não devem deixar a Estação...

José de Jesus Santos - profº de História imagem internet As manifestações continuam em todo o Brasil, e vão continuar... Provaram que não querem golpe de estado, mas sim resultado de todos os gestores públicos por mais responsabilidade pelos serviços públicos, melhoramento na Educação, Saúde e Segurança, resumo: não querem só comida... Provaram que tem fome de vários “Quês”. A cobertura televisiva imparcialmente – assim arautam, não deixam de usar seus chavões de efeitos de caras e bocas para destacar o vandalismo e os grupos de baderneiros enquanto as manifestações recebem um breve e positivo adjetivo. O fruto dessa ação de cobertura tem os mesmos efeitos das bombas de efeito moral, lançadas para dispersar o sentido dos movimentos. São verdadeiras balas de borracha disparadas nos braços, pernas da natureza do protesto. São sprays de pimenta lançados nos olhos da liberdade de expressão do povo que desperta junto aos que nunca deixaram as ruas para dizer que já não dá mais