Pular para o conteúdo principal

Piso Salarial é vencimento inicial

Por 7 a 2 STF decide: Piso Salarial é vencimento inicial

AUTOR // Caroline Santos fonte:SINTESE
O dia 06 de abril entrará para história do magistério público brasileiro. Professores de todas as partes do país comemoram a decisão dos ministros do Supremo Tribunal Federal - STF que por sete votos a dois ratificaram a constitucionalidade da Lei 11.738/2008 que regulamenta o Piso Salarial Profissional Nacional para os professores de educação básica da rede pública.
“Esse é um dia histórico para a luta do magistério brasileiro. A decisão do STF mostra que os trabalhadores em educação estavam com a razão ao defenderem que piso é vencimento inicial. Esse é momento dos gestores entenderem que piso é lei e a lei deve ser cumprida” disse Ângela de Melo, presidenta do SINTESE.
A decisão saiu depois de dois adiamentos e de uma sessão com quase cinco horas de duração. Sete dos nove ministros presentes a sessão deliberaram pela constitucionalidade do piso salarial e o mais marcante para os professores, eles julgaram que o piso salarial deve ser considerado como vencimento inicial. Com isso a Ação Direta de Inconstitucionalidade ADI 4167 impetrada pelos estados do Mato Grosso do Sul, Paraná, Ceará, Santa Catarina e Rio Grande do Sul foi considerada improcedente.
O posicionamento do STF terminou com uma espera de quase três anos do magistério para ver a efetiva aplicação da lei do piso. “A decisão do STF veio culminar uma vitória de 20 anos do magistério. Foi uma grande conquista e nos orgulha o voto do sergipano Carlos Brito. Ele mostrou qual o papel do estado na educação do seu povo”, disse Ana Lúcia.
Franklin Ribeiro
Franklin Ribeiro
Em Sergipe os professores lotaram as dependências da Sociedade Semear, em vigília promovida pelo SINTESE., para acompanhar na íntegra a votação. Para ajudar no compreensão do julgamento estiveram presentes os advogados Henri Clay Andrade, da Advocacia Operéria e Franklin Magalhães Ribeiro, coordenador do setor jurídico do SINTESE. “Foi uma excelente iniciativa do sindicato em realizar um evento como esse, para que os professores pudessem acompanhar de forma consciente. Foi muito importante do ponto de vista didático e pedagógico. Foi comovente para mim como advogado e como cidadão”, disse Henri Clay.
Henri Clay
Henri Clay
Voto dos ministros
Votaram pela manutenção da constitucionalidade da lei e pelo piso como vencimento inicial os ministros: Joaquim Barbosa (relator), Ricardo Lewandowski, Carmem Lúcia, Ellen Gracie, Celso de Mello, Carlos Ayres Brito (que presidiu a sessão).
Julgaram a Ação Direta de Inconstitucionalidade – ADI procedente, os ministros Gilmar Mendes e Marco Aurélio de Melo.
Jornada de Trabalho
Outro ponto que foi contestado pelos governadores que impetraram a ADI foi com a fixação da divisão da jornada de trabalho. Os governadores contestavam o dispositivo da lei que regulamentava que 1/3 da jornada de trabalho deve ser reservado para planejamento e atualização.
Nesse caso a votação foi mais apertada. Cinco ministros votaram pela manutenção do texto da lei. De acordo com informações publicadas pela assessoria de comunicação do STF e da Agência Brasil como não houve quórum para definir se esse ponto é ou não constitucional a votação deste item deve ocorrer na próxima semana.
Vale lembrar que esse aspecto da lei não tem repercussão em Sergipe, já que tanto a rede estadual quanto as redes municipais já estabelecem a jornada de trabalho nos termos da lei.
Assembleia
Nesta quinta, 07, às 9h o SINTESE realiza assembléia no Instituto Histórico e Geográfico. Na pauta: informes sobre a decisão do STF e do processo de negociação da campanha salarial 2011.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Professores de Boquim aprovam a proposta de Reajuste do Piso 2019

Na tarde do dia 11 de fevereiro, após o primeiro dia do Encontro Pedagógico os professores de Boquim, fizeram uma Assembleia Extraordinária para avaliarem a proposta do prefeito de Boquim, Eraldo Andrade, sobre o pagamento do reajuste do piso salarial da categoria. Segundo a proposta o prefeito já reajustaria o piso salarial do magistério neste mês de fevereiro seria pago com o retroativo de janeiro de 2019. A prefeitura de Boquim no ano de 2018 aprovou o piso salarial em julho, deixando 6 meses de retroativos. Sobre esse ponto o prefeito aponta na proposta que em junho sentaria com o SINTESE sobre como pagaria o passivo trabalhista. O atual prefeito falou no dia da negociação com o SINTESE (no dia 07 do corrente) que não quer ficar devendo aos professores em sua gestão. Os professores de Boquim tem passivos trabalhistas deixados por outras gestões e estão acionando a justiça e sendo por ela reconhecido o direito, tanto que a prefeitura na gestão atual está pagando a d

Professores de Boquim debatem o PNAIC - Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa

Ontem a partir das 19h30 (05/04/13)na Escola Joaldo Barbosa aconteceu debate público sobre o PNAIC – Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa, com a professora da Universidade Federal de Sergipe, Silvana Bretas. O debate foi promovido pelo SINTESE a pedido dos professores em assembleia e teve como objetivo tirar as dúvidas sobre o programa do governo federal. Foram convidados professores, a sociedade em geral, a prefeitura de Boquim, Sindicato dos Servidores de Boquim, as secretárias de Educação e de Ação Social e suas equipes, Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Educação de Boquim/CMEB, Câmara de Vereadores. Destes estiveram presentes professores, e algumas pessoas representando a sociedade civil, estudantes do EJA, professores alfabetizadores, do ensino fundamental inicial e final e também o diretor da Escola Joaldo Barbosa, atual presidente do CMEB.

Não devem deixar a Estação...

José de Jesus Santos - profº de História imagem internet As manifestações continuam em todo o Brasil, e vão continuar... Provaram que não querem golpe de estado, mas sim resultado de todos os gestores públicos por mais responsabilidade pelos serviços públicos, melhoramento na Educação, Saúde e Segurança, resumo: não querem só comida... Provaram que tem fome de vários “Quês”. A cobertura televisiva imparcialmente – assim arautam, não deixam de usar seus chavões de efeitos de caras e bocas para destacar o vandalismo e os grupos de baderneiros enquanto as manifestações recebem um breve e positivo adjetivo. O fruto dessa ação de cobertura tem os mesmos efeitos das bombas de efeito moral, lançadas para dispersar o sentido dos movimentos. São verdadeiras balas de borracha disparadas nos braços, pernas da natureza do protesto. São sprays de pimenta lançados nos olhos da liberdade de expressão do povo que desperta junto aos que nunca deixaram as ruas para dizer que já não dá mais