Pular para o conteúdo principal

Carlos Gato...

fonte: Infonet

Segue julgamento dos acusados pela morte de Carlos Gato
José Nílton dos Santos e Valmir dos Santos Souza que é cabo da Polícia Militar são acusados de auxiliar na morte do sindicalista
06/05/2011 - 16:48

O promotor Emérson Oliveira Andrade

Dos quatro acusados pela morte do sindicalista Carlos Gato em 2001, dois estão sendo julgados nesta sexta-feira, 6, na 8ª Vara Criminal do Fórum Gumercindo Bessa em Aracaju. José Nílton dos Santos e Valmir dos Santos Souza que é cabo da Polícia Militar são acusados de auxiliar na morte do sindicalista. Já os acusados de mando do crime de homicídio qualificado, o ex-prefeito de Cristinápolis, Elizeu dos Santos e o ex-prefeito de Tomar do Geru, Gildeon Ferreira Santos ainda irão a julgamento.
O promotor de justiça, responsável pela acusação, Emérson Oliveira Andrade informou que os dois réus acusados no julgamento de hoje aparecem como auxiliares no crime.
Carlos Gato foi assassinado em 2001(Foto: Arquivo Portal Infonet)

“O José Nílton e o cabo Valmir teriam ajudado para a consumação do delito. Pela denúncia, eles não praticaram a execução, mas auxiliaram. A indicação é que o primeiro acusado, o José Nílton teria feito a contratação dos pistoleiros e o cabo Valmir teria auxiliado a localização da vítima, o Carlos Gato, vereador na época. Ainda vão ser ouvidas as testemunhas em plenário e existem documentos nos autos, quem vai apreciar isso são os jurados e após a instrução em plenário ocorreram os debates entre acusação e defesa e por fim as testemunhas vão dar o seu veredicto”, informa.
De acordo com o promotor os pistoleiros contratados para o crime teriam sido mortos ainda na época do homicídio. “Há notícia de que os pistoleiros contratados para o crime teriam sido mortos logo após praticar o ato. Hoje há uma audiência marcada na cidade de Arauá e já consta a instrução com relação aos mandantes. Esses apontados como mandantes tinham foro privilegiado na época, assim que eles saíram do exercício de chefia do executivo, o Tribunal corretamente devolveu o processo para o juízo de primeiro grau que está processando os demais envolvidos”, conta.
Para o advogado de defesa dos acusados, Emanuel Cacho, as provas da participação dos dois réus é frágil. “É uma acusação sem provas, eles tem o álibi para o dia do fato e pelo simples fato de morar em Tomar do Geru e de trabalhar na prefeitura veio essa acusação, mas é uma acusação muito frágil, o conjunto da prova é muito frágil, inclusive com provas substancias com álibi, eles estavam em locais diversos daquele onde aconteceu o fato”, ressalta.
O crime
Carlos Alberto Santos de Oliveira, conhecido como Carlos Gato era um crítico do trabalho infantil nos Laranjais da região Centro Sul do Estado. Ele foi assassinado em setembro de 2001 com 10 tiros em um bairro da periferia do município de Pedrinhas. À época o crime ganhou notoriedade no mundo e representantes de diversas entidades de direitos humanos vieram a Sergipe comprovar a situação das crianças e então elas foram inseridas no programa de erradicação do trabalho infantil.
O Portal infonet continuará acompanhando o julgamento informará o veredicto final do júri no julgamento pela morte de Carlos Gato.
Por Bruno Antunes


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Professores de Boquim debatem o PNAIC - Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa

Ontem a partir das 19h30 (05/04/13)na Escola Joaldo Barbosa aconteceu debate público sobre o PNAIC – Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa, com a professora da Universidade Federal de Sergipe, Silvana Bretas. O debate foi promovido pelo SINTESE a pedido dos professores em assembleia e teve como objetivo tirar as dúvidas sobre o programa do governo federal. Foram convidados professores, a sociedade em geral, a prefeitura de Boquim, Sindicato dos Servidores de Boquim, as secretárias de Educação e de Ação Social e suas equipes, Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Educação de Boquim/CMEB, Câmara de Vereadores. Destes estiveram presentes professores, e algumas pessoas representando a sociedade civil, estudantes do EJA, professores alfabetizadores, do ensino fundamental inicial e final e também o diretor da Escola Joaldo Barbosa, atual presidente do CMEB.

Professores de Boquim aprovam a proposta de Reajuste do Piso 2019

Na tarde do dia 11 de fevereiro, após o primeiro dia do Encontro Pedagógico os professores de Boquim, fizeram uma Assembleia Extraordinária para avaliarem a proposta do prefeito de Boquim, Eraldo Andrade, sobre o pagamento do reajuste do piso salarial da categoria. Segundo a proposta o prefeito já reajustaria o piso salarial do magistério neste mês de fevereiro seria pago com o retroativo de janeiro de 2019. A prefeitura de Boquim no ano de 2018 aprovou o piso salarial em julho, deixando 6 meses de retroativos. Sobre esse ponto o prefeito aponta na proposta que em junho sentaria com o SINTESE sobre como pagaria o passivo trabalhista. O atual prefeito falou no dia da negociação com o SINTESE (no dia 07 do corrente) que não quer ficar devendo aos professores em sua gestão. Os professores de Boquim tem passivos trabalhistas deixados por outras gestões e estão acionando a justiça e sendo por ela reconhecido o direito, tanto que a prefeitura na gestão atual está pagando a d

Não devem deixar a Estação...

José de Jesus Santos - profº de História imagem internet As manifestações continuam em todo o Brasil, e vão continuar... Provaram que não querem golpe de estado, mas sim resultado de todos os gestores públicos por mais responsabilidade pelos serviços públicos, melhoramento na Educação, Saúde e Segurança, resumo: não querem só comida... Provaram que tem fome de vários “Quês”. A cobertura televisiva imparcialmente – assim arautam, não deixam de usar seus chavões de efeitos de caras e bocas para destacar o vandalismo e os grupos de baderneiros enquanto as manifestações recebem um breve e positivo adjetivo. O fruto dessa ação de cobertura tem os mesmos efeitos das bombas de efeito moral, lançadas para dispersar o sentido dos movimentos. São verdadeiras balas de borracha disparadas nos braços, pernas da natureza do protesto. São sprays de pimenta lançados nos olhos da liberdade de expressão do povo que desperta junto aos que nunca deixaram as ruas para dizer que já não dá mais