Pular para o conteúdo principal

Dia 26/07 é Dia do vovô e da vovó!

DIA 26/07/2011 TERÇA é Dia Festivo em Louvor a Deus em homenagem a Avó de Cristo!
 Confira a programação:


05:00  - Alvorada Festiva;  

07:00 - Missa da Comunhão Geral e das Promessas presidida pelo Revmº Pe. José Fernando Ávila – Robalo – Aracaju-SE

15:30 -  Solene Procissão pelas ruas da cidade com carro triunfal da Padroeira e padroeiro das comunidades. 

17:00  - Solene Celebração Eucarística presidida por sua Exmº Revmº Dom Marco Eugenio Galrão Leite de Almeida, Bispo Diocesano.  

                                                                                                              

Na ocasião receberá o Sacramento da Ordem no grau do presbiterado o Diácono Lucas de Jesus Chagas.

Boquim adotou como padroeira Senhora Sant'Ana na segunda metade do século 19. Diz a história que o Pe. Vigário Cravo rogou a Santana numa das maiores enchentes da região que acabou ilhando a população da Lagoa Vermelha, onde se originou a história de nossa cidade.
A chuva parou a enchente diminuiu e o povo foi retirado do lugar para as encostas mais altas.

 Conheça um pouco mais sobre a devoção a Senhora Sant'ANA.



“Cristo é o mistério de Deus, no qual estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência” (Cl 2,2-3), diz São Paulo. Isto significa que Ele é o mistério central, a síntese de todos os mistérios, a partir do qual se desvenda tudo o que se relaciona com Ele, com a sua família, e com a obra realizada para a salvação do mundo. Sabemos muito sobre essa obra, graças aos Evangelhos, pois eles foram escritos para anunciar o plano salvífico de Deus. Na pregação apostólica vemos também espelhados e esclarecidos gestos e aspectos da vida de Jesus.
Por outro lado, há muita coisa que não conhecemos. Embora os judeus dêem grande valor à própria parentela e à genealogia, nada sabemos sobre a identidade de todos os familiares de Jesus e seu relacionamento com eles. De seus avós, por exemplo, nada se fala. Isto faz parte do segredo pessoal de Cristo, para quem o importante era nos revelar a Santíssima Trindade, na qual Ele é Deus, com o Pai e o Espírito Santo, em unidade perfeita.
Sobre a Mãe de Jesus, a Virgem Maria, as informações que temos nos provêm do Evangelho da Infância, escrito por São Lucas. Os Evangelhos e os Atos dos Apóstolos também registram sua presença junto a Jesus, durante a vida pública, e junto à Igreja nascente. Neste caso, novamente, nada sabemos quanto à parentela de Maria.
Aqui entram os Evangelhos chamados apócrifos. Embora não sejam considerados autênticos do ponto de vista teológico e revelado, têm um certo valor histórico. Alguns citam Joaquim e Ana, como pais de Nossa Senhora. A veneração prestada a este santo casal é muito antiga no Oriente, tendo, depois, passado à Igreja ocidental. Nós a recebemos já dentro de um rico contexto litúrgico, de conteúdo inegável, no qual estes antepassados de Jesus são comparados aos patriarcas e às grandes personalidades do Antigo Testamento. Podemos deduzir que eram pessoas ligadas ao templo e engajadas na história de Israel, verdadeiramente justos, segundo os critérios de Deus.
Certamente, Sant’Ana foi escolhida e preparada para conceber a Mãe de Jesus. Essa concepção, ou conceição, nomenclatura própria da Teologia ao se referir a Nossa Senhora, deu-se num relacionamento conjugal normal. Porém, não foi apenas isto. Naquele momento, Deus agiu com seu poder. E o amor humano - meio necessário para se conceber com dignidade uma criança – foi engrandecido pelo amor do Espírito Santo, segundo o plano do Pai, nele operando a força redentora de Cristo, em previsão do Mistério Pascal que Ele iria abraçar, ao término de sua vida terrena. veja mais sobre esta reflexão do Bispo do Rio de Janeiro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Professores de Boquim aprovam a proposta de Reajuste do Piso 2019

Na tarde do dia 11 de fevereiro, após o primeiro dia do Encontro Pedagógico os professores de Boquim, fizeram uma Assembleia Extraordinária para avaliarem a proposta do prefeito de Boquim, Eraldo Andrade, sobre o pagamento do reajuste do piso salarial da categoria. Segundo a proposta o prefeito já reajustaria o piso salarial do magistério neste mês de fevereiro seria pago com o retroativo de janeiro de 2019. A prefeitura de Boquim no ano de 2018 aprovou o piso salarial em julho, deixando 6 meses de retroativos. Sobre esse ponto o prefeito aponta na proposta que em junho sentaria com o SINTESE sobre como pagaria o passivo trabalhista. O atual prefeito falou no dia da negociação com o SINTESE (no dia 07 do corrente) que não quer ficar devendo aos professores em sua gestão. Os professores de Boquim tem passivos trabalhistas deixados por outras gestões e estão acionando a justiça e sendo por ela reconhecido o direito, tanto que a prefeitura na gestão atual está pagando a d

Professores de Boquim debatem o PNAIC - Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa

Ontem a partir das 19h30 (05/04/13)na Escola Joaldo Barbosa aconteceu debate público sobre o PNAIC – Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa, com a professora da Universidade Federal de Sergipe, Silvana Bretas. O debate foi promovido pelo SINTESE a pedido dos professores em assembleia e teve como objetivo tirar as dúvidas sobre o programa do governo federal. Foram convidados professores, a sociedade em geral, a prefeitura de Boquim, Sindicato dos Servidores de Boquim, as secretárias de Educação e de Ação Social e suas equipes, Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Educação de Boquim/CMEB, Câmara de Vereadores. Destes estiveram presentes professores, e algumas pessoas representando a sociedade civil, estudantes do EJA, professores alfabetizadores, do ensino fundamental inicial e final e também o diretor da Escola Joaldo Barbosa, atual presidente do CMEB.

Não devem deixar a Estação...

José de Jesus Santos - profº de História imagem internet As manifestações continuam em todo o Brasil, e vão continuar... Provaram que não querem golpe de estado, mas sim resultado de todos os gestores públicos por mais responsabilidade pelos serviços públicos, melhoramento na Educação, Saúde e Segurança, resumo: não querem só comida... Provaram que tem fome de vários “Quês”. A cobertura televisiva imparcialmente – assim arautam, não deixam de usar seus chavões de efeitos de caras e bocas para destacar o vandalismo e os grupos de baderneiros enquanto as manifestações recebem um breve e positivo adjetivo. O fruto dessa ação de cobertura tem os mesmos efeitos das bombas de efeito moral, lançadas para dispersar o sentido dos movimentos. São verdadeiras balas de borracha disparadas nos braços, pernas da natureza do protesto. São sprays de pimenta lançados nos olhos da liberdade de expressão do povo que desperta junto aos que nunca deixaram as ruas para dizer que já não dá mais