quarta-feira, 13 de julho de 2011

Quem será? Quem ficará a frente da SMECELT em Boquim? Venha quem vier a luta continua...

Após reunião de Gestão de Carreira do Magistério a secretaria de educação Simone Moura sentou com a redação do Infoboquim para explicar sua saída da frente da secretaria de educação de Boquim e sobre as denuncias sobre o desvio de merenda na Associação dos Deficientes Físicos de Boquim – ADEFIB.

Simone esclareceu que mesmo saindo da frente da secretaria muncipal de educação esporte lazer e turismo - SMECELT ela ficará atuando, por exemplo, na educação dentro da Comissão de Gestão de Carreira do Magistério. Quanto ao fato de associarem sua saída às denuncias do CAE – conselho de alimentação que saiu nas notas de blogs e sites que instigaram tal relação foi passado o seguinte:

Moura nos informou que no dia 13/07 (quarta-feira) estaria enviando ao Ministério Publico Municipal os documentos solicitados e as peças que provam que a mesma não estava a frente da secretaria de educação no período dessas denúncias. “Eu sai de férias no dia 02 de maio e só retornei no dia 23, quem ficou no lugar neste período foi Lidia.” – disse a secretária. “Ouvi ainda no dia 26 o Jovaldo e no dia seguinte fui visitar a ADEFIB e daí por diante busquei o FUNDEB e o CMEB para relatar os fatos”. - Conclui.

Segundo a secretária de educação não houve reunião deliberativa do CAE para criação de diligencias e que a presidente esta usando o conselho por pura conotação política. “Apenas ela (Mazé Chaves) e o marido (Alex) que são membros do conselho foram sozinhos verificar a entidade. Ela feriu o regimento do conselho e nenhum dos membros foram comunicados para visitarem a ADEFIB. Não recebi nenhum oficio do CAE ou da própria presidente solicitando reunião comigo para tratar das denuncias antes de sair de férias e nem depois.” – desabafa Simone.

Até esse momento não conversamos com o CAE, mas estamos abertos a divulgar as diversas visões com o caso já que se houve desvio de merendas na ADEFIB, a sociedade tem o direito de reparação e esclarecimento dos fatos.

Não vamos esquecer que nossas crianças já foram alimentadas com pelancas, comidas sem tempero, houve denuncias de funcionários levando merenda para casa e até transporte ilegal de merenda de uma escola para outra feita por gestores escolares em nossa cidade. Temos carros e biz adquiridos com recursos da educação sem serem plotados (é dever do prefeito e da secretária colocar nos veículos a origem dos recursos), estes veículos só podem ser usados pela educação. E até hoje (já solicitado pelo Fundeb) a prefeitura não disponibiliza no site oficial todas as despesas e receita do município sobre a educação como manda a Resolução 243/07 do Tribunal de Contas de Sergipe.

Todo conselho de controle social tem o direito e dever de primeiro alertar a prefeitura ou secretaria sobre os erros encontrados, caso estes erros ainda continuem os conselhos devem levar a denuncia ao ministério público.

Enquanto isso devemos refletir nas ações dos conselhos de controle social que no caso de Boquim tem em suas representatividades uma maioria que de forma direta ou indireta apenas legitimam as ações da prefeitura enquanto aqueles conselheiros que questionam ficam marginalizados como encrenqueiros, tumultuadores já que cobram e tem posição para a correta fiscalização dos recursos seja do FUNDEB ou do Conselho da Alimentação Escolar.

No dia 30/07 Simone Moura entregará o cargo... Quem ficará em seu lugar? Venha quem vier a luta continua...









Nenhum comentário:

Sobre o que já postamos

BOQUIM SERGIPE piso professores GREVE prefeito sintese luta Brasil PISO SALARIAL vereadores Déda Jean câmara Aracaju Lagarto Pedrinhas STF 2012 2014 Alencar Amigos BLOCO CARREIRA DEPUTADOS LAGOA VERMELHA MP PNE PRE-CAJU Tribunal de Contas chile ditadura enterro escolas governo magistério mec micareta prefeitura prova 12 de junho 141anos 150 dias 1567 2010 2016 ADI AZAR Abelardo Romero Dantas Alô Associação BANDA LARGA BODE Bahia CAE CANDIDATO CLT CNBB Carmem Miranda Ciarlos Conae Copa do mundo Creches DIA DO BEIJO ESTADUAL EUA Edivaldo Educação Estado Estância FESTA FIFA HINO IBGE INTERNET Iluminação Interior José José Comblin LAN HOUSE Lula MARCELO DEDA MDE MICARETA 2012 México Natal OAB Obama PAREDÕES PRAÇA RCB RESISTÊNCIA SE SEXTA FEIRA 13 TV Tabaroinha Taxa UFS Zé Carioca acidente adefib ai se eu soubesse aliança angra 1 angra 2 aniversário anos arcaju argentina.brasil assembleia. assim você me mata atomicas atrasado aulas bardosa batismos campanha censura cidadania cidade concursado contratados copertalse cravo dança das cadeiras dem denúncia dia dos namorados direitos edil energia escravos esquerda estudantes expressão fhs floro frei betto fundação hospitalar de saúde globo golpe militar hegemonia humanos iran japão jovem jovens joão junho kw/h lei liberdade libertação livro líder manifestações merenda merendeira micareta 2011 morte médicos mídia nacional notas novela nucleares oposição pacientes padre pascoa pedro barbosa polícia militar política prefeitos presidente pt páscoa quaresma reforma republica riachão rojões santana sbt secretaria segurança pública sindipema smecelt tabela tarifas teologia da libertação trânsito universitários usinas verdade vereador vice violencia voto