Pular para o conteúdo principal

Projeto Caminhos da Universidade, visando garantir transporte escolar para os estudantes universitários

Dirigente da CNTE entrega moções ao Ministro Fernando Haddad
fonte: SINTESE
Autor
// Bárbara Nascimento

Em reunião realizada na última terça-feira (16), entre comissão
Joel Almeida e Fernando Haddad
Joel Almeida e Fernando Haddad
de negociação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e Ministro da Educação, Fernando Haddad, o Conselheiro Estadual de Educação e dirigente do Sintese, Joel Almeida, apresentou três moções de apelo com o objetivo de o Ministério da Educação (MEC) e a Presidenta Dilma formularem o projeto Caminhos da Universidade, visando a garantir de transporte escolar para os estudantes universitários.
As moções foram de autoria do vereador de Estância José Domingos Machado (Dominguinhos), do Sintese e da deputada estadual Ana Lúcia Vieira – esta última já aprovada em plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe.
Os documentos destacavam também a importância de priorizar os estudantes que tiveram acesso às universidades e faculdades através de programas do governo federal com Reuni, Prouni, Fies e sistema de cotas.
No ato de entrega foi ressaltado que em Sergipe e outros estados brasileiros, os prefeitos utilizam os transportes escolares destinados aos estudantes da educação básica para o deslocamento de universitários. A prática, embora naturalizada, é ilegal, como enfatizou o Ministro Haddad.
No entanto, diversos prefeitos - e principalmente o prefeito de Estância, Ivan Leite - desvirtuam o debate e tentam jogar a população sergipana contra o vereador Dominguinhos, a deputada estadual Ana Lúcia e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação, por conta das denúncias feitas sobre o uso indevido do transporte escolar recebido pelos municípios pelo programa Caminhos da Escola.
Ao contrário do que acusam os gestores, não se trata de querer inviabilizar os estudos de estudantes universitários. Ocorre que essa ação de ceder ônibus destinados à educação básica aos universitários dificulta a vida das crianças e jovens do interior que em vez de serem beneficiados, continuam andando em ônibus velhos, inseguros e até mesmo em paus- de- arara.
De acordo com Joel Almeida, a receptividade do Ministro, que esteve acompanhado dos Secretários Executivos Francisco das Chagas e Carlos Abicalil, foi boa. Todos eles se comprometeram em intermediar o pleito junto ao órgão responsável pelas políticas de assistência estudantil do MEC. Chagas mencionou ainda que esse tipo de situação também ocorre no Rio Grande do Norte.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE ENTRE BOQUIM E PEDRINHAS VITIMA JOVEM BOQUINENSE

FOTO ILUSTRATIVA:  FONTE INTERNET       Na noite de ontem ocorreu uma colisão entre duas motos envolvendo dois jovens um de Boquim e outro de Pedrinhas.   Infelizmente ambos faleceram, o jovem boquinense foi o Anderlan Ravison Rosa Almeida, filho da professora Bete, irmã de Rosenice - esposa de Luiz da Decon.       Bete já foi diretora da Escola Vanda Ribeiro - conhecida como antiga LBA.   O outro jovem foi Anderson Oliveira dos Santos, um dos cobradores da Coopertalse, residente próximo a delegacia de Pedrinhas.  Segundo populares o boquinense estava conduzindo uma moto sem farol e tentou aproveitar a iluminação dos faróis de um caminhão de bebidas e ao tentar ultrapassar colidiu com a biz do pedrinhense. Confira no Cinform online mais informações.                   DEIXAMOS NOSSOS PESARES A AMIGOS E FAMILIARES DA PROFESSORA BETE E DA FA...

Professores de Boquim aprovam a proposta de Reajuste do Piso 2019

Na tarde do dia 11 de fevereiro, após o primeiro dia do Encontro Pedagógico os professores de Boquim, fizeram uma Assembleia Extraordinária para avaliarem a proposta do prefeito de Boquim, Eraldo Andrade, sobre o pagamento do reajuste do piso salarial da categoria. Segundo a proposta o prefeito já reajustaria o piso salarial do magistério neste mês de fevereiro seria pago com o retroativo de janeiro de 2019. A prefeitura de Boquim no ano de 2018 aprovou o piso salarial em julho, deixando 6 meses de retroativos. Sobre esse ponto o prefeito aponta na proposta que em junho sentaria com o SINTESE sobre como pagaria o passivo trabalhista. O atual prefeito falou no dia da negociação com o SINTESE (no dia 07 do corrente) que não quer ficar devendo aos professores em sua gestão. Os professores de Boquim tem passivos trabalhistas deixados por outras gestões e estão acionando a justiça e sendo por ela reconhecido o direito, tanto que a prefeitura na gestão atual está pagando a d...

Deputado federal quer ser Presidente do PT

http://www.politicareal.com.br/noticia.php?id=22958 17.08.2009, 18:54:24 Sergipe. Deputado federal quer ser Presidente do PT; Ele não aceita o apoio do PSDB ao Governo Déda A Política Real está acompanhando... ( Brasília-DF, 17/08/2009) A Política Real está atenta e teve acesso. O deputado federal Iran Barbosa(PT-SE) anunciou que vai disputar a presidência do Partido dos Trabalhadores, no Sergipe, no Processo de Eleição Direta (PED) do PT, encabeçando a chapa estadual pela sua tendência, a Articulação de Esquerda (AE). A eleição interna tem seu primeiro turno no dia 22 de novembro próximo. Ele é tido como um calo no sapato do governador Marcelo Déda (PT) e sempre que colocou contra ao apoio do PSDB ao atual governo petista no Sergipe. O PSDB sergipano também apóia o governo do PC do B, de Edvaldo Nogueira, em Aracaju. O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira, 17, na sede do PT, em Aracaju, onde o deputado concedeu coletiva à imprensa, acompanha...