Pular para o conteúdo principal

Dia da indepedência com CENSURA nos municípios sergipanos

Prefeituras agridem e reprimem desfiles cívicos de professores

Autor // sintese
japaratuba (8)
japaratuba (8)
O que era para ser apenas um momento de livre exercício de cidadania acabou em caso de polícia. As diversas manifestações organizadas pelos professores das redes públicas municipais durantes desfiles cívicos de 7 de setembro em cidades do interior do estado foram duramente reprimidas e censuradas pelas prefeituras.

Os professores das cidades de Japaratuba, Maruim, Estância e Laranjeiras viveram momentos dignos de um estado de exceção. "O momento do desfile cívico é também um momento de reflexão e diálogo com a sociedade. É inadmissível que educadores e educadoras sejam tratados como criminosos", alerta Lúcia Barroso, vice-presidente do SINTESE.


Seguranças particulares usaram de violência para conter professores
Seguranças particulares usaram de violência para conter professores
Violência gratuita
Em Japaratuba a voz de protesto deu lugar a gritos de revolta e
pânico. Cumprindo o combinado previamente e de maneira ordeira, os professores esperaram todas as escolas desfilarem para então se reunir em passeata. Porém, para tentar coibir o ato, seguranças contratados pela Prefeitura Municipal resolveram tentaram impedir que professores desfilassem ao lado de seus colégios com camisas de protesto. Os professores Carlos Vieira e Greice Silva, da comissão de negociação do SINTESE, foram agredidos e jogados ao chão. “A manifestação era pacífica e tinha ampla adesão da população. Além de não cumprir a palavra na questão de pagamento do piso a administração ainda quer impedir nosso direito de falar”, fala Carlos.
Maruim: Lutar não é crime
Através de liminar Prefeito tentou calar os professores
Através de liminar Prefeito tentou calar os professores
Em Maruim a prefeitura tentou impedir através de uma Ação Cautelar a organização dos professores para o desfile cívico, mas a manobra não obteve êxito. A juíza da comarca de Maruim, Isabela Sampaio, garantiu que “o SINTESE não está impedido de realizar manifestação nem de usar as camisas de protesto”. Mesmo assim, o Prefeito Gilberto Maynard colocou a guarda municipal nas ruas para impedia o andamento do ato, enquanto a polícia obstruía a saída do carro de som. “Esperamos que um dia os professores de Maruim possam desfilar num 7 de setembro sem escola policial, sem liminar, apenas com os homens e mulheres livres para dialogar com a população sobre a realidade da educação pública da cidade”, fala Ângela Melo, presidenta do SINTESE.
Laranjeiras
A participação dos professores de Laranjeiras foi altamente prejudicada pela administração municipal. Os carros de som que acompanhariam o cortejo foram impedidos de entrar e a situação só se revolveu após a presença de advogados do SINTESE que conseguiriam negociar junto à guarda municipal o início da atividade."É curioso observar que vários pelotões da guarda municipal foram utilizados para um simples ato de cidadania de professores, enquanto no dia a dia da cidade, pouco se vê esse efetivo nas ruas”, lembra Edileide Barrozo, diretora do SINTESE. Apesar disso, segundo ela, a população ficou até o final do desfile e deu total apoio aos professores.
Estância
Em Estância os professores organizaram o “Grito do Povo” e também tiveram problemas para poder ir às ruas. Devido ao autoritarismo do prefeito Ivan Leite, que dificultou de todas as formas a saída das centenas de pessoas que participaram da manifestação, o protesto só começou as 20h gerando revolta nos participantes. A situação só foi contornada devido à mediação da deputada estadual Ana Lúcia e da atuação exemplar da polícia militar, que fizeram valer o poder do estado de Sergipe e garantiram a entrada dos professores no desfile.

Carira
Já em Carira, contando com uma grande adesão da população, os professores não se abateram com a série de pressões feitas pela Secretaria de Educação Municipal, que ameaçava os professores quem para o desfile protestar. Centenas de educacores, pais e alunos fizeram um protesto pacífico e contagiante, que só foi atrapalhado no momento em que adentrava a Praça Principal da cidade. “Neste momento a policia militar não permitiu a nossa entrada, mas a pressão e o apoio do público foram tamanhos que continuamos nosso ato”, relata Givaldo Costa, representante do SINTESE em Carira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Professores de Boquim aprovam a proposta de Reajuste do Piso 2019

Na tarde do dia 11 de fevereiro, após o primeiro dia do Encontro Pedagógico os professores de Boquim, fizeram uma Assembleia Extraordinária para avaliarem a proposta do prefeito de Boquim, Eraldo Andrade, sobre o pagamento do reajuste do piso salarial da categoria. Segundo a proposta o prefeito já reajustaria o piso salarial do magistério neste mês de fevereiro seria pago com o retroativo de janeiro de 2019. A prefeitura de Boquim no ano de 2018 aprovou o piso salarial em julho, deixando 6 meses de retroativos. Sobre esse ponto o prefeito aponta na proposta que em junho sentaria com o SINTESE sobre como pagaria o passivo trabalhista. O atual prefeito falou no dia da negociação com o SINTESE (no dia 07 do corrente) que não quer ficar devendo aos professores em sua gestão. Os professores de Boquim tem passivos trabalhistas deixados por outras gestões e estão acionando a justiça e sendo por ela reconhecido o direito, tanto que a prefeitura na gestão atual está pagando a d

Professores de Boquim debatem o PNAIC - Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa

Ontem a partir das 19h30 (05/04/13)na Escola Joaldo Barbosa aconteceu debate público sobre o PNAIC – Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa, com a professora da Universidade Federal de Sergipe, Silvana Bretas. O debate foi promovido pelo SINTESE a pedido dos professores em assembleia e teve como objetivo tirar as dúvidas sobre o programa do governo federal. Foram convidados professores, a sociedade em geral, a prefeitura de Boquim, Sindicato dos Servidores de Boquim, as secretárias de Educação e de Ação Social e suas equipes, Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Educação de Boquim/CMEB, Câmara de Vereadores. Destes estiveram presentes professores, e algumas pessoas representando a sociedade civil, estudantes do EJA, professores alfabetizadores, do ensino fundamental inicial e final e também o diretor da Escola Joaldo Barbosa, atual presidente do CMEB.

Não devem deixar a Estação...

José de Jesus Santos - profº de História imagem internet As manifestações continuam em todo o Brasil, e vão continuar... Provaram que não querem golpe de estado, mas sim resultado de todos os gestores públicos por mais responsabilidade pelos serviços públicos, melhoramento na Educação, Saúde e Segurança, resumo: não querem só comida... Provaram que tem fome de vários “Quês”. A cobertura televisiva imparcialmente – assim arautam, não deixam de usar seus chavões de efeitos de caras e bocas para destacar o vandalismo e os grupos de baderneiros enquanto as manifestações recebem um breve e positivo adjetivo. O fruto dessa ação de cobertura tem os mesmos efeitos das bombas de efeito moral, lançadas para dispersar o sentido dos movimentos. São verdadeiras balas de borracha disparadas nos braços, pernas da natureza do protesto. São sprays de pimenta lançados nos olhos da liberdade de expressão do povo que desperta junto aos que nunca deixaram as ruas para dizer que já não dá mais