Pular para o conteúdo principal

Setembro de luta pela independência na Educação de SERGIPE

Professores realizam assembleia contra ação de Déda que altera Plano de Carreira

AUTOR;fonte // sintese
A próxima assembleia geral extraordinária do magistério público do Estado de Sergipe acontece no dia 15 de setembro, às 15 horas, no já tradicional espaço de reuniões da
popup_assembleia_capa
popup_assembleia_capa
categoria, o Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe.

Durante a greve dos professores, o governador afirmou, em coletiva de imprensa, que enviaria projeto de lei à Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) em agosto, para alterar Plano de Carreira do Magistério. Fala que foi apelidada pelos professores de “Agosto tenebroso”.

A notícia gerou preocupação para o Sintese, pois todas as propostas de alteração de alterar carreira visam sempre a retirada de direitos. O Sintese teve acesso, na semana passada, a dois documentos que foram enviados aos diretores das escolas, iniciando o processo de avaliação de desempenho dos professores. 

Esses documentos, que levam os títulos de Compromisso de Gestão (assinado pelas escolas e Seed) eOrientações para preenchimento online dos Planos de Curso (de autoria do Secretário de Educação, Belivaldo Chagas), tratam de procedimentos para que os professores sejam avaliados. Avaliação que traz riscos à vida profissional dos educadores. 
BAIXE O CONTRATO DE GESTÃO 

BAIXE AQUI AS ORIENTAÇÕES PARA PREENCHIMENTO

Os documentos deixam claros que o Governo Estadual tenta mudar o Plano de Carreira e Remuneração para implantar um plano meritocrático fundado em avaliação de desempenho. Assim, Secretaria do Estado da Educação e o governador Marcelo Déda orquestram a transformação das escolas estaduais em agências comunitárias de prestação de serviço educacional público.  

Os documentos prevêem que os professores e as equipes diretivas das escolas terão Avaliação de Terminalidade do desempenho baseada no Índice Guia. Para iniciar o processo avaliativo, os educadores são submetidos a preencher formulários com planos anual, mensais e semanais de curso e portfólios individuais dos alunos (semanalmente).

Diante dessa afronta a Legislação Educacional, os educadores devem decidir, em assembleia, os encaminhamentos para enfrentar as investidas do governo em privatização da educação pública, transformando as escolas em agências e destruindo direitos conquistados pelos professores com anos de luta e, com uma agravante: a clara intenção de demissão daqueles que não se enquadrarem na lógica de desempenho que o governo estabelece.

Gestão Democrática e concurso público

Os professores também vão deliberar ações para implantar a Gestão Democrática. Nesse quesito, o governador em vez de enviar o Projeto de Lei que cria a gestão para aprovação na Alese - já discutido entre governo e sindicato -, pretende destruir o Plano de Carreira e impor um modelo de gestão empresarial nas escolas estaduais.

Quando o assunto é descumprir acordos, a Seed se faz presente. Pela terceira vez, a secretaria desrespeita os prazos estabelecidos pelo Ministério Público Estadual para a realização de concurso público e panorama da rede com seus números de cargos, trabalhadores em desvio de função e afins. Para a direção do Sintese não há qualquer justificativa para o não cumprimento dos Termos de Ajustamento de Conduta assinados em audiências no Ministério. 

Os professores, ao contrário da Secretaria da Educação, vão eleger os membros que devem participar da comissão organizadora do concurso, que deveria ser criada através de portaria assinada pelo secretário, como prevê o artigo 11 do Estatuto do Magistério, mas até agora nenhum sinal ou comunicado foi divulgado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE ENTRE BOQUIM E PEDRINHAS VITIMA JOVEM BOQUINENSE

FOTO ILUSTRATIVA:  FONTE INTERNET       Na noite de ontem ocorreu uma colisão entre duas motos envolvendo dois jovens um de Boquim e outro de Pedrinhas.   Infelizmente ambos faleceram, o jovem boquinense foi o Anderlan Ravison Rosa Almeida, filho da professora Bete, irmã de Rosenice - esposa de Luiz da Decon.       Bete já foi diretora da Escola Vanda Ribeiro - conhecida como antiga LBA.   O outro jovem foi Anderson Oliveira dos Santos, um dos cobradores da Coopertalse, residente próximo a delegacia de Pedrinhas.  Segundo populares o boquinense estava conduzindo uma moto sem farol e tentou aproveitar a iluminação dos faróis de um caminhão de bebidas e ao tentar ultrapassar colidiu com a biz do pedrinhense. Confira no Cinform online mais informações.                   DEIXAMOS NOSSOS PESARES A AMIGOS E FAMILIARES DA PROFESSORA BETE E DA FA...

Professores de Boquim aprovam a proposta de Reajuste do Piso 2019

Na tarde do dia 11 de fevereiro, após o primeiro dia do Encontro Pedagógico os professores de Boquim, fizeram uma Assembleia Extraordinária para avaliarem a proposta do prefeito de Boquim, Eraldo Andrade, sobre o pagamento do reajuste do piso salarial da categoria. Segundo a proposta o prefeito já reajustaria o piso salarial do magistério neste mês de fevereiro seria pago com o retroativo de janeiro de 2019. A prefeitura de Boquim no ano de 2018 aprovou o piso salarial em julho, deixando 6 meses de retroativos. Sobre esse ponto o prefeito aponta na proposta que em junho sentaria com o SINTESE sobre como pagaria o passivo trabalhista. O atual prefeito falou no dia da negociação com o SINTESE (no dia 07 do corrente) que não quer ficar devendo aos professores em sua gestão. Os professores de Boquim tem passivos trabalhistas deixados por outras gestões e estão acionando a justiça e sendo por ela reconhecido o direito, tanto que a prefeitura na gestão atual está pagando a d...

Deputado federal quer ser Presidente do PT

http://www.politicareal.com.br/noticia.php?id=22958 17.08.2009, 18:54:24 Sergipe. Deputado federal quer ser Presidente do PT; Ele não aceita o apoio do PSDB ao Governo Déda A Política Real está acompanhando... ( Brasília-DF, 17/08/2009) A Política Real está atenta e teve acesso. O deputado federal Iran Barbosa(PT-SE) anunciou que vai disputar a presidência do Partido dos Trabalhadores, no Sergipe, no Processo de Eleição Direta (PED) do PT, encabeçando a chapa estadual pela sua tendência, a Articulação de Esquerda (AE). A eleição interna tem seu primeiro turno no dia 22 de novembro próximo. Ele é tido como um calo no sapato do governador Marcelo Déda (PT) e sempre que colocou contra ao apoio do PSDB ao atual governo petista no Sergipe. O PSDB sergipano também apóia o governo do PC do B, de Edvaldo Nogueira, em Aracaju. O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira, 17, na sede do PT, em Aracaju, onde o deputado concedeu coletiva à imprensa, acompanha...