Pular para o conteúdo principal

Reforma de escola prejudica ano letivo


Obra que seria entregue entre
          agosto e setembro/2011 poderá
              ser entregue em janeiro de 2012
Enquanto a H&M Projetos e Construções LTDA não adianta o serviço da obra os alunos e professores da escola municipal  Dep. Lourival Baptista hoje convivem num ambiente escolar muito difícil no Anexo da própria unidade de ensino – na ex-escola particular Novo Mundo, situada a Praça da Estação. A unidade escolar foi recentemente comprada pelo município com promessas de se transformar em um centro educacional para o ensino infantil.
Como as promessas ainda estão nos sonhos, a violência no ambiente da escola chegou a uma situação incontrolável, onde alunos já ameaçaram professores com faca, houve indícios de venda de drogas na escola e profissionais não saem mais do trabalho sozinhos com medo das ameaças que vem de dentro e de fora da escola. 
(veja mais fotos no final da matéria)
 04 meses foram o prazo da promessa dada aos professores, funcionários, pais e alunos da escola municipal Dep. Lourival Batista localizada próximo ao cartório municipal, a Câmara de Vereadores e a prefeitura municipal de Boquim. Promessa que seria cumprida em setembro de 2011 a entrega da escola municipal que passa por uma reforma desde o maio do corrente ano.
Os professores estão preocupados com a possibilidade de perder alunos para a rede estadual no ano que vem já que a reforma na Lourival Batista não está adiantada, além da violência na própria escola que teve que solicitar a policia para averiguar alguns atos suspeitos de drogas na unidade.  Durante o recreio devido à superlotação os professores em vão separam o intervalo em dois momentos, porém os corredores apertados não dão nenhuma segurança ou mobilidade do alunado brincar ou merendar sem gerar confusão entre eles.
Recente foi feita uma reunião com os professores e a secretaria de educação para resolver o caso, e o que foi orientado a direção é que se buscasse no Conselho Municipal de Educação de Boquim – CMEB, uma Validação dos Estudos dos alunos antes de terminar o ano letivo. Ou seja, a escola fecharia o ano com pelo menos 187 dias letivos, onde as demais terminarão com 200 dias letivos, tal decisão não foi aceita unanimemente pelos profissionais, pois as atividades desenvolvidas por eles não entrariam na computação dos registros de aulas.
Segundo o corpo docente a secretaria de educação garantiu que a prefeitura já acionou a empresa para agilizar a obra o que resta é apenas rezar para que ela cumpra até janeiro de 2012 a reforma.


A obra que consumirá quase meio milhão de reais está até o dia do fechamento desta matéria com as seguintes condições registradas nas fotos abaixo.











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Professores de Boquim aprovam a proposta de Reajuste do Piso 2019

Na tarde do dia 11 de fevereiro, após o primeiro dia do Encontro Pedagógico os professores de Boquim, fizeram uma Assembleia Extraordinária para avaliarem a proposta do prefeito de Boquim, Eraldo Andrade, sobre o pagamento do reajuste do piso salarial da categoria. Segundo a proposta o prefeito já reajustaria o piso salarial do magistério neste mês de fevereiro seria pago com o retroativo de janeiro de 2019. A prefeitura de Boquim no ano de 2018 aprovou o piso salarial em julho, deixando 6 meses de retroativos. Sobre esse ponto o prefeito aponta na proposta que em junho sentaria com o SINTESE sobre como pagaria o passivo trabalhista. O atual prefeito falou no dia da negociação com o SINTESE (no dia 07 do corrente) que não quer ficar devendo aos professores em sua gestão. Os professores de Boquim tem passivos trabalhistas deixados por outras gestões e estão acionando a justiça e sendo por ela reconhecido o direito, tanto que a prefeitura na gestão atual está pagando a d

Professores de Boquim debatem o PNAIC - Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa

Ontem a partir das 19h30 (05/04/13)na Escola Joaldo Barbosa aconteceu debate público sobre o PNAIC – Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa, com a professora da Universidade Federal de Sergipe, Silvana Bretas. O debate foi promovido pelo SINTESE a pedido dos professores em assembleia e teve como objetivo tirar as dúvidas sobre o programa do governo federal. Foram convidados professores, a sociedade em geral, a prefeitura de Boquim, Sindicato dos Servidores de Boquim, as secretárias de Educação e de Ação Social e suas equipes, Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Educação de Boquim/CMEB, Câmara de Vereadores. Destes estiveram presentes professores, e algumas pessoas representando a sociedade civil, estudantes do EJA, professores alfabetizadores, do ensino fundamental inicial e final e também o diretor da Escola Joaldo Barbosa, atual presidente do CMEB.

Não devem deixar a Estação...

José de Jesus Santos - profº de História imagem internet As manifestações continuam em todo o Brasil, e vão continuar... Provaram que não querem golpe de estado, mas sim resultado de todos os gestores públicos por mais responsabilidade pelos serviços públicos, melhoramento na Educação, Saúde e Segurança, resumo: não querem só comida... Provaram que tem fome de vários “Quês”. A cobertura televisiva imparcialmente – assim arautam, não deixam de usar seus chavões de efeitos de caras e bocas para destacar o vandalismo e os grupos de baderneiros enquanto as manifestações recebem um breve e positivo adjetivo. O fruto dessa ação de cobertura tem os mesmos efeitos das bombas de efeito moral, lançadas para dispersar o sentido dos movimentos. São verdadeiras balas de borracha disparadas nos braços, pernas da natureza do protesto. São sprays de pimenta lançados nos olhos da liberdade de expressão do povo que desperta junto aos que nunca deixaram as ruas para dizer que já não dá mais