![]() |
FOTO/INTERNET |
Na manhã do dia 23/12(sexta-feira) ocorreu na E.M. Dep. Joaldo Barbosa uma plenária sobre a mobilização para a Chamada Pública Escolar em Boquim. Na mobilização será feita uma pré-matrícula das crianças em idade escolar que estão fora da escola bem como para os jovens e adultos a partir dos 15 anos. Essa pré-matrícula garantirá o direito a educação do cidadão boquinense onde os pais ou responsáveis deverão depois ir a escola confirmar a matrícula.
Será a 3ª edição desde que o SINTESE e os professores levantaram e cobraram a necessidade de todo ano fazer a pré-matrícula como forma de garantir a vaga nas escolas do cidadão boquinense com idade escolar e também aqueles que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos no ensino fundamental, abrindo vagas aí para o Ensino de Jovens e Adultos.
A secretária de Educação Simone Moura fez leitura dos dados de matrículas de 2007 a 2011 mostrando as perdas de matrículas ano a ano - lembramos que desde o primeiro mandato do prefeito Pedro Barbosa o município vem perdendo alunos.
Para os representantes do sindicato dos professores essa perda é fruto da falta de uma política educacional que venha garantir não só a inclusão como também a permanência do alunado na escola bem como a implantação de programas que incentivaram os alunos a saírem dos estudos normais para receberem 100 reais no PROJOVEM.
A partir de segunda-feira(26/12) até a quinta-feira(29/12) professores, agentes de saúde, direção escolar e voluntários irão fazer a chamada pública na cidade e nos povoados. O município irá avisar por carros de som e rádio local sobre as comunidades que serão visitadas.
É importante a participação de todos e que a pré-matricula seja feita para que se garanta a criança, adolescente,jovem e adulto o seu direito a educação.
Comentários