Pular para o conteúdo principal

POSSE DOS NOVOS CONSELHEIROS DO FUNDEB EM BOQUIM E O VELHO PROBLEMA...


Na tarde de sexta-feira, dia09/12, foram empossados os novos conselheiros do FUNDEB em Boquim/SE.
POSSE DO CACS/FUNDEB
BOQUIM/SE
Após condução da secretária de educação Simone Moura informando que seria preciso no mesmo dia dar posse e escolher a presidência, já que segundo ela o FNDE exigiu urgência e não podia mais adiar, ainda disse que se não fosse feito a eleição dos presidentes e do secretário naquela tarde o município ficaria sem recursos do FUNDEB.
A afirmativa da secretária foi logo questionada e rebatida pela professora EDILENILDES BORGES, conhecida como professora Edila, eleita em assembleia para representar os professores, que o município não perderia recurso algum se fosse feita a eleição em reunião própria só com os conselheiros.

Mas como a maioria dos representantes está ligada a administração atual claramente o seu pedido foi negado. Apenas as representantes dos alunos votaram a favor da indicação da professora Edila.
Duas chapas foram colocadas para disputa da presidência do conselho: a chapa 01 com os nomes da diretora da escola municipal Maria da Glória – Cleonice, e a secretária da escola Vanda Ribeiro, Joseane Fonseca, ambas indicadas pela administração para ocupar esses cargos. A chapa 02 com a professora Edila e o professor Jonas Vidal. No final da votação (já era esperado devido ao cenário existente) a chapa 01 ganhou por 07 votos a  04.
A relação completa dos nomes e suas representatividades serão colocadas posteriormente mas você pode acompanhar a composição através do site do FNDE.
O velho problema da representatividade que ainda é usada para legitimar as ações administrativas, dificultando de forma direta ou indireta o trabalho independente dos Conselhos de Acompanhamento e Controle Social, como o da Alimentação escolar (CAE) e do Fundeb está presente nos municípios e em Boquim não é diferente.
 Os conselheiros que procuram sempre questionar ou levantar dados dentro da lei são aqueles que não tem contrato direto ou cargo comissionado com a prefeitura e como os últimos são maioria nestes colegiados fica difícil ter um real acompanhamento do uso dos recursos.
O conselho de acompanhamento e controle social do FUNDEB tem como objetivo analisar o uso dos recursos destinados a educação como o PNAT- para o transporte escolar, Salário educação, MDE e Fundeb observando o que diz a legislação atual e a resolução 243/2007 do tribunal de contas de Sergipe. Caso haja dúvidas e irregularidades os conselheiros podem solicitar explicação aos responsáveis e caso não seja solucionado – a depender do caso, o conselho deve comunicar ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas/SE ou Federal sobre o caso.

”O Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb é um colegiado que tem como função principal acompanhar e controlar a distribuição, a transferência e a aplicação dos recursos do Fundo, no âmbito das esferas municipal, estadual e federal. O conselho não é uma unidade administrativa do governo. Assim, sua ação deve ser independente e, ao mesmo tempo, harmônica com os órgãos da administração pública local.
O Poder Executivo deve oferecer ao conselho o necessário apoio material e logístico – disponibilizando, se necessário, local para reuniões, meio de transporte, materiais, equipamentos etc. – de forma a assegurar a realização periódica das reuniões de trabalho, garantindo condições para que o colegiado desempenhe suas atividades e exerça efetivamente suas funções.
(...)
O controle exercido pelos conselhos do Fundeb representa a atuação da sociedade, que pode apontar falhas ou irregularidades eventualmente cometidas, para que as autoridades constituídas, no uso de suas prerrogativas legais, adotem as providências que cada caso venha a exigir.” – fonte do FNDE.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE ENTRE BOQUIM E PEDRINHAS VITIMA JOVEM BOQUINENSE

FOTO ILUSTRATIVA:  FONTE INTERNET       Na noite de ontem ocorreu uma colisão entre duas motos envolvendo dois jovens um de Boquim e outro de Pedrinhas.   Infelizmente ambos faleceram, o jovem boquinense foi o Anderlan Ravison Rosa Almeida, filho da professora Bete, irmã de Rosenice - esposa de Luiz da Decon.       Bete já foi diretora da Escola Vanda Ribeiro - conhecida como antiga LBA.   O outro jovem foi Anderson Oliveira dos Santos, um dos cobradores da Coopertalse, residente próximo a delegacia de Pedrinhas.  Segundo populares o boquinense estava conduzindo uma moto sem farol e tentou aproveitar a iluminação dos faróis de um caminhão de bebidas e ao tentar ultrapassar colidiu com a biz do pedrinhense. Confira no Cinform online mais informações.                   DEIXAMOS NOSSOS PESARES A AMIGOS E FAMILIARES DA PROFESSORA BETE E DA FA...

Professores de Boquim aprovam a proposta de Reajuste do Piso 2019

Na tarde do dia 11 de fevereiro, após o primeiro dia do Encontro Pedagógico os professores de Boquim, fizeram uma Assembleia Extraordinária para avaliarem a proposta do prefeito de Boquim, Eraldo Andrade, sobre o pagamento do reajuste do piso salarial da categoria. Segundo a proposta o prefeito já reajustaria o piso salarial do magistério neste mês de fevereiro seria pago com o retroativo de janeiro de 2019. A prefeitura de Boquim no ano de 2018 aprovou o piso salarial em julho, deixando 6 meses de retroativos. Sobre esse ponto o prefeito aponta na proposta que em junho sentaria com o SINTESE sobre como pagaria o passivo trabalhista. O atual prefeito falou no dia da negociação com o SINTESE (no dia 07 do corrente) que não quer ficar devendo aos professores em sua gestão. Os professores de Boquim tem passivos trabalhistas deixados por outras gestões e estão acionando a justiça e sendo por ela reconhecido o direito, tanto que a prefeitura na gestão atual está pagando a d...

Deputado federal quer ser Presidente do PT

http://www.politicareal.com.br/noticia.php?id=22958 17.08.2009, 18:54:24 Sergipe. Deputado federal quer ser Presidente do PT; Ele não aceita o apoio do PSDB ao Governo Déda A Política Real está acompanhando... ( Brasília-DF, 17/08/2009) A Política Real está atenta e teve acesso. O deputado federal Iran Barbosa(PT-SE) anunciou que vai disputar a presidência do Partido dos Trabalhadores, no Sergipe, no Processo de Eleição Direta (PED) do PT, encabeçando a chapa estadual pela sua tendência, a Articulação de Esquerda (AE). A eleição interna tem seu primeiro turno no dia 22 de novembro próximo. Ele é tido como um calo no sapato do governador Marcelo Déda (PT) e sempre que colocou contra ao apoio do PSDB ao atual governo petista no Sergipe. O PSDB sergipano também apóia o governo do PC do B, de Edvaldo Nogueira, em Aracaju. O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira, 17, na sede do PT, em Aracaju, onde o deputado concedeu coletiva à imprensa, acompanha...