Pular para o conteúdo principal

POSSE DOS NOVOS CONSELHEIROS DO FUNDEB EM BOQUIM E O VELHO PROBLEMA...


Na tarde de sexta-feira, dia09/12, foram empossados os novos conselheiros do FUNDEB em Boquim/SE.
POSSE DO CACS/FUNDEB
BOQUIM/SE
Após condução da secretária de educação Simone Moura informando que seria preciso no mesmo dia dar posse e escolher a presidência, já que segundo ela o FNDE exigiu urgência e não podia mais adiar, ainda disse que se não fosse feito a eleição dos presidentes e do secretário naquela tarde o município ficaria sem recursos do FUNDEB.
A afirmativa da secretária foi logo questionada e rebatida pela professora EDILENILDES BORGES, conhecida como professora Edila, eleita em assembleia para representar os professores, que o município não perderia recurso algum se fosse feita a eleição em reunião própria só com os conselheiros.

Mas como a maioria dos representantes está ligada a administração atual claramente o seu pedido foi negado. Apenas as representantes dos alunos votaram a favor da indicação da professora Edila.
Duas chapas foram colocadas para disputa da presidência do conselho: a chapa 01 com os nomes da diretora da escola municipal Maria da Glória – Cleonice, e a secretária da escola Vanda Ribeiro, Joseane Fonseca, ambas indicadas pela administração para ocupar esses cargos. A chapa 02 com a professora Edila e o professor Jonas Vidal. No final da votação (já era esperado devido ao cenário existente) a chapa 01 ganhou por 07 votos a  04.
A relação completa dos nomes e suas representatividades serão colocadas posteriormente mas você pode acompanhar a composição através do site do FNDE.
O velho problema da representatividade que ainda é usada para legitimar as ações administrativas, dificultando de forma direta ou indireta o trabalho independente dos Conselhos de Acompanhamento e Controle Social, como o da Alimentação escolar (CAE) e do Fundeb está presente nos municípios e em Boquim não é diferente.
 Os conselheiros que procuram sempre questionar ou levantar dados dentro da lei são aqueles que não tem contrato direto ou cargo comissionado com a prefeitura e como os últimos são maioria nestes colegiados fica difícil ter um real acompanhamento do uso dos recursos.
O conselho de acompanhamento e controle social do FUNDEB tem como objetivo analisar o uso dos recursos destinados a educação como o PNAT- para o transporte escolar, Salário educação, MDE e Fundeb observando o que diz a legislação atual e a resolução 243/2007 do tribunal de contas de Sergipe. Caso haja dúvidas e irregularidades os conselheiros podem solicitar explicação aos responsáveis e caso não seja solucionado – a depender do caso, o conselho deve comunicar ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas/SE ou Federal sobre o caso.

”O Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb é um colegiado que tem como função principal acompanhar e controlar a distribuição, a transferência e a aplicação dos recursos do Fundo, no âmbito das esferas municipal, estadual e federal. O conselho não é uma unidade administrativa do governo. Assim, sua ação deve ser independente e, ao mesmo tempo, harmônica com os órgãos da administração pública local.
O Poder Executivo deve oferecer ao conselho o necessário apoio material e logístico – disponibilizando, se necessário, local para reuniões, meio de transporte, materiais, equipamentos etc. – de forma a assegurar a realização periódica das reuniões de trabalho, garantindo condições para que o colegiado desempenhe suas atividades e exerça efetivamente suas funções.
(...)
O controle exercido pelos conselhos do Fundeb representa a atuação da sociedade, que pode apontar falhas ou irregularidades eventualmente cometidas, para que as autoridades constituídas, no uso de suas prerrogativas legais, adotem as providências que cada caso venha a exigir.” – fonte do FNDE.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Professores de Boquim debatem o PNAIC - Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa

Ontem a partir das 19h30 (05/04/13)na Escola Joaldo Barbosa aconteceu debate público sobre o PNAIC – Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa, com a professora da Universidade Federal de Sergipe, Silvana Bretas. O debate foi promovido pelo SINTESE a pedido dos professores em assembleia e teve como objetivo tirar as dúvidas sobre o programa do governo federal. Foram convidados professores, a sociedade em geral, a prefeitura de Boquim, Sindicato dos Servidores de Boquim, as secretárias de Educação e de Ação Social e suas equipes, Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Educação de Boquim/CMEB, Câmara de Vereadores. Destes estiveram presentes professores, e algumas pessoas representando a sociedade civil, estudantes do EJA, professores alfabetizadores, do ensino fundamental inicial e final e também o diretor da Escola Joaldo Barbosa, atual presidente do CMEB.

Professores de Boquim aprovam a proposta de Reajuste do Piso 2019

Na tarde do dia 11 de fevereiro, após o primeiro dia do Encontro Pedagógico os professores de Boquim, fizeram uma Assembleia Extraordinária para avaliarem a proposta do prefeito de Boquim, Eraldo Andrade, sobre o pagamento do reajuste do piso salarial da categoria. Segundo a proposta o prefeito já reajustaria o piso salarial do magistério neste mês de fevereiro seria pago com o retroativo de janeiro de 2019. A prefeitura de Boquim no ano de 2018 aprovou o piso salarial em julho, deixando 6 meses de retroativos. Sobre esse ponto o prefeito aponta na proposta que em junho sentaria com o SINTESE sobre como pagaria o passivo trabalhista. O atual prefeito falou no dia da negociação com o SINTESE (no dia 07 do corrente) que não quer ficar devendo aos professores em sua gestão. Os professores de Boquim tem passivos trabalhistas deixados por outras gestões e estão acionando a justiça e sendo por ela reconhecido o direito, tanto que a prefeitura na gestão atual está pagando a d

Não devem deixar a Estação...

José de Jesus Santos - profº de História imagem internet As manifestações continuam em todo o Brasil, e vão continuar... Provaram que não querem golpe de estado, mas sim resultado de todos os gestores públicos por mais responsabilidade pelos serviços públicos, melhoramento na Educação, Saúde e Segurança, resumo: não querem só comida... Provaram que tem fome de vários “Quês”. A cobertura televisiva imparcialmente – assim arautam, não deixam de usar seus chavões de efeitos de caras e bocas para destacar o vandalismo e os grupos de baderneiros enquanto as manifestações recebem um breve e positivo adjetivo. O fruto dessa ação de cobertura tem os mesmos efeitos das bombas de efeito moral, lançadas para dispersar o sentido dos movimentos. São verdadeiras balas de borracha disparadas nos braços, pernas da natureza do protesto. São sprays de pimenta lançados nos olhos da liberdade de expressão do povo que desperta junto aos que nunca deixaram as ruas para dizer que já não dá mais