Pular para o conteúdo principal

Professores de Boquim foram a Câmara de Vereadores


Professores de Boquim
na Câmara de Vereadores
no 3º dia da Greve Nacional
  Professores de Boquim na manhã do dia 16/03 estiveram na Câmara de Vereadores para falar da dificuldade em ter uma audiência com o prefeito Pedro Barbosa.  O movimento foi no terceiro dia de GREVE NACIONAL em defesa por mais recursos para a educação. O SINTESE teve acesso ao espaço na Câmara e falou dos problemas e da morosidade da administração em agendar uma audiência para tratar de assuntos da carreira do magistério além do reajuste de 22,22% do piso nacional.

 Até o momento o prefeito e seus assessores só informaram verbalmente que se estava fazendo os estudos, onde o sindicato recebeu no final de janeiro um oficio informando que a prefeitura já tinha se antecipado nos estudos. Segundo informações da assessoria de planejamento em intervenção na rádio comunitária do município o prefeito Pedro Barbosa só está esperando a secretária de educação Simone Moura fazer levantamento do que se precisará no almoxarifado para a manutenção e "Se dé" ele reajustará o piso.
  Porém para a manutenção das escolas não é só o FUNDEB que deve ser utilizado mas como também os recursos da Manutenção do          Desenvolvimento do Ensino (MDE) e as próprias escolas já recebem recursos diretamente pelos Programas Dinheiro Direto na Escola(PDDE) ou pelo Programa de Desenvolvimento de Ensino(PDE), o que já ajuda a otmizar os investimentos na educação complementando com o MDE.
   Os recursos de Manutenção do Desenvolvimento do Ensino chegou a uma média anual de 3 milhões de reais nestes últimos anos. Desses recursos não se sabe que investimentos foram feitos, pois nenhuma documentação sobre o recurso é disponibilizada quando solicitada pelo SINTESE, bem como as folhas de pagamento do magistério pelo FUNDEB.
   Também foi colocado as péssimas condições de trabalho em algumas escolas como a Joaldo Barbosa, onde os computadores não são suficientes e estão precisando de concerto, a sala de vídeo não tem ventilação e se transforma numa verdadeira sauna nas aulas com vídeo o que dificulta os trabalhos, além da falta de birôs e carteiras quebradas.
  Os professores foram também cobrar do líder do prefeito na Câmara uma audiência com o prefeito, o vereador Sílvio disse que o prefeito pagaria o reajuste, mas ele teria  que terminar os estudos de impacto. Foi sugerido pelo vereador Duca uma intervenção da Casa para mediar esse impasse já que pelos números apresentados no dia mostravam ter recursos. O mesmo vereador se comprometeu-se em nome da sua bancada que nenhum projeto de lei alterando a carreira que prejudique os professores será aprovado por eles.
   Na próxima semana os professores farão uma nova assembleia para avaliar a greve nacional e deliberar lutas para garantir o reajuste do piso bem como a audiência para tratar de outros pontos da carreira.
Nas ruas da cidade foram espalhadas faixas
sobre a morosidade da prefeitura
  As cidades de Tobias Barreto,Poço Verde e Lagarto por exemplo já aprovaram os reajustes as cidades de Pedrinhas, Riachão,Salgado já tem audiências marcadas com o SINTESE só falta na nossa região o prefeito Pedro Barbosa fazer o mesmo. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Professores de Boquim aprovam a proposta de Reajuste do Piso 2019

Na tarde do dia 11 de fevereiro, após o primeiro dia do Encontro Pedagógico os professores de Boquim, fizeram uma Assembleia Extraordinária para avaliarem a proposta do prefeito de Boquim, Eraldo Andrade, sobre o pagamento do reajuste do piso salarial da categoria. Segundo a proposta o prefeito já reajustaria o piso salarial do magistério neste mês de fevereiro seria pago com o retroativo de janeiro de 2019. A prefeitura de Boquim no ano de 2018 aprovou o piso salarial em julho, deixando 6 meses de retroativos. Sobre esse ponto o prefeito aponta na proposta que em junho sentaria com o SINTESE sobre como pagaria o passivo trabalhista. O atual prefeito falou no dia da negociação com o SINTESE (no dia 07 do corrente) que não quer ficar devendo aos professores em sua gestão. Os professores de Boquim tem passivos trabalhistas deixados por outras gestões e estão acionando a justiça e sendo por ela reconhecido o direito, tanto que a prefeitura na gestão atual está pagando a d...

Deputado federal quer ser Presidente do PT

http://www.politicareal.com.br/noticia.php?id=22958 17.08.2009, 18:54:24 Sergipe. Deputado federal quer ser Presidente do PT; Ele não aceita o apoio do PSDB ao Governo Déda A Política Real está acompanhando... ( Brasília-DF, 17/08/2009) A Política Real está atenta e teve acesso. O deputado federal Iran Barbosa(PT-SE) anunciou que vai disputar a presidência do Partido dos Trabalhadores, no Sergipe, no Processo de Eleição Direta (PED) do PT, encabeçando a chapa estadual pela sua tendência, a Articulação de Esquerda (AE). A eleição interna tem seu primeiro turno no dia 22 de novembro próximo. Ele é tido como um calo no sapato do governador Marcelo Déda (PT) e sempre que colocou contra ao apoio do PSDB ao atual governo petista no Sergipe. O PSDB sergipano também apóia o governo do PC do B, de Edvaldo Nogueira, em Aracaju. O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira, 17, na sede do PT, em Aracaju, onde o deputado concedeu coletiva à imprensa, acompanha...

Professores de Boquim elegem representantes para o Forum Municipal de Educação e cobram respeito

Professores de Boquim elegeram na ultima assembleia representantes para compor o Fórum Municipal de Educação como garante a lei 752 de 2015, que trata do Plano Municipal de Educação. Além do Fórum foram eleitos pela categoria em assembleia mais dois membros para compor o Conselho Municipal de Saúde. Na assembleia também ficou deliberado que a categoria ficar em constante estado de Assembleia Permanente uma vez que o prefeito não acenou proposta de pagamento do retroativo de 2015, que somados com os de 2013 e 2014 já chega a 12 meses de passivo trabalhista que o prefeito Jean Carlos deve em sua administração. Também fora defendido ações de luta contra a ação do município em querer induzir o professor a buscar auxilio doença no INSS. Os professores tem apresentado o laudo médico a prefeitura que insiste em encaminha-los para o INSS mesmo podendo trabalhar na escola. O sindicato através do advogado Hildon Robrigues orientou que nenhum docente fique em casa, continue trabalhando e ...