Pular para o conteúdo principal

NOSSA, NOSSA, ASSIM VOCÊ ME MATA...AI SE EU SOUBESSE...AI, AI, SE EU SOUBESSE.


Na manhã do dia 20 de abril de 2012, os professores da rede municipal de Boquim/Se fizeram vigília na Prefeitura aguardando o resultado da audiência marcada pelo prefeito para as 10h. A tarde a rede estadual está mobilizada em Aracaju fazendo resistência às maldades do governador Marcelo Déda.
Na reunião o prefeito Pedro Barbosa começou falando que recebera uma intimação do Tribunal de Contas para observar o limite prudencial e respeitar a Lei de Responsabilidade Fiscal, alegando os gastos com pessoal estavam no limite e estava preocupado como iria pagar o reajuste. Elson que é profissional contratado só para calcular com os recursos do FUNDEB fez sua apresentação contábil.
No inicio da reunião Pedro Barbosa ainda propôs três soluções para o caso em relação ao pagamento do reajuste do piso:
A – não pagaria o piso e enfrentaria o desgaste da luta com os professores e o SINTESE;
B – pagaria o reajuste em maio, mas com a certeza que haveria alguns meses que pagaria em atraso o salário do professor;
C – pagaria o reajuste apenas ao nível médio.
O professor José lembrou ao prefeito que a LRF tem seus indicadores de como o prefeito poderia ajeitar as contas como, por exemplo, não só reduzir seus comissionados como também acabar com os contratos existentes. Pacheco Jr buscou intervir no pagamento do reajuste para todos e que o retroativo fosse pago, que até fosse parcelado o mesmo, mas Lídia e o próprio prefeito foram enfáticos em que não teriam como pagar o retroativo. Adilson e Allan se posicionaram dizendo que o desejo primeiro da categoria não é ir para o desgaste, palavra que o prefeito a todo  momento repetia, e afirmava está preparado, pois não seria candidato mesmo e encerraria sua carreira política, a vontade dos professores é que seja pago o que é de direito.
Ainda para surpresa de todos a equipe de negociação do prefeito tinha se esquecido de acrescentar um dado nas contas o que fez o prefeito deduzir o pagamento apenas em julho...A comissão de negociação dos professores continuaram insistindo no pagamento do retroativo, na entrega da folha de pagamento para comparar os dados apresentados e que não fosse julho a data de pagamento.
Pacheco ainda lembrou que na implantação do piso e no reajuste dos outros anos as folhas nunca estrangularam, e que se esse ano ocorresse o SINTESE sentaria tranquilamente com o executivo para ver soluções.
Diante do “equivoco” da equipe da prefeitura, que tiveram desde janeiro tempo de fazer os estudos, o prefeito Pedro Barbosa garantiu que terça-feira dia 24/04 pela manhã, colocará por oficio uma posição para o pagamento do reajuste e entregará da folha de abril ao sindicato.
“Se a prefeitura chegou a está próximo do limite da LRF a culpa não é do magistério, pois se em casa as contas entram no vermelho é porque alguém deixou de fazer as contas direito e comprometeu mais do que deveria o seu orçamento, a saída para o problema de uma prefeitura como mesmo orienta a lei é cortar do geral e não da educação apenas.” – disse o professor José em assembleia realizada a tarde no auditório da avenida.  
O magistério boquinense decidiu diante dos acontecimentos fazer nova assembleia no mesmo dia 24/04 a tarde para avaliar a resposta do prefeito Pedro Barbosa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Professores de Boquim aprovam a proposta de Reajuste do Piso 2019

Na tarde do dia 11 de fevereiro, após o primeiro dia do Encontro Pedagógico os professores de Boquim, fizeram uma Assembleia Extraordinária para avaliarem a proposta do prefeito de Boquim, Eraldo Andrade, sobre o pagamento do reajuste do piso salarial da categoria. Segundo a proposta o prefeito já reajustaria o piso salarial do magistério neste mês de fevereiro seria pago com o retroativo de janeiro de 2019. A prefeitura de Boquim no ano de 2018 aprovou o piso salarial em julho, deixando 6 meses de retroativos. Sobre esse ponto o prefeito aponta na proposta que em junho sentaria com o SINTESE sobre como pagaria o passivo trabalhista. O atual prefeito falou no dia da negociação com o SINTESE (no dia 07 do corrente) que não quer ficar devendo aos professores em sua gestão. Os professores de Boquim tem passivos trabalhistas deixados por outras gestões e estão acionando a justiça e sendo por ela reconhecido o direito, tanto que a prefeitura na gestão atual está pagando a d

Professores de Boquim debatem o PNAIC - Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa

Ontem a partir das 19h30 (05/04/13)na Escola Joaldo Barbosa aconteceu debate público sobre o PNAIC – Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa, com a professora da Universidade Federal de Sergipe, Silvana Bretas. O debate foi promovido pelo SINTESE a pedido dos professores em assembleia e teve como objetivo tirar as dúvidas sobre o programa do governo federal. Foram convidados professores, a sociedade em geral, a prefeitura de Boquim, Sindicato dos Servidores de Boquim, as secretárias de Educação e de Ação Social e suas equipes, Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Educação de Boquim/CMEB, Câmara de Vereadores. Destes estiveram presentes professores, e algumas pessoas representando a sociedade civil, estudantes do EJA, professores alfabetizadores, do ensino fundamental inicial e final e também o diretor da Escola Joaldo Barbosa, atual presidente do CMEB.

Não devem deixar a Estação...

José de Jesus Santos - profº de História imagem internet As manifestações continuam em todo o Brasil, e vão continuar... Provaram que não querem golpe de estado, mas sim resultado de todos os gestores públicos por mais responsabilidade pelos serviços públicos, melhoramento na Educação, Saúde e Segurança, resumo: não querem só comida... Provaram que tem fome de vários “Quês”. A cobertura televisiva imparcialmente – assim arautam, não deixam de usar seus chavões de efeitos de caras e bocas para destacar o vandalismo e os grupos de baderneiros enquanto as manifestações recebem um breve e positivo adjetivo. O fruto dessa ação de cobertura tem os mesmos efeitos das bombas de efeito moral, lançadas para dispersar o sentido dos movimentos. São verdadeiras balas de borracha disparadas nos braços, pernas da natureza do protesto. São sprays de pimenta lançados nos olhos da liberdade de expressão do povo que desperta junto aos que nunca deixaram as ruas para dizer que já não dá mais