Pular para o conteúdo principal

Professores de Boquim vão a LUTA!


Na tarde do dia 22(terça-feira), os professores da rede municipal e estadual de Boquim estiveram reunidos para elegerem um representante da rede estadual para ser delegado de base da rede estadual, e para avaliar e deliberar ações de luta para o pagamento do reajuste do piso nacional na rede municipal.

Durante a assembleia os professores foram informados sobre a entrega do oficio do prefeito que responde a rejeição da categoria quanto a sua proposta de pagamento somente em Setembro e sem previsão de retroativo, marcando uma audiência para o dia 29 às 10h da manhã.



Os docentes presentes perceberam que após entrevista dada no último sábado que o prefeito não está disposto a mudar sua proposta, e que a audiência no dia marcado foi uma forma dele tentar não ser denunciado pela categoria em plena micareta. “Mesmo que oficialmente ele não tenha negado, as falas do prefeito e seus assessores e secretariado nos mostram que Pedro Barbosa não está querendo cumprir o reajuste além de querer forçar os professores a abrir mão de seu direito de receber o retroativo. Quanto mais demorar a pagar o reajuste maior será o retroativo.” – refletiram os professores.

Após analisar todas as situações os professores decidiram paralisar as atividades no dia 29/05 com indicativo de greve a depender do resultado da audiência marcada pelo gestor. Na tarde do mesmo dia farão assembleia para avaliar a proposta e deliberar posição sobre o que ocorreu.

E no dia 26/05 – sábado, a partir das 15h na “Praça do Bode”, montarão o bloco de luta no calor da folia da micareta para mostrar a população boquinense e visitantes sobre o que está acontecendo na educação municipal. Outros municípios que estão na mesma luta serão convidados para participar do bloco nas ruas de nossa cidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Professores de Boquim aprovam a proposta de Reajuste do Piso 2019

Na tarde do dia 11 de fevereiro, após o primeiro dia do Encontro Pedagógico os professores de Boquim, fizeram uma Assembleia Extraordinária para avaliarem a proposta do prefeito de Boquim, Eraldo Andrade, sobre o pagamento do reajuste do piso salarial da categoria. Segundo a proposta o prefeito já reajustaria o piso salarial do magistério neste mês de fevereiro seria pago com o retroativo de janeiro de 2019. A prefeitura de Boquim no ano de 2018 aprovou o piso salarial em julho, deixando 6 meses de retroativos. Sobre esse ponto o prefeito aponta na proposta que em junho sentaria com o SINTESE sobre como pagaria o passivo trabalhista. O atual prefeito falou no dia da negociação com o SINTESE (no dia 07 do corrente) que não quer ficar devendo aos professores em sua gestão. Os professores de Boquim tem passivos trabalhistas deixados por outras gestões e estão acionando a justiça e sendo por ela reconhecido o direito, tanto que a prefeitura na gestão atual está pagando a d...

Professores de Boquim elegem representantes para o Forum Municipal de Educação e cobram respeito

Professores de Boquim elegeram na ultima assembleia representantes para compor o Fórum Municipal de Educação como garante a lei 752 de 2015, que trata do Plano Municipal de Educação. Além do Fórum foram eleitos pela categoria em assembleia mais dois membros para compor o Conselho Municipal de Saúde. Na assembleia também ficou deliberado que a categoria ficar em constante estado de Assembleia Permanente uma vez que o prefeito não acenou proposta de pagamento do retroativo de 2015, que somados com os de 2013 e 2014 já chega a 12 meses de passivo trabalhista que o prefeito Jean Carlos deve em sua administração. Também fora defendido ações de luta contra a ação do município em querer induzir o professor a buscar auxilio doença no INSS. Os professores tem apresentado o laudo médico a prefeitura que insiste em encaminha-los para o INSS mesmo podendo trabalhar na escola. O sindicato através do advogado Hildon Robrigues orientou que nenhum docente fique em casa, continue trabalhando e ...

“Próximo ano não chove não, é ano de eleição!”

Na sessão dessa sexta-feira, 21, na Câmara municipal de Boquim esteve presente o Capitão Silveira para esclarecer aos edis e os cidadãos presentes no plenário sobre o Policiamento Extensivo na cidade além de rápido balanço dos últimos 90 dias no município. Além de da explicação sobre as dificuldades e de como a policia é dividida, deu algumas ideias como o Fórum de Segurança a ser realizado nas associações comunitárias com objetivo de aproximar o policial da comunidade e vice-versa, da necessidade de campanhas que fomentem a cultura do registro dos boletins de ocorrência, e da educação no transito.   Reforçou que o caminho de todas as cidades brasileiras é que a criação, formação e qualificação da guarda municipal para que ela venha atuar na segurança do município. “Se o transito continuar desorganizado em Boquim, o bandido vai gostar da cidade.”- disse o capitão que reforça a necessidade da organização do transito, bem como na regulamentação da lei que obriga os ciclomo...