terça-feira, 12 de junho de 2012

Foi enterrado o governo de Déda


Centenas de professores "sepultam Governo Déda"

Categoria decidiu encerrar a greve e continuar luta pelo Piso fonte e texto: portal infonet

Ângela Melo fala no ´'velório' sobre continuidade da luta (Fotos: Portal Infonet)
O clima foi de tensão na manhã desta terça-feira, 12, durante a assembleia dos professores da rede estadual de ensino no Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, local em que foi realizado o ‘velório do Governo Déda’. Após várias discussões que passaram pelas ameaças de corte de ponte dos grevistas e pela multa diária no valor de R$ 20 mil devido ao descumprimento à decisão judicial, a maioria da categoria decidiu pelo fim da greve que completa 58 dias.
A presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Educação (Sintese), Ângela Melo destacou a luta dos professores. “Sei que esse é o momento do sacrifício e de uma coisa eu tenho certeza, seja qual for o resultado da assembleia, ficaremos felizes por termos uma categoria como a nossa, que respeita aos chamados do sindicato. Vamos continuar lutando, vamos continuar colando adesivos nos carros cobrando o pagamento do Piso e realizando atos, vigílias na Assembleia Legislativa. Nós temos que fazer do Governo Déda um inferno”, enfatiza Ângela Melo.

Deputada Ana Lúcia disse que a luta vai continuar na Assembleia Legislativa
O microfone foi aberto e vários professores se inscreveram para falar antes da votação. Uns defenderam a desobediência à Justiça [que decidiu pela ilegalidade] e outros afirmaram temer o corte no ponto, nos salários, enfim, as possíveis conseqüências.
“Nós reclamávamos do Governo João Alves por ter cortado o ponto. Ele cortou o ponto dos professores, mas não cortou a carreira. A gente fica recebendo críticas por ter votado em Déda, mas eu digo aqui que a gente colocou e a gente enterra”, afirma o professor Rafael.
De acordo com o professor Iran Barbosa, o momento não é de banalisar e nem de desqualificar a greve, mas de colocar os pés no chão. “Estamos em um cenário muito difícil e precisamos saber as conseqüências de suspender ou de continuar a greve. Nós somos lutadores, não somos suicidas e tem uma coisa que nos dá tranqüilidade é saber que o que a categoria decidir aqui, a diretoria do Sintese vai dar encaminhamento. Mas precisamos saber quais as táticas, os instrumentos que vamos estar utilizando para fortalecer a luta”, resslata Iran Barbosa.
Na plateia, uma 'viúva do Governo' acompanhava as discussões
A professora Ana Lúcia informou que a luta vai continuar na Assembleia Legislativa. "Amanhã teremos uma reunião com a presidente da Assembleia, Angélica Guimarães para discutir a situação dos professores e vamos solicitar que todos os 24 deputados estaduais fiquem do nosso lado nessa luta", diz.
Cortejo
Após a decisão da categoria em acabar com a greve e continuar a luta em prol de bandeiras como o reajuste do Piso Salarial para todos os professores, para toda a carreira, em defesa da escola pública, gratuita e de qualidade, os professores saíram em cortejo pelas ruas do Centro comercial, levando um caixão com um boneco simbolizando o governador Marcelo Déda, várias coroas e as mulheres usando véus pretos.
Cortejo pelas ruas do Centro
Catatumba foi montada na porta do Palácio Museu Olímpio Campos e ...
...
... o deputado capitão Samuel também se despede do Governo
O ato foi encerrado na Praça Fausto Cardoso, em frente ao Palácio Museu Olímpio Campos, onde foram colocadas tendas protegendo uma catatumba montada para o sepultamento. Várias pessoas que passaram pela praça pararam para saber do que se tratava.
Por Aldaci de Souza

Nenhum comentário:

Sobre o que já postamos

BOQUIM SERGIPE piso professores GREVE prefeito sintese luta Brasil PISO SALARIAL vereadores Déda Jean câmara Aracaju Lagarto Pedrinhas STF 2012 2014 Alencar Amigos BLOCO CARREIRA DEPUTADOS LAGOA VERMELHA MP PNE PRE-CAJU Tribunal de Contas chile ditadura enterro escolas governo magistério mec micareta prefeitura prova 12 de junho 141anos 150 dias 1567 2010 2016 ADI AZAR Abelardo Romero Dantas Alô Associação BANDA LARGA BODE Bahia CAE CANDIDATO CLT CNBB Carmem Miranda Ciarlos Conae Copa do mundo Creches DIA DO BEIJO ESTADUAL EUA Edivaldo Educação Estado Estância FESTA FIFA HINO IBGE INTERNET Iluminação Interior José José Comblin LAN HOUSE Lula MARCELO DEDA MDE MICARETA 2012 México Natal OAB Obama PAREDÕES PRAÇA RCB RESISTÊNCIA SE SEXTA FEIRA 13 TV Tabaroinha Taxa UFS Zé Carioca acidente adefib ai se eu soubesse aliança angra 1 angra 2 aniversário anos arcaju argentina.brasil assembleia. assim você me mata atomicas atrasado aulas bardosa batismos campanha censura cidadania cidade concursado contratados copertalse cravo dança das cadeiras dem denúncia dia dos namorados direitos edil energia escravos esquerda estudantes expressão fhs floro frei betto fundação hospitalar de saúde globo golpe militar hegemonia humanos iran japão jovem jovens joão junho kw/h lei liberdade libertação livro líder manifestações merenda merendeira micareta 2011 morte médicos mídia nacional notas novela nucleares oposição pacientes padre pascoa pedro barbosa polícia militar política prefeitos presidente pt páscoa quaresma reforma republica riachão rojões santana sbt secretaria segurança pública sindipema smecelt tabela tarifas teologia da libertação trânsito universitários usinas verdade vereador vice violencia voto