Pular para o conteúdo principal

REDE ESTADUAL VAI PARAR NO DIA 18 DE SETEMBRO

Na luta pelo reajuste do piso: professores paralisam dia 18


Autor e fonte// sintese

virada_pelo_piso
virada_pelo_piso
No dia 18 de setembro os professores da rede estadual vão paralisar as aulas e estarão nas ruas na luta pelo reajuste de 22,22% para todos os níveis da carreira. O dia de luta começa com assembleia da categoria às 9h no Instituto Histórico e Geográfico. Logo depois os educadores vão ocupar as galerias da Assembleia Legislativa e também a Praça Fausto Cardoso.
“Nossa luta pela unicidade da carreira e pelo reajuste de 22,22% para todos como diz a lei ainda continua. Não queremos a aprovação do projeto que está na Assembleia Legislativa, pois ele acaba de uma vez com a carreira do professor que foi conquistada numa luta de várias décadas”, aponta Ângela Maria de Melo, presidenta do SINTESE.
Durante a assembleia realizada na manhã desta quinta, 06, no Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, Ângela ressaltou a importância da participação dos educadores no Grito dos Excluídos que acontecerá ao final do desfile cívico de 7 de setembro. A concentração será a partir das 9h na Praça Olímpio Campos (praça da Catedral Metropolitana).
Além de Aracaju, acontecerão atos públicos após o desfile cívico em Estância, Maruim, Carira e Neópolis.
Virada pela Manutenção da Carreira
assembleia_6_9_12
assembleia_6_9_12
No dia 18 os professores pretendem realizar o “Virada pela Manutenção da Carreira” que nos moldes do evento Virada Cultural vai trazer para a Praça Fausto Cardoso (em frente a Assembleia Legislativa), debates, exibição de filmes e shows culturais que só terminarão 24 horas depois (já no dia 19). “Nosso objetivo é unificar ainda mais a categoria e trazer para a sociedade nossa luta pelo reajuste igualitário e também por uma educação pública de qualidade social para os filhos e filhas dos trabalhadores”, disse Ubaldina Fonseca Santana Moreira, diretora do Departamento de Base Estadual.
Brasília
Foram passadas informações sobre a Marcha Nacional pela Educação Pública (que aconteceu no dia 05 em Brasília) e a participação de Sergipe que contou com dois ônibus no evento. A maior parte dos participantes foi de professoras aposentadas. “Elas mostraram que o fato de não estarem mais em sala de aula não significa que estão fora da luta por uma educação pública de qualidade”, disse.
Durante a ida a Brasília (para participar da marcha e da reunião do Conselho Nacional de Entidades da CNTE), Ângela contou também que junto com o presidente da CUT/SE – Rubens Marques visitou os líderes dos partidos na Câmara dos Deputados e fez a entrega da pauta da CUT Nacional e também conversaram sobre o projeto de lei que tramita na Câmara para mudar a forma de reajuste do piso.
Mais uma ADIN contra o piso
Ao mesmo tempo em que as entidades defensoras da Educação Pública conseguiram a derrubada do recurso postergatório que emperrava a votação do Plano Nacional de Educação (agora ele vai direto para o Senado) e se realizava a Marcha Nacional pela Educação Pública, os professores foram surpreendidos com a notícia publicada no Diário Oficial de que os governadores do Rio Grande do Sul, Roraima, Mato Grosso do Sul, Piauí e Santa Catarina deram em uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) nº 4.848 contra o art. 5º da Lei 11.738, que trata do reajuste anual do piso nacional do magistério.
Em nota publicada Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação - CNTE “lamenta, profundamente, a atitude leviana dos governadores que abdicam do debate democrático em torno da valorização dos profissionais da educação, para continuar a tumultuar o processo de implementação integral do piso no país, além de tentar rebaixar os objetivos da Lei Federal”.
Para CNTE nova ação dos governadores, além de afrontar a luta dos trabalhadores e da sociedade por uma educação pública de qualidade e com profissionais valorizados, despreza a importância do debate cooperativo entre os entes federados para cumprir as exigências do piso, e por isso a mesma merece o nosso repúdio.
Ação contra a lei 213/2011
A viagem a Brasília também teve como objetivo acertar os últimos detalhes para que o SINTESE (através da CNTE) também impetre até a próxima semana com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) contra o governo do Estado de Sergipe com relação a lei 213/2011 no Supremo Tribunal Federal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Professores de Boquim aprovam a proposta de Reajuste do Piso 2019

Na tarde do dia 11 de fevereiro, após o primeiro dia do Encontro Pedagógico os professores de Boquim, fizeram uma Assembleia Extraordinária para avaliarem a proposta do prefeito de Boquim, Eraldo Andrade, sobre o pagamento do reajuste do piso salarial da categoria. Segundo a proposta o prefeito já reajustaria o piso salarial do magistério neste mês de fevereiro seria pago com o retroativo de janeiro de 2019. A prefeitura de Boquim no ano de 2018 aprovou o piso salarial em julho, deixando 6 meses de retroativos. Sobre esse ponto o prefeito aponta na proposta que em junho sentaria com o SINTESE sobre como pagaria o passivo trabalhista. O atual prefeito falou no dia da negociação com o SINTESE (no dia 07 do corrente) que não quer ficar devendo aos professores em sua gestão. Os professores de Boquim tem passivos trabalhistas deixados por outras gestões e estão acionando a justiça e sendo por ela reconhecido o direito, tanto que a prefeitura na gestão atual está pagando a d

Professores de Boquim debatem o PNAIC - Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa

Ontem a partir das 19h30 (05/04/13)na Escola Joaldo Barbosa aconteceu debate público sobre o PNAIC – Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa, com a professora da Universidade Federal de Sergipe, Silvana Bretas. O debate foi promovido pelo SINTESE a pedido dos professores em assembleia e teve como objetivo tirar as dúvidas sobre o programa do governo federal. Foram convidados professores, a sociedade em geral, a prefeitura de Boquim, Sindicato dos Servidores de Boquim, as secretárias de Educação e de Ação Social e suas equipes, Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Educação de Boquim/CMEB, Câmara de Vereadores. Destes estiveram presentes professores, e algumas pessoas representando a sociedade civil, estudantes do EJA, professores alfabetizadores, do ensino fundamental inicial e final e também o diretor da Escola Joaldo Barbosa, atual presidente do CMEB.

Não devem deixar a Estação...

José de Jesus Santos - profº de História imagem internet As manifestações continuam em todo o Brasil, e vão continuar... Provaram que não querem golpe de estado, mas sim resultado de todos os gestores públicos por mais responsabilidade pelos serviços públicos, melhoramento na Educação, Saúde e Segurança, resumo: não querem só comida... Provaram que tem fome de vários “Quês”. A cobertura televisiva imparcialmente – assim arautam, não deixam de usar seus chavões de efeitos de caras e bocas para destacar o vandalismo e os grupos de baderneiros enquanto as manifestações recebem um breve e positivo adjetivo. O fruto dessa ação de cobertura tem os mesmos efeitos das bombas de efeito moral, lançadas para dispersar o sentido dos movimentos. São verdadeiras balas de borracha disparadas nos braços, pernas da natureza do protesto. São sprays de pimenta lançados nos olhos da liberdade de expressão do povo que desperta junto aos que nunca deixaram as ruas para dizer que já não dá mais