Pular para o conteúdo principal

Tribunal Regional Eleitoral e as cassações em Sergipe

fonte e texto: g1.globo.com
 
foto/ nationalnoticias.blogspot.com
TRE não descarta novas eleições em Sergipe
 
Alguns municípios sergipanos podem ter novas eleições para substituir o ultimo pleito realizado no mês de outubro. A afirmação é do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe que espera a tramitação de alguns processos de cassações para decidir sobre os casos.

Apesar da justiça já ter se manifestado pela cassação de alguns prefeitos eleitos na eleição de outubro como, por exemplo, no município de Porto da Folha, Ribeirópolis e Boquim. O Tribunal Regional Eleitoral ainda não sabe em quantos municípios a eleição majoritária pode ser anulada.

“ Nós ainda estamos aguardando as informações que deverão vir das zonas eleitorais. Como foi uma eleição municipal essas ações correm lá nos municípios e só posteriormente em grau de recurso é que elas são encaminhadas aqui para o Tribunal” explicou o direto do TRE, Tadeu Nascimento.
 
No caso dos prefeitos eleitos nos munícipios de Porto da Folha e Ribeirópolis a informação do TRE é quem mesmo com a decisão dos juízes, os eleitos entraram com um mandado de segurança e conseguiram liminar autorizando a diplomação.
Diante as ações já impetradas em primeira instancia o TRE não descarta a possibilidade da realização de novas eleições em alguns municípios sergipanos, o que vai depender da tramitação do processo. “ Se a decisão final for pela cassação e o cidadão tiver tido mais de 50% dos votos nesse caso ocorre uma nova eleição . Se não houver tido mais de 50% dos votos então assume aquele que teria sido o segundo colocado”, diz o diretor do TRE.
Por enquanto, de acordo com o Tribunal nas ações movidas as acusações são: por abuso de poder econômico, uso da maquina administrativa em favor dos candidatos e compra de votos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Professores de Boquim aprovam a proposta de Reajuste do Piso 2019

Na tarde do dia 11 de fevereiro, após o primeiro dia do Encontro Pedagógico os professores de Boquim, fizeram uma Assembleia Extraordinária para avaliarem a proposta do prefeito de Boquim, Eraldo Andrade, sobre o pagamento do reajuste do piso salarial da categoria. Segundo a proposta o prefeito já reajustaria o piso salarial do magistério neste mês de fevereiro seria pago com o retroativo de janeiro de 2019. A prefeitura de Boquim no ano de 2018 aprovou o piso salarial em julho, deixando 6 meses de retroativos. Sobre esse ponto o prefeito aponta na proposta que em junho sentaria com o SINTESE sobre como pagaria o passivo trabalhista. O atual prefeito falou no dia da negociação com o SINTESE (no dia 07 do corrente) que não quer ficar devendo aos professores em sua gestão. Os professores de Boquim tem passivos trabalhistas deixados por outras gestões e estão acionando a justiça e sendo por ela reconhecido o direito, tanto que a prefeitura na gestão atual está pagando a d...

Professores de Boquim elegem representantes para o Forum Municipal de Educação e cobram respeito

Professores de Boquim elegeram na ultima assembleia representantes para compor o Fórum Municipal de Educação como garante a lei 752 de 2015, que trata do Plano Municipal de Educação. Além do Fórum foram eleitos pela categoria em assembleia mais dois membros para compor o Conselho Municipal de Saúde. Na assembleia também ficou deliberado que a categoria ficar em constante estado de Assembleia Permanente uma vez que o prefeito não acenou proposta de pagamento do retroativo de 2015, que somados com os de 2013 e 2014 já chega a 12 meses de passivo trabalhista que o prefeito Jean Carlos deve em sua administração. Também fora defendido ações de luta contra a ação do município em querer induzir o professor a buscar auxilio doença no INSS. Os professores tem apresentado o laudo médico a prefeitura que insiste em encaminha-los para o INSS mesmo podendo trabalhar na escola. O sindicato através do advogado Hildon Robrigues orientou que nenhum docente fique em casa, continue trabalhando e ...

“Próximo ano não chove não, é ano de eleição!”

Na sessão dessa sexta-feira, 21, na Câmara municipal de Boquim esteve presente o Capitão Silveira para esclarecer aos edis e os cidadãos presentes no plenário sobre o Policiamento Extensivo na cidade além de rápido balanço dos últimos 90 dias no município. Além de da explicação sobre as dificuldades e de como a policia é dividida, deu algumas ideias como o Fórum de Segurança a ser realizado nas associações comunitárias com objetivo de aproximar o policial da comunidade e vice-versa, da necessidade de campanhas que fomentem a cultura do registro dos boletins de ocorrência, e da educação no transito.   Reforçou que o caminho de todas as cidades brasileiras é que a criação, formação e qualificação da guarda municipal para que ela venha atuar na segurança do município. “Se o transito continuar desorganizado em Boquim, o bandido vai gostar da cidade.”- disse o capitão que reforça a necessidade da organização do transito, bem como na regulamentação da lei que obriga os ciclomo...