Pular para o conteúdo principal

REPRESENTANTES DO SINTESE DEBATEM SOBRE EDUCAÇÃO COM O PREFEITO DE BOQUIM

Os representantes do SINTESE em Boquim tiveram uma audiência com o atual prefeito da cidade, Jean Carlos, sobre temas referentes à educação municipal como a Chamada Pública, Carreira do Magistério, reformas nas escolas, Gestão Democrática e Formação Continuada.

Pacheco Junior apresentou e deixou modelo do projeto político e pedagógico elaborado pelo SINTESE, A Escola Popular e Democrática, no último congresso com os professores de todos os municípios sergipanos  das redes públicas municipais e estadual. Mostrou que o mesmo foi revisado e  aprimorado e que no dia 30 de janeiro, será lançado para todo o Estado.

Mostrou ainda as produções pedagógicas e de luta por uma educação de qualidade no estado, como o filme Carregadoras de Sonhos, e a Revista Paulo Freire, que poderiam ser explorados nas reuniões e formações para os professores e demais profissionais de educação.

Sobre o filme reforçou que o mesmo está sendo usado pelas universidades brasileiras como material pedagógico na formação dos professores, além de ser solicitado até pela Alemanha como ferramenta de formação da classe. A  revista também está sendo referencia de leitura nos bancos acadêmicos e seus textos poderiam ser utilizados na política de formação no projeto A Escola Popular e Democrática que vem como sugestão para a rede municipal.

O gestor municipal informou que não chamou todos os concursados ainda para ocupar as vagas, pois ainda está vendo as reais necessidades e os recursos. Garantiu que no seu mandato manterá diálogo com o sindicato e transparência para com os recursos da educação.

O delegado de Base municipal, o professor Adilson Ribeiro que o município precisa realizar não só a chamada pública, como reorganizar a rede, passar as concessões e permutas pela Comissão de Gestão da Carreira do Magistério, reformar ainda escolas.  Adilson deixou com o prefeito oficio solicitando documentações para analise.

O prefeito informou que irá a Brasília para o encontro de prefeitos com a presidenta Dilma. O professor Pacheco Júnior lembrou a Jean Carlos que ele deve ir buscar mais recursos para a educação e não faça igual a muitos que vão para lá destruir o piso salarial.

O professor Jonas Vidal lembrou que falta visibilidade das ações das escolas municipais bem como seu quadro de profissional por causa da falta de divulgação da própria prefeitura e da secretaria como forma de atrair mais alunos para a escola. “Os mesmos que estão na rede municipal estão na estadual e até na rede privada, por que não divulgar nos meios de comunicação como a RCB os avanços das escolas, alunos e profissionais como forma uma das formas de valorizar e atrair estudantes para a rede pública municipal”. –  enfatiza o delegado sindical municipal.

Jonas ainda como representante do CAE (Conselho da Alimentação Escolar) informou  que teve dificuldades de obter e analisar documentações no conselho e espera que o novo prefeito não siga os passos do seu antecessor, que seja realmente transparente.

As professoras Riva e Edila também fizeram suas colocações sobre as questões pedagógicas. O professor Jackson também reforçou o debate e indagou ao prefeito se o mesmo já tinha feito os estudos para o pagamento do reajuste do Piso Salarial.

O prefeito respondeu e fez colocações sobre a Gestão Democrática, onde mostrou interesse de começar em uma escola como piloto para depois ampliar, sobre a formação continuada deixou para um debate mais aprofundado. Quanto ao piso ele mostrou alguns dados e sugeriu uma segunda audiência a tarde em fevereiro.

O professor José avisou a todos que o SINTESE já enviou oficio ao promotor do município solicitando uma audiência com a secretaria de educação, conselho tutelar e outros seguimentos para realizar a Chama Pública no município.

 Ainda foi requerido ao prefeito antes da audiência de fevereiro as folhas de pagamento do MDE, sua receita e despesa, e as folhas de pagamento do FUNDEB de janeiro de 2013, para o sindicato também analisar com transparência os recursos aplicados.

 

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE ENTRE BOQUIM E PEDRINHAS VITIMA JOVEM BOQUINENSE

FOTO ILUSTRATIVA:  FONTE INTERNET       Na noite de ontem ocorreu uma colisão entre duas motos envolvendo dois jovens um de Boquim e outro de Pedrinhas.   Infelizmente ambos faleceram, o jovem boquinense foi o Anderlan Ravison Rosa Almeida, filho da professora Bete, irmã de Rosenice - esposa de Luiz da Decon.       Bete já foi diretora da Escola Vanda Ribeiro - conhecida como antiga LBA.   O outro jovem foi Anderson Oliveira dos Santos, um dos cobradores da Coopertalse, residente próximo a delegacia de Pedrinhas.  Segundo populares o boquinense estava conduzindo uma moto sem farol e tentou aproveitar a iluminação dos faróis de um caminhão de bebidas e ao tentar ultrapassar colidiu com a biz do pedrinhense. Confira no Cinform online mais informações.                   DEIXAMOS NOSSOS PESARES A AMIGOS E FAMILIARES DA PROFESSORA BETE E DA FA...

Professores de Boquim aprovam a proposta de Reajuste do Piso 2019

Na tarde do dia 11 de fevereiro, após o primeiro dia do Encontro Pedagógico os professores de Boquim, fizeram uma Assembleia Extraordinária para avaliarem a proposta do prefeito de Boquim, Eraldo Andrade, sobre o pagamento do reajuste do piso salarial da categoria. Segundo a proposta o prefeito já reajustaria o piso salarial do magistério neste mês de fevereiro seria pago com o retroativo de janeiro de 2019. A prefeitura de Boquim no ano de 2018 aprovou o piso salarial em julho, deixando 6 meses de retroativos. Sobre esse ponto o prefeito aponta na proposta que em junho sentaria com o SINTESE sobre como pagaria o passivo trabalhista. O atual prefeito falou no dia da negociação com o SINTESE (no dia 07 do corrente) que não quer ficar devendo aos professores em sua gestão. Os professores de Boquim tem passivos trabalhistas deixados por outras gestões e estão acionando a justiça e sendo por ela reconhecido o direito, tanto que a prefeitura na gestão atual está pagando a d...

Deputado federal quer ser Presidente do PT

http://www.politicareal.com.br/noticia.php?id=22958 17.08.2009, 18:54:24 Sergipe. Deputado federal quer ser Presidente do PT; Ele não aceita o apoio do PSDB ao Governo Déda A Política Real está acompanhando... ( Brasília-DF, 17/08/2009) A Política Real está atenta e teve acesso. O deputado federal Iran Barbosa(PT-SE) anunciou que vai disputar a presidência do Partido dos Trabalhadores, no Sergipe, no Processo de Eleição Direta (PED) do PT, encabeçando a chapa estadual pela sua tendência, a Articulação de Esquerda (AE). A eleição interna tem seu primeiro turno no dia 22 de novembro próximo. Ele é tido como um calo no sapato do governador Marcelo Déda (PT) e sempre que colocou contra ao apoio do PSDB ao atual governo petista no Sergipe. O PSDB sergipano também apóia o governo do PC do B, de Edvaldo Nogueira, em Aracaju. O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira, 17, na sede do PT, em Aracaju, onde o deputado concedeu coletiva à imprensa, acompanha...