sábado, 26 de janeiro de 2013

REPRESENTANTES DO SINTESE DEBATEM SOBRE EDUCAÇÃO COM O PREFEITO DE BOQUIM

Os representantes do SINTESE em Boquim tiveram uma audiência com o atual prefeito da cidade, Jean Carlos, sobre temas referentes à educação municipal como a Chamada Pública, Carreira do Magistério, reformas nas escolas, Gestão Democrática e Formação Continuada.

Pacheco Junior apresentou e deixou modelo do projeto político e pedagógico elaborado pelo SINTESE, A Escola Popular e Democrática, no último congresso com os professores de todos os municípios sergipanos  das redes públicas municipais e estadual. Mostrou que o mesmo foi revisado e  aprimorado e que no dia 30 de janeiro, será lançado para todo o Estado.

Mostrou ainda as produções pedagógicas e de luta por uma educação de qualidade no estado, como o filme Carregadoras de Sonhos, e a Revista Paulo Freire, que poderiam ser explorados nas reuniões e formações para os professores e demais profissionais de educação.

Sobre o filme reforçou que o mesmo está sendo usado pelas universidades brasileiras como material pedagógico na formação dos professores, além de ser solicitado até pela Alemanha como ferramenta de formação da classe. A  revista também está sendo referencia de leitura nos bancos acadêmicos e seus textos poderiam ser utilizados na política de formação no projeto A Escola Popular e Democrática que vem como sugestão para a rede municipal.

O gestor municipal informou que não chamou todos os concursados ainda para ocupar as vagas, pois ainda está vendo as reais necessidades e os recursos. Garantiu que no seu mandato manterá diálogo com o sindicato e transparência para com os recursos da educação.

O delegado de Base municipal, o professor Adilson Ribeiro que o município precisa realizar não só a chamada pública, como reorganizar a rede, passar as concessões e permutas pela Comissão de Gestão da Carreira do Magistério, reformar ainda escolas.  Adilson deixou com o prefeito oficio solicitando documentações para analise.

O prefeito informou que irá a Brasília para o encontro de prefeitos com a presidenta Dilma. O professor Pacheco Júnior lembrou a Jean Carlos que ele deve ir buscar mais recursos para a educação e não faça igual a muitos que vão para lá destruir o piso salarial.

O professor Jonas Vidal lembrou que falta visibilidade das ações das escolas municipais bem como seu quadro de profissional por causa da falta de divulgação da própria prefeitura e da secretaria como forma de atrair mais alunos para a escola. “Os mesmos que estão na rede municipal estão na estadual e até na rede privada, por que não divulgar nos meios de comunicação como a RCB os avanços das escolas, alunos e profissionais como forma uma das formas de valorizar e atrair estudantes para a rede pública municipal”. –  enfatiza o delegado sindical municipal.

Jonas ainda como representante do CAE (Conselho da Alimentação Escolar) informou  que teve dificuldades de obter e analisar documentações no conselho e espera que o novo prefeito não siga os passos do seu antecessor, que seja realmente transparente.

As professoras Riva e Edila também fizeram suas colocações sobre as questões pedagógicas. O professor Jackson também reforçou o debate e indagou ao prefeito se o mesmo já tinha feito os estudos para o pagamento do reajuste do Piso Salarial.

O prefeito respondeu e fez colocações sobre a Gestão Democrática, onde mostrou interesse de começar em uma escola como piloto para depois ampliar, sobre a formação continuada deixou para um debate mais aprofundado. Quanto ao piso ele mostrou alguns dados e sugeriu uma segunda audiência a tarde em fevereiro.

O professor José avisou a todos que o SINTESE já enviou oficio ao promotor do município solicitando uma audiência com a secretaria de educação, conselho tutelar e outros seguimentos para realizar a Chama Pública no município.

 Ainda foi requerido ao prefeito antes da audiência de fevereiro as folhas de pagamento do MDE, sua receita e despesa, e as folhas de pagamento do FUNDEB de janeiro de 2013, para o sindicato também analisar com transparência os recursos aplicados.

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Sobre o que já postamos

BOQUIM SERGIPE piso professores GREVE prefeito sintese luta Brasil PISO SALARIAL vereadores Déda Jean câmara Aracaju Lagarto Pedrinhas STF 2012 2014 Alencar Amigos BLOCO CARREIRA DEPUTADOS LAGOA VERMELHA MP PNE PRE-CAJU Tribunal de Contas chile ditadura enterro escolas governo magistério mec micareta prefeitura prova 12 de junho 141anos 150 dias 1567 2010 2016 ADI AZAR Abelardo Romero Dantas Alô Associação BANDA LARGA BODE Bahia CAE CANDIDATO CLT CNBB Carmem Miranda Ciarlos Conae Copa do mundo Creches DIA DO BEIJO ESTADUAL EUA Edivaldo Educação Estado Estância FESTA FIFA HINO IBGE INTERNET Iluminação Interior José José Comblin LAN HOUSE Lula MARCELO DEDA MDE MICARETA 2012 México Natal OAB Obama PAREDÕES PRAÇA RCB RESISTÊNCIA SE SEXTA FEIRA 13 TV Tabaroinha Taxa UFS Zé Carioca acidente adefib ai se eu soubesse aliança angra 1 angra 2 aniversário anos arcaju argentina.brasil assembleia. assim você me mata atomicas atrasado aulas bardosa batismos campanha censura cidadania cidade concursado contratados copertalse cravo dança das cadeiras dem denúncia dia dos namorados direitos edil energia escravos esquerda estudantes expressão fhs floro frei betto fundação hospitalar de saúde globo golpe militar hegemonia humanos iran japão jovem jovens joão junho kw/h lei liberdade libertação livro líder manifestações merenda merendeira micareta 2011 morte médicos mídia nacional notas novela nucleares oposição pacientes padre pascoa pedro barbosa polícia militar política prefeitos presidente pt páscoa quaresma reforma republica riachão rojões santana sbt secretaria segurança pública sindipema smecelt tabela tarifas teologia da libertação trânsito universitários usinas verdade vereador vice violencia voto