Pular para o conteúdo principal

REPRESENTANTES DO SINTESE DEBATEM SOBRE EDUCAÇÃO COM O PREFEITO DE BOQUIM

Os representantes do SINTESE em Boquim tiveram uma audiência com o atual prefeito da cidade, Jean Carlos, sobre temas referentes à educação municipal como a Chamada Pública, Carreira do Magistério, reformas nas escolas, Gestão Democrática e Formação Continuada.

Pacheco Junior apresentou e deixou modelo do projeto político e pedagógico elaborado pelo SINTESE, A Escola Popular e Democrática, no último congresso com os professores de todos os municípios sergipanos  das redes públicas municipais e estadual. Mostrou que o mesmo foi revisado e  aprimorado e que no dia 30 de janeiro, será lançado para todo o Estado.

Mostrou ainda as produções pedagógicas e de luta por uma educação de qualidade no estado, como o filme Carregadoras de Sonhos, e a Revista Paulo Freire, que poderiam ser explorados nas reuniões e formações para os professores e demais profissionais de educação.

Sobre o filme reforçou que o mesmo está sendo usado pelas universidades brasileiras como material pedagógico na formação dos professores, além de ser solicitado até pela Alemanha como ferramenta de formação da classe. A  revista também está sendo referencia de leitura nos bancos acadêmicos e seus textos poderiam ser utilizados na política de formação no projeto A Escola Popular e Democrática que vem como sugestão para a rede municipal.

O gestor municipal informou que não chamou todos os concursados ainda para ocupar as vagas, pois ainda está vendo as reais necessidades e os recursos. Garantiu que no seu mandato manterá diálogo com o sindicato e transparência para com os recursos da educação.

O delegado de Base municipal, o professor Adilson Ribeiro que o município precisa realizar não só a chamada pública, como reorganizar a rede, passar as concessões e permutas pela Comissão de Gestão da Carreira do Magistério, reformar ainda escolas.  Adilson deixou com o prefeito oficio solicitando documentações para analise.

O prefeito informou que irá a Brasília para o encontro de prefeitos com a presidenta Dilma. O professor Pacheco Júnior lembrou a Jean Carlos que ele deve ir buscar mais recursos para a educação e não faça igual a muitos que vão para lá destruir o piso salarial.

O professor Jonas Vidal lembrou que falta visibilidade das ações das escolas municipais bem como seu quadro de profissional por causa da falta de divulgação da própria prefeitura e da secretaria como forma de atrair mais alunos para a escola. “Os mesmos que estão na rede municipal estão na estadual e até na rede privada, por que não divulgar nos meios de comunicação como a RCB os avanços das escolas, alunos e profissionais como forma uma das formas de valorizar e atrair estudantes para a rede pública municipal”. –  enfatiza o delegado sindical municipal.

Jonas ainda como representante do CAE (Conselho da Alimentação Escolar) informou  que teve dificuldades de obter e analisar documentações no conselho e espera que o novo prefeito não siga os passos do seu antecessor, que seja realmente transparente.

As professoras Riva e Edila também fizeram suas colocações sobre as questões pedagógicas. O professor Jackson também reforçou o debate e indagou ao prefeito se o mesmo já tinha feito os estudos para o pagamento do reajuste do Piso Salarial.

O prefeito respondeu e fez colocações sobre a Gestão Democrática, onde mostrou interesse de começar em uma escola como piloto para depois ampliar, sobre a formação continuada deixou para um debate mais aprofundado. Quanto ao piso ele mostrou alguns dados e sugeriu uma segunda audiência a tarde em fevereiro.

O professor José avisou a todos que o SINTESE já enviou oficio ao promotor do município solicitando uma audiência com a secretaria de educação, conselho tutelar e outros seguimentos para realizar a Chama Pública no município.

 Ainda foi requerido ao prefeito antes da audiência de fevereiro as folhas de pagamento do MDE, sua receita e despesa, e as folhas de pagamento do FUNDEB de janeiro de 2013, para o sindicato também analisar com transparência os recursos aplicados.

 

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Professores de Boquim aprovam a proposta de Reajuste do Piso 2019

Na tarde do dia 11 de fevereiro, após o primeiro dia do Encontro Pedagógico os professores de Boquim, fizeram uma Assembleia Extraordinária para avaliarem a proposta do prefeito de Boquim, Eraldo Andrade, sobre o pagamento do reajuste do piso salarial da categoria. Segundo a proposta o prefeito já reajustaria o piso salarial do magistério neste mês de fevereiro seria pago com o retroativo de janeiro de 2019. A prefeitura de Boquim no ano de 2018 aprovou o piso salarial em julho, deixando 6 meses de retroativos. Sobre esse ponto o prefeito aponta na proposta que em junho sentaria com o SINTESE sobre como pagaria o passivo trabalhista. O atual prefeito falou no dia da negociação com o SINTESE (no dia 07 do corrente) que não quer ficar devendo aos professores em sua gestão. Os professores de Boquim tem passivos trabalhistas deixados por outras gestões e estão acionando a justiça e sendo por ela reconhecido o direito, tanto que a prefeitura na gestão atual está pagando a d

Professores de Boquim debatem o PNAIC - Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa

Ontem a partir das 19h30 (05/04/13)na Escola Joaldo Barbosa aconteceu debate público sobre o PNAIC – Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa, com a professora da Universidade Federal de Sergipe, Silvana Bretas. O debate foi promovido pelo SINTESE a pedido dos professores em assembleia e teve como objetivo tirar as dúvidas sobre o programa do governo federal. Foram convidados professores, a sociedade em geral, a prefeitura de Boquim, Sindicato dos Servidores de Boquim, as secretárias de Educação e de Ação Social e suas equipes, Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Educação de Boquim/CMEB, Câmara de Vereadores. Destes estiveram presentes professores, e algumas pessoas representando a sociedade civil, estudantes do EJA, professores alfabetizadores, do ensino fundamental inicial e final e também o diretor da Escola Joaldo Barbosa, atual presidente do CMEB.

Não devem deixar a Estação...

José de Jesus Santos - profº de História imagem internet As manifestações continuam em todo o Brasil, e vão continuar... Provaram que não querem golpe de estado, mas sim resultado de todos os gestores públicos por mais responsabilidade pelos serviços públicos, melhoramento na Educação, Saúde e Segurança, resumo: não querem só comida... Provaram que tem fome de vários “Quês”. A cobertura televisiva imparcialmente – assim arautam, não deixam de usar seus chavões de efeitos de caras e bocas para destacar o vandalismo e os grupos de baderneiros enquanto as manifestações recebem um breve e positivo adjetivo. O fruto dessa ação de cobertura tem os mesmos efeitos das bombas de efeito moral, lançadas para dispersar o sentido dos movimentos. São verdadeiras balas de borracha disparadas nos braços, pernas da natureza do protesto. São sprays de pimenta lançados nos olhos da liberdade de expressão do povo que desperta junto aos que nunca deixaram as ruas para dizer que já não dá mais