quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

SINTESE lança projeto para a educação pública

SINTESE lança projeto para a educação pública dia 30

fonte: sintese
AUTOR
 // Caroline Santos
No próximo dia 30, quarta-feira, às 19h na Sociedade Semear o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica da Rede Oficial do Estado de Sergipe – SINTESE faz o lançamento do projeto “Escola Democrática e Popular: A Educaçao que Queremos”.
No atual cenário nacional em que os gestores, na falta de vontade de construir políticas públicas estruturantes, percorrem o caminho mais fácil que é da a compra de pacotes instrucionais e de gestão para construir uma educação “de qualidade” superficial e se tornar mais atrativo no cenário internacional, o SINTESE sai na frente e numa construção coletiva e amplamente debatida entre os educadores apresenta “A Escola Democrática e Popular: A Educação que Queremos”.
O projeto é fruto das lutas e discussões dos professores nos últimos 20 anos e que foram sistematizadas no ano de 2012 através da criação de um grupo de trabalho formado por educadores da base e por membros da direção executiva e coordenação da sub-sedes do SINTESE. A coordenação do grupo ficou à cargo do professor doutor André Martins da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Para ele, o projeto não deve ser só dos trabalhadores e trabalhadoras em educação. Ele precisa ser disputado na sociedade em nome de todos os demais trabalhadores como forma de instituir um novo modelo de educação que tenha como horizonte a emancipação humana e a perspectiva de avanço para toda a classe trabalhadora.
“Esse anteprojeto tem uma clara perspectiva, de construir o novo desafiando o velho. O SINTESE se coloca diante de uma tarefa histórica, construir uma educação de novo tipo. E essa é uma tarefa que só pode ser realizada por educadores e educadoras corajosos, que carregam sonhos, que possuem força para lutar e ousam desafiar os poderosos. E se o SINTESE não realizar neste momento este projeto, nenhum outro sindicato de educação deste país o fará”, sentenciou André Martins.
O projeto foi elaborado a partir de quatro eixos: Formação Humana, Trabalho Docente, Gestão Democrática e Políticas Estruturantes.
“Em 2012 aprofundamos nossas discussões sobre o que queremos para a educação. O projeto é o resultado de um amplo debate teórico, político e ideológico sobre a educação pública que os professores querem para Sergipe e quiçá para o Brasil”, aponta a presidenta do SINTESE, Ângela Maria de Melo.
Desde a elaboração do anteprojeto no grupo de trabalho, o projeto já passou por discussões entre os professores nos pré-congressos e no XIV Congresso Estadual dos Trabalhadores em Educação, onde foi aprovado por unanimidade pelos quase 2 mil delegados presentes.
Além do lançamento que acontece dia 30, o sindicato também irá fazer no dia 19 de fevereiro um seminário para os gestores (prefeitos e secretários de educação). “Nosso objetivo é que todos os gestores conheçam o projeto e possam usá-lo como referencial na construção de políticas públicas para a educação” apontou Ângela.
O projeto também será apresentado nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro para pesquisadores da Educação durante o IV Seminário de Educação Brasileira. O evento é promovido pelo Centro de Estudos Educação & Sociedade da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Grupos de estudos nos municípios estão sendo criados para estudarem o projeto de forma mais específica e além de usarem o texto base do projeto também será instrumento de estudo uma cartilha que está sendo preparada pelo Núcleo Piratininga de Comunicação.

Nenhum comentário:

Sobre o que já postamos

BOQUIM SERGIPE piso professores GREVE prefeito sintese luta Brasil PISO SALARIAL vereadores Déda Jean câmara Aracaju Lagarto Pedrinhas STF 2012 2014 Alencar Amigos BLOCO CARREIRA DEPUTADOS LAGOA VERMELHA MP PNE PRE-CAJU Tribunal de Contas chile ditadura enterro escolas governo magistério mec micareta prefeitura prova 12 de junho 141anos 150 dias 1567 2010 2016 ADI AZAR Abelardo Romero Dantas Alô Associação BANDA LARGA BODE Bahia CAE CANDIDATO CLT CNBB Carmem Miranda Ciarlos Conae Copa do mundo Creches DIA DO BEIJO ESTADUAL EUA Edivaldo Educação Estado Estância FESTA FIFA HINO IBGE INTERNET Iluminação Interior José José Comblin LAN HOUSE Lula MARCELO DEDA MDE MICARETA 2012 México Natal OAB Obama PAREDÕES PRAÇA RCB RESISTÊNCIA SE SEXTA FEIRA 13 TV Tabaroinha Taxa UFS Zé Carioca acidente adefib ai se eu soubesse aliança angra 1 angra 2 aniversário anos arcaju argentina.brasil assembleia. assim você me mata atomicas atrasado aulas bardosa batismos campanha censura cidadania cidade concursado contratados copertalse cravo dança das cadeiras dem denúncia dia dos namorados direitos edil energia escravos esquerda estudantes expressão fhs floro frei betto fundação hospitalar de saúde globo golpe militar hegemonia humanos iran japão jovem jovens joão junho kw/h lei liberdade libertação livro líder manifestações merenda merendeira micareta 2011 morte médicos mídia nacional notas novela nucleares oposição pacientes padre pascoa pedro barbosa polícia militar política prefeitos presidente pt páscoa quaresma reforma republica riachão rojões santana sbt secretaria segurança pública sindipema smecelt tabela tarifas teologia da libertação trânsito universitários usinas verdade vereador vice violencia voto