Pular para o conteúdo principal

EDILA É A NOVA PRESIDENTE DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE EM BOQUIM



FOTO INTERNET

Na primeira semana de fevereiro de 2013, foi eleita como presidente do Conselho Municipal de Saúde, a professora Edilenildes Borges. A conselheira é representante dos professores da rede municipal de Boquim, eleita em assembleia da categoria.
Atualmente a professora também faz parte de outros conselhos na sociedade como  o Conselho Municipal de Educação. A eleição ocorreu no dia 06, onde Edila, como é conhecida na cidade obteve 5 votos e concorreu com Dilma Ávila (com 03 votos) e com Silvana (com 01 voto).
A atual presidente indicou e coordenou enquanto conselheira a Comissão de Revisão do Regimento Interno do Conselho de Saúde. Segundo a mesma seus trabalhos em frente ao conselho serão somados a atuação conjunta de todos os Membros do colegiado em favor de um atendimento de qualidade social a saúde dos boquinenses.
Você conhece o conselho de Saúde de sua cidade?
Conheça um pouco mais sobre esse órgão que pode ajudar a melhorar a saúde dos munícipes boquinenses:

*O Conselho Municipal Saúde, criado pela Lei nº 273, de 08.09.91, é órgão colegiado de natureza deliberativa e tem como objetivo:
·         Assessorar o Poder Executivo Municipal na formulação das políticas de saúde do Município, mais especificamente, definir as prioridades de saúde, estabelecer diretrizes, atuar na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde.
 O Conselho compõe-se de 13 membros, distribuídos entre prestadores de serviços e usuários. Entre os primeiros, tem-se:
                                    I.            Um representante da Secretaria Municipal de Saúde;
                                 II.            Um representante do Instituto de Previdência do Estado de Sergipe;
                              III.            Um representante da Câmara Municipal;
                              IV.            Um representante da EMDAGRO;
                                 V.            Um representante da Secretaria de Educação do Município;
                              VI.            Um representante prestador de serviço filantrópico;
                           VII.            Um representante de nível superior;
                        VIII.            Um representante de nível médio.

Entre os usuários, tem-se:
                                    i.            Sindicato dos trabalhadores rurais;
                                ii.            Um representante religioso;
                             iii.            Sindicato dos professores SINTESE;
                             iv.            Associação dos citricultores de Sergipe;
                                v.            Maçonaria.


Os membros do Conselho terão mandato de 4 anos, que pode ser renovado. A infra-estrutura necessária para o funcionamento do CMS deve ser fornecida pela Secretaria Municipal de Saúde.

*(texto adaptado; grifo nosso/fonte: site da prefeitura de Boquim/SE)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Professores de Boquim elegem representantes para o Forum Municipal de Educação e cobram respeito

Professores de Boquim elegeram na ultima assembleia representantes para compor o Fórum Municipal de Educação como garante a lei 752 de 2015, que trata do Plano Municipal de Educação. Além do Fórum foram eleitos pela categoria em assembleia mais dois membros para compor o Conselho Municipal de Saúde. Na assembleia também ficou deliberado que a categoria ficar em constante estado de Assembleia Permanente uma vez que o prefeito não acenou proposta de pagamento do retroativo de 2015, que somados com os de 2013 e 2014 já chega a 12 meses de passivo trabalhista que o prefeito Jean Carlos deve em sua administração. Também fora defendido ações de luta contra a ação do município em querer induzir o professor a buscar auxilio doença no INSS. Os professores tem apresentado o laudo médico a prefeitura que insiste em encaminha-los para o INSS mesmo podendo trabalhar na escola. O sindicato através do advogado Hildon Robrigues orientou que nenhum docente fique em casa, continue trabalhando e ...

Professores de Boquim aprovam a proposta de Reajuste do Piso 2019

Na tarde do dia 11 de fevereiro, após o primeiro dia do Encontro Pedagógico os professores de Boquim, fizeram uma Assembleia Extraordinária para avaliarem a proposta do prefeito de Boquim, Eraldo Andrade, sobre o pagamento do reajuste do piso salarial da categoria. Segundo a proposta o prefeito já reajustaria o piso salarial do magistério neste mês de fevereiro seria pago com o retroativo de janeiro de 2019. A prefeitura de Boquim no ano de 2018 aprovou o piso salarial em julho, deixando 6 meses de retroativos. Sobre esse ponto o prefeito aponta na proposta que em junho sentaria com o SINTESE sobre como pagaria o passivo trabalhista. O atual prefeito falou no dia da negociação com o SINTESE (no dia 07 do corrente) que não quer ficar devendo aos professores em sua gestão. Os professores de Boquim tem passivos trabalhistas deixados por outras gestões e estão acionando a justiça e sendo por ela reconhecido o direito, tanto que a prefeitura na gestão atual está pagando a d...

“Próximo ano não chove não, é ano de eleição!”

Na sessão dessa sexta-feira, 21, na Câmara municipal de Boquim esteve presente o Capitão Silveira para esclarecer aos edis e os cidadãos presentes no plenário sobre o Policiamento Extensivo na cidade além de rápido balanço dos últimos 90 dias no município. Além de da explicação sobre as dificuldades e de como a policia é dividida, deu algumas ideias como o Fórum de Segurança a ser realizado nas associações comunitárias com objetivo de aproximar o policial da comunidade e vice-versa, da necessidade de campanhas que fomentem a cultura do registro dos boletins de ocorrência, e da educação no transito.   Reforçou que o caminho de todas as cidades brasileiras é que a criação, formação e qualificação da guarda municipal para que ela venha atuar na segurança do município. “Se o transito continuar desorganizado em Boquim, o bandido vai gostar da cidade.”- disse o capitão que reforça a necessidade da organização do transito, bem como na regulamentação da lei que obriga os ciclomo...